Infra - Commerce Server

Fundamentos dos Servidores Corporativos .NET

Os Servidores Corporativos .NET oferecem os principais recursos comerciais para os aplicativos específicos e gerais. Mas onde se enquadram na visão do .NET?

por Rockford Lhotka



Não é fácil entender nem definir o Microsoft .NET, mas apresento a seguir uma estrutura que pode ajudá-lo. O .NET pode ser visto de três maneiras: como um ambiente de programação ou uma plataforma que substitui o COM, como um conjunto de servidores back-office que oferecem suporte à plataforma e como uma visão de arquitetura estendida que suplanta o Windows DNA. Esses elementos podem ajudá-lo a entender sobre a que se refere o .NET e onde a Microsoft quer chegar com ele. Nesta coluna, serão explorados os Servidores Corporativos .NET.

O .NET é orientado por uma visão estendida e de longo prazo do software como serviço. Essa visão descreve como o software deve ser projetado, desenvolvido e distribuído. É uma combinação de tecnologias e padrões Web, tecnologias inteligentes de cliente e de cliente/servidor tradicionais, todas interligadas ao XML. A visão do .NET apresenta um mundo onde as informações pessoais e corporativas encontram-se disponíveis a qualquer momento, de qualquer lugar, num formato aberto e seguro.

O .NET Framework da Microsoft – a plataforma de programação – inclui o runtime .NET, o .NET SDK e o Visual Studio .NET. Esse novo e poderoso ambiente de programação substitui o COM e o Distributed COM (DCOM), levando consigo os conceitos e os princípios de projeto que tornaram o COM tão poderoso.

Por fim, o .NET incorpora os Servidores Corporativos .NET, incluindo o Application Center 2000, o Commerce Server 2000, o Host Integration Server 2000, o Internet Security and Acceleration Server, o Mobile Information Server, o SharePoint Portal Server, o BizTalk Server 2000, o SQL Server 2000 e o Exchange Server 2000. Esses servidores oferecem suporte ao .NET Framework, oferecendo eficientes serviços de back-office, através dos quais você pode criar e executar seus aplicativos .NET. Esses servidores fazem igualmente parte do mundo preexistente do Windows, do COM e do Windows Distributed interNet Applications (DNA) (veja a Figura 1).

O Windows 2000 e os Servidores Corporativos .NET fornecem a base para a criação de aplicativos Microsoft .NET e Windows DNA. Esses servidores suportam o .NET Framework, oferecendo serviços para a criação e a execução de seus aplicativos .NET. Eles vivem no mundo do Windows, do COM e do Windows Distributed interNet Applications (DNA).

Os Servidores Formam a Base.

Figura 1: Os Servidores Formam a Base.

Antes do .NET, havia o Windows DNA, a arquitetura da Microsoft que guiou o desenvolvimento do Windows nos últimos anos. Se você criou aplicativos usando Active Server Pages (ASP), COM, DCOM, Microsoft Transaction Server (MTS) ou COM+, já trabalhou com o Windows DNA.

Os Servidores Corporativos .NET são totalmente integrados com o mundo Windows e COM, e proporcionam um desempenho e capacidades aprimoradas aos aplicativos e arquiteturas preexistentes do Windows DNA. Ao mesmo tempo, os Servidores Corporativos .NET são compatíveis com XML, fornecendo também um conjunto abrangente de serviços que serão utilizados na criação de aplicativos no novo .NET Framework.

Você percorrerá todos os Servidores Corporativos .NET para ver o papel que cada um desempenha na infra-estrutura e na arquitetura dos aplicativos, mas antes precisará entender o papel do Windows 2000, o sistema operacional em que são executados todos esses servidores de back-office.

O Windows 2000 Alimenta Servidores

O Windows 2000 é a geração que se segue ao Windows NT. Você pode adquirir as versões do Windows 2000 para desktop – o Windows 2000 Professional – e diversas versões para servidores. O servidor básico é o Windows 2000 Server, que pode ser usado como servidor de arquivo e impressão, servidor Web e servidor de aplicativos COM+, e pode executar qualquer dos Servidores Corporativos .NET. Se o seu ambiente requer servidores maiores, avalie o Windows 2000 Advanced Server. Essa versão oferece suporte a máquinas com oito CPUs e até 8 GB de RAM.

Pode ser que você prefira o Windows 2000 Datacenter Server, que oferece suporte a até 32 CPUs em uma única máquina. Ela é a única versão do Windows 2000 comparável aos ambientes Unix como o Solaris ou o HP/UX.

Tanto o Solaris como o HP/UX são sistemas operacionais “abertos” executados em hardware proprietário. Historicamente, esse status lhes deu uma vantagem no quesito estabilidade, pois os fornecedores de sistemas operacionais não precisam se preocupar com a memória RAM, com placas de vídeo ou outras estranhas peças de hardware. O Windows 2000, por outro lado, é um sistema operacional proprietário executado em hardware “aberto”; isso significa que a Microsoft precisa oferecer suporte a máquinas que incorporam combinações praticamente aleatórias de placas-mãe, memória e periféricos. Essa exigência existe até mesmo no caso de máquinas adquiridas através de fornecedores de boa reputação, pois é freqüente a substituição de diferentes marcas de peças internas pelos fornecedores.

O Windows 2000 Datacenter Server tem licença para executar somente em configurações de hardware conhecidas e testadas. Isso nivela o campo, quando esse sistema é comparado com sistemas como o Solaris e o HP/UX, pois todos eles são executados em configurações de hardware conhecidas.

O Windows 2000 fornece uma base confiável, escalável e gerenciável para a execução dos Servidores Corporativos .NET. Quando você for arquitetar um ambiente ou aplicativo .NET, também precisará saber o papel desempenhado por cada servidor.

O Application Center 2000 é projetado para tornar gerenciáveis as Web Farms do servidor e os clusters do servidor de aplicativos COM+. A Microsoft há muito defende o modelo em escala (scale-out model), que significa que, toda vez que seu aplicativo precisar aceitar mais usuários, bastará adicionar outra máquina à Web Farm ou ao cluster do servidor de aplicativos. À primeira vista, esse modelo é uma maneira econômica de incluir potência de processamento de forma gradual nos seus aplicativos, mas isso pode acarretar custos não aparentes. O esforço de gerenciamento e distribuição aumenta à medida que se parte de um servidor para uma dúzia ou até mesmo 100 deles. Enfim, o custo do gerenciamento precisa compensar o benefício da escalabilidade.

O Application Center 2000 é um conjunto de ferramentas que ajudam no gerenciamento da Web Farm e do cluster do servidor de aplicativos COM+. Essas ferramentas fornecem capacidades de distribuição que simplificam a distribuição de um aplicativo ou das atualizações do aplicativo em todos os seus servidores e o gerenciamento para auxiliar na configuração, monitoração e no controle dos servidores.

Crie Soluções de Comércio Eletrônico

Você pode criar rapidamente soluções de comércio eletrônico usando o framework e o conjunto de ferramentas do Commerce Server 2000. Esse framework inclui tabelas SQL Server e componentes COM que você pode utilizar ao criar aplicativos que ofereçam serviços de autenticação, autorização, personalização, busca, gerenciamento de carrinhos de compras, perfil de usuário, gerenciamento de produtos, marketing e processamento de transações. O Commerce Server 2000 também possui um conjunto de modelos de páginas Web que você pode ersonalizar à medida que criar seu aplicativo.

As ferramentas e tecnologias Host Integration Server 2000 possibilitam a integração dos seus aplicativos .NET com os dados, aplicativos e sistemas de minicomputador e mainframes. As tecnologias incluem os controles ActiveX que agem como terminais 3270 ou 5250, componentes que permitem aos seus aplicativos .NET a utilização de arquivos e impressoras do host e a sincronização automática de senhas entre o Windows e o host.

O Internet Security and Acceleration (ISA) Server fornece uma combinação de servidor proxy Internet e cache da Web. Você pode usá-lo para proteger sua rede do mundo exterior e ao mesmo tempo melhorar o desempenho dos usuários na navegação Web. Você pode usar o ISA Server para controlar a entrada na rede de pessoas de fora e também a conexão de pessoas da rede com o mundo exterior. Além disso, você pode usá-lo para fazer o cache das páginas Web acessadas com mais freqüência, aumentando o desempenho e diminuindo a quantidade de dados movidos entre a rede e a Internet. O ISA Server está integrado ao ambiente de segurança e gerenciamento do Windows, facilitando a configuração e o próprio gerenciamento, pois é utilizado como extensão do ambiente Windows preexistente.

Uma das maneiras mais interessantes de usar o ISA Server é como servidor proxy reverso, para fazer o cache das suas páginas Web, a fim de que os usuários do seu site possam acessá-las com mais eficiência. Essa técnica pode ajudar a reduzir a carga nos seus servidores Web e aumentar sensivelmente o desempenho do site.

O Mobile Information Server (MI) é um servidor de aplicativos que dá aos usuários acesso a dados corporativos e a e-mails a partir de seus dispositivos sem fio. Ele vem com um software que permite aos usuários sem fio o acesso aos seus e-mails do Exchange, agenda e contatos a partir de seus dispositivos sem fio. Você também pode utilizar o MI Server para fornecer aos usuários sem fio o acesso a qualquer um dos outros aplicativos ou dados, de forma segura e conveniente.

O SharePoint Portal Server é uma combinação de dois produtos – o de mesmo nome SharePoint Portal Server e o SharePoint Team Services. Este segundo é uma tecnologia baseada na Web, que permite a uma equipe de até 75 pessoas compartilhar documentos e outras informações para fins específicos. O SharePoint Server leva essa tecnologia ao nível seguinte, dando a você mais controle sobre o compartilhamento de documentos e outras informações em toda a organização. Esse controle inclui gerenciamento de fluxo de trabalho, como check-in, check-out, controle de versões e roteamento de documentos.

O BizTalk Server 2000 é o servidor desenvolvido pela Microsoft para oferecer suporte à sua iniciativa geral BizTalk. A iniciativa BizTalk tem como objetivo ajudar as organizações a usarem o XML ara a integração de aplicativos da empresa (EAI – Enterprise Application Integration) e para a integração entre empresas (B2B – Business-to Business Integration). A iniciativa compreende três partes: um framework de comunicação baseado em XML, um corpo independente chamado BizTalk.org e o servidor BizTalk. A organização BizTalk.org existe para criar suporte da comunidade para XML e padrões relacionados, visto que pertencem à integração EAI e B2B. Ela também ajuda você a desenvolver, descobrir e usar esquemas BizTalk Framework e ajuda na criação de esquemas que se encaixam nas diretrizes do BizTalk Framework.

Crie Esquemas de Forma Coerente

O BizTalk Framework é um conjunto de diretrizes criadas para ajudar no desenvolvimento de esquemas XML para uso em aplicativos EAI e B2B. O objetivo do framework é ajudar você e outras empresas a criar esquemas de forma coerente uns com os outros. Espera-se que, ao final, o seu esquema faça o mapeamento para esquemas de outras empresas e vice-versa, e que se possa reaproveitar alguns esquemas.

O BizTalker 2000 é um produto servidor projetado para ajudá-lo na implementação de soluções EAI e B2B na sua empresa. Você pode usar o BizTalk Server para aceitar documentos de dados de outros aplicativos ou empresas e traduzi-los para XML e então usá-los para controlar seus próprios aplicativos. Em contrapartida, você pode tirar dados dos seus aplicativos e utilizar o BizTalk Server para fornecer esses dados a outros aplicativos ou empresas em vários formatos. Em ambos os casos, seus dados podem estar inicialmente num formato e ser traduzidos para XML dentro do BizTalk Server. Depois, você pode dar aos dados um formato totalmente diferente. A origem e o destino não precisam ter o mesmo formato de dados e também não precisam usar o XML.

O BizTalk Server não só serve como servidor de troca de dados, como também fornece uma eficiente ferramenta de orquestra de fluxo comercial gráfico. Seus analistas comerciais podem prolongar o fluxo do processo numa ferramenta do tipo fluxograma, e seus desenvolvedores podem vincular os elementos do diagrama a componentes COM que implementam a funcionalidade necessária.

O Exchange Server 2000 é muito conhecido como servidor de e-mail, mas ele é mais do que isso. O Exchange Server também lhe permite oferecer mensagens instantâneas e conferência em tempo real aos seus usuários. A conferência em tempo real utiliza o Microsoft NetMeeting, uma ferramenta que você já deve ter instalado, e que pode ser associado ao Outlook, assim como pode programar conferências como qualquer outro compromisso.

O Exchange Server também é totalmente integrado com o Active Directory da Microsoft, que é usado para armazenar e compartilhar informações de diretório pelos servidores Exchange e com outros aplicativos. Essa integração faz do Exchange uma eficiente ferramenta de diretórios e um depósito de informações para a sua empresa.

Se você desenvolve aplicativos em conjunto, vai gostar muito dos serviços de programação fornecidos pelo Exchange, incluindo eventos de pasta e o depósito de dados do Exchange. Você pode escrever componentes para receber os eventos COM gerados pelo Exchange Server, fazendo o processamento comercial quando uma mensagem chegar, for modificada ou excluída de uma pasta.

Você pode usar o Web Storage System do Exchange Server para armazenar mensagens ou documentos e então obtê-los através de um navegador, usando ActiveX Data Objects (ADO) de dentro do Outlook ou como uma unidade de rede compartilhada. Para acessar os mesmos dados através de todos esses mecanismos, significa que você deve ter controle e poder sem precedentes ao desenvolver aplicativos que trabalhem com os seus documentos.

O SQL Server 2000 é um servidor de banco de dados relacional que possui muitos de alguns dos melhores índices de desempenho. Você pode usar seus recursos de data warehouse, análise de dados e processamento analítico on-line (OLAP) para utilizar de maneira eficiente os dados armazenados no banco de dados.

O SQL Server, executado num servidor Windows 2000 com processador de 32 bits, possui um record para o mais alto padrão de desempenho SAP Sales and Distribution (SD) em junho de 2001 e possui vários slots para outros importantes padrões de desempenho, incluindo o Transaction Processing Performance Council Bench mark C (TPC-C) e J.D. Edwards OneWorld.

O SQL Server não é somente rápido, ele também pode utilizar seu suporte XML integrado para fornecer dados, de maneira eficiente, aos parceiros comerciais e para criar sites Web rápidos e flexíveis. O .NET Framework inclui drivers gerenciados que lhe fornecessem acesso direto ao SQL Server, a partir de seus aplicativos .NET.

Você pode usar o SQL Server tanto para o processamento de transação on-line (OLTP) como para o processamento analítico on-line. Você pode utilizá-lo para criar data warehouses grandes e depois usar os serviços de análise de dados incorporados ao SQL Server, para recuperar esses dados em cubos de análise que você pode seccionar e analisar para entender melhor os dados e os negócios. Você pode usar os Servidores Corporativos .NET como plataforma para a criação dos aplicativos Microsoft .NET e Windows DNA. Com a escalabilidade e a confiabilidade do Windows 2000 e a amplitude de recursos fornecidos pelos Servidores Corporativos .NET, você tem uma plataforma na qual poderá criar praticamente qualquer aplicativo desejado.

Rockford Lhotka

Rockford Lhotka