Infra - Exchange Server
Utilizando a mobilidade do Exchange Server 2003 e publicando no ISA Server 2004
Neste artigo iremos abordar um conjunto de recursos que diferencia ainda mais o Exchange Server de seus concorrentes: a Mobilidade.
por Anderson PatricioNeste artigo iremos abordar um conjunto de recursos que diferencia ainda mais o Exchange Server de seus concorrentes: a Mobilidade. O Exchange vêm com duas formas de acesso para dispositivos móveis o Outlook Mobile Access e o ActiveSync.
Vamos ver para que serve cada uma das funcionalidades de mobilidade do Exchange Server 2003 e como fazer esta publicação utilizando o ISA Server 2004 que gerencia de forma segura e eficiente a publicação para a internet destas funcionalidades.
Configurando o Outlook Mobile Access (OMA)
O OMA não possui configurações adicionais para serem definidas, apenas definimos se é habilitado ou não, a forma de acesso a este recurso é http://servidor/oma, para efeitos de teste pode ser feito até de uma estação.
-
Abrir o Exchange System Manager
-
Expandir Global Settings
-
Clicar com o botão direito em Mobile Services e pedir Properties
-
Marcar Enable Outlook Mobile Access para ativarmos o OMA e podemos marcar também Enable unsupported devices para permitir que dispositivos não suportados possam acessar o OMA
Habilitando
o OMA no Exchange Server
Funcionalidades encontradas no OMA:
-
Acessar o Exchange Server 2003 através de um mini-browser
-
Suporte para navegadores que utilizam HTML, XHTML, WAP 2.x, CHTML (utilizado no Japão);
-
Têm acesso à caixa de entrada, calendário, contatos e tarefas;
-
Pode pesquisar na GAL (Global Address List);
Em que ambiente podemos utilizar:
-
Acesso ao e-mails através de celular
-
Acesso aos e-mails através de um pocketPC
Configurando o ActiveSync
Para habilitarmos o ActiveSync devemos efetuar os seguintes passos:
-
Abrir o Exchange System Manager
-
Expandir Global Settings
-
Clicar com o botão direito em Mobile Services e pedir Properties
-
Marcar Enable user initiated synchronization
Habilitando
o ActiveSync no Exchange System Manager
Algumas funcionalidades que podem ser habilitadas no ActiveSync:
-
Enable up-to-date notifications via SMTP and Text Messaging: é uma funcionalidade disponível somente para aparelhos Pocket PC Phone Edition ou Smartphones que estiverem rodando Windows Mobile 2003 ou superior. Quando um novo e-mail é recebido no mailbox do usuário uma mensagem de notificação é enviada para o dispositivo do usuário, então o dispositivo faz uma sincronização e fica atualizado.
-
Enable Direct Push over HTTP(s): É uma evolução do up-to-date, e pode ser considerado o up-to-date versão 2, não tem a sincronização baseada em mensagens SMS e pode ser utilizado mundialmente. Para que o Direct Push funcione de acordo é necessário Windows Mobile 5.0 com Messaging & Security Feature Pack implementado, mas este feature Pack é distribuído pelo fabricante do dispositivo.
-
Device Security Settings. Nesta janela podemos aplicar políticas aos dispositivos móveis, as políticas existentes são: tamanho mínimo de senha, requerer números e letras, tempo inativo em minutos, apagar o dispositivo depois de N tentativas, atualizar as configurações no dispositivo em horas e permitir acesso para dispositivos que não suportam configurações de senhas.
Juntamente com as políticas ainda podemos definir exceções em nível de usuário que não devem receber a política especificada acima.
Definindo a
segurança nos dispositivos. Ps.: Disponível a partir do Exchange 2003 SP2
Publicando a Mobilidade no ISA Server 2004
Depois de sabermos como habilitar as funcionalidades de mobilidade no Exchange, devemos ir até o ISA Server para efetuar o último passo: a publicação, o ISA Server já vem com um assistente para auxiliar neste processo. Vamos mostrar um cenário fictício para esta publicação.
O cenário é bastante simples, um servidor ISA com 2 IPs (Externo: 172.16.171.200 e Interno: 192.168.100.1) e um servidor Exchange com o IP 192.168.100.5 e o seu default gateway apontado para o servidor do ISA (192.168.100.1).
Bom agora que já temos o cenário vamos ao procedimento, vamos colocar somente as telas relevantes para configurar a Mobilidade, seguem os passos:
-
Abrir o ISA Server Management
-
Expandir <Servidor>
-
Ir em Firewall Policy
-
Clicar em New
-
Clicar em Mail Server Publishing Rule...
-
Na nova janela que se abre devemos colocar o nome da regra e clicar em Next
-
Select Access Type. Devemos escolher Web client access: Outlook Web Access (OWA), Outlook Mobile Access, Exchange Server ActiveSync e depois clicar em Next
-
Select Services. Devemos selecionar os checkboxes Outlook Mobile Access e Exchange ActiveSync e clicar em Next.
O checkbox Enable high bit characters used by non-English character sets é referente a caracteres não utilizados normalmente (DBCS ou Latin 1) serão bloqueados caso não esteja habilitado este checkbox.
-
Bridging Mode. Devemos optar pelo esquema de segurança da publicação SSL somente externamente ou internamente também ou ainda sem SSL.
-
Specify the Web Mail Server. Devemos definir a máquina interna que possui o OWA, OMA e ActiveSync.
-
Public Name Details. Escolher o Listener adequado.
-
E na última tela clicar em Finish para finalizar o assistente.
Conclusão
O Exchange permite que as funcionalidades de mobilidade sejam habilitadas de forma rápida e fácil. Neste artigo mostramos como trabalhar com estes recursos de mobilidade em um ambiente com Exchange Server 2003 e ISA Server 2004, vale lembrar que é muito importante ter todas as atualizações dos softwares citados neste artigo e muitas funcionalidades mostradas neste artigo são vistas com o Service Pack 2 do Exchange.
Referências:
http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/exchange/2003/sp2mobility.mspx
http://www.microsoft.com/windowsmobile/business/5/default.mspx
http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/exchange/2003/mobility_sp2.mspx
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS