Gerência - Qualidade e Testes
A importância de uma boa documentação
por Bruno Henrique Zulzke / Qualidade e Testes - 21/05/2010Artigo sobre a importância de se ter um software bem documentado.
Leia tudoA Qualidade das Empresas de TI
por Bruno Henrique Zulzke / Qualidade e Testes - 19/05/2010Artigo comentando sobre o nível de seriedade e profissionalismo que algumas empresas levam no mercado de TI.
Leia tudoIntrodução a Refatoração
por Ivan Assis Leal / Qualidade e Testes - 11/03/2010Refatoração em código de software significa tornar o código mais compreensível e bem estruturado alternando o seu design interno de modo a facilitar o desenvolvimento em equipe e a manutenção , e ai estão os grandes ganhos em refatorar o código.
Leia tudoIntrodução ao Teste de Software
por Carla Almeida / Qualidade e Testes - 04/02/2010Este artigo pretende dar um breve descritivo sobre a atividade de testar softwares, faz uma abordagem das dimensões do teste (Como, o Que e Quando testar), o ciclo de vida, papéis e responsabilidades de uma equipe de testes, o processo de testes como o planejamento e controle, e por fim mostra a definição de uma Fábrica de Testes de Software.
Leia tudoAdministrando o código fonte usando Visual Studio Team System
por Ramon Durães / Metodologias e Processos - 16/11/2009As empresas reclamam com freqüência da real dependência que elas possuem das pessoas que realizaram a implementação do software, o que por muitas vezes vem a prejudicar ambas as partes. A empresa fica atrelada a uma pessoa específica para fazer a manutenção e o próprio profissional fica impedido de desempenhar uma nova função por causa dessas pendências de manutenção no código antigo.
Leia tudoIntroduzindo Conceitos de Testes Comportamentais
por Fabio Camara / Qualidade e Testes - 09/11/2009Testes comportamentais (como são chamados os testes de software que valorizam a participação do usuário no processo) tem como razão reverter a idéia subentendida de que testes servem para encontrar falhas, o que comprometeria a imagem dos desenvolvedores.
Leia tudoTeste de Comunicabilidade
por Ezequiel C. Blasco / Qualidade e Testes - 21/09/2009Podemos dizer que, dentro de um ambiente de testes de usabilidade, se o usuário se perder dentro da interface e não souber que rumo tomar adiante, ou mesmo se ele não conseguir interpretar os itens de interface do aplicativo, estamos diante de uma quebra de comunicabilidade.
Leia tudoAcessibilidade - Uma Boa Idéia
por Ezequiel C. Blasco / Qualidade e Testes - 21/09/2009Hoje em dia está muito em voga a luta pela acessibilidade, que é descrita como "Não só o direito de acessar a rede de informações, mas também o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos."
Leia tudoABC da Usabilidade – Testes Empíricos com Usuários (Fase 1 – Preparação)
por Ezequiel C. Blasco / Qualidade e Testes - 09/07/2009Fazer um teste empírico com o usuário consiste em observar e monitorar a sua interação com o sistema, em um ambiente parcialmente controlado (um laboratório, preferencialmente), através da execução de uma bateria de atividades.
Leia tudoABC da Usabilidade: Análise Heurística
por Ezequiel C. Blasco / Qualidade e Testes - 23/06/2009A análise heurística consiste, basicamente, em submeter a interface de um determinado aplicativo à avaliação de alguns especialistas em usabilidade, conforme um conjunto previamente determinado de “bons princípios de usabilidade”.
Leia tudo