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STEPMANIA:Transforme seu PC com GNU/LINUX em uma máquina Dance-Dance-Revolution!
Quem nunca viu em fliperamas de shoppings, máquinas de danças que funcionam com fichas, música alta e um louco todo suado pulando em cima? Com Dance-Dance-Revolution e suas variantes, basta escolher uma música e acompanhar os passos que são indicados na tela com setas em um tapete digital.
por Alessandro de Oliveira Faria
As máquinas Dance-Dance Revolution, uma velha mania no Japão, invadiu as praias brasileiras. O princípio de funcionamento é escolher uma música e acompanhar os passos que são indicados na tela com setas que devem ser seguidas pelo dançarino em um tapete digital, orquestrando uma agitada dança. Invenção da Konami, DDR (Dance-Dance-Revolution) é uma diversão que ao contrário de muitos games, queima calorias e agita os músculos dorminhocos. O programa que utilizaremos neste artigo é uma variante do "Dance-Dance-Revolution", o Stepmania. Este programa esta disponível na plataforma Mac, Windows e Linux. Sem contar o acervo de músicas que encontramos na internet para download. Outro ponto forte neste documento é a utilização do tapete de dança do playstation ligado à porta paralela. Abaixo os links de fotos e vídeos da comunidade Stepmania com diversos projetos de tapetes e adaptadores para o PC |
Download e instalação
O pacote .tar.gz do link abaixo possui o binário e os arquivos fontes. Para
efetuar o download do mesmo, basta utilizar o comando abaixo:
$
wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/stepmania/
StepMania-3.9-linux.tar.gz
Após a conclusão do download, utilize o comando abaixo para extrair os
arquivos do pacote:
$ tar zxvf StepMania-3.9-linux.tar.gz
O programa Stepmania possui dependência da biblioteca
libmad para reprodução dos arquivos de áudio. Entre na pasta criada pelo
pacote tar.gz e execute o binário stepmania.
Caso o seu sistema não
possua a biblioteca libmad, o seguinte erro ocorrerá:
$ cd
StepMania-3.9/
$ ./stepmania
./stepmania: error while loading shared
libraries: libmad.so.0: cannot open shared object file: No such file or
directory
Em primeiro lugar, efetue o download da libmad:
$
wget http://ftp.freshrpms.net/pub/freshrpms/redhat/9/
libmad/libmad-0.15.0b-2.fr.i386.rpm
Para instalar o pacote em sistemas com gerenciador de pacotes RPM, basta
utilizar o comando abaixo logado como super-usuário:
# rpm -ivh
libmad-0.15.0b-2.fr.i386.rpm
Já nas distribuições que não possui
gerenciador de pacotes RPM, utilize os comandos abaixo para extrair e instalar a
biblioteca encapsulado no arquivo rpm:
# rpm2cpio
libmad-0.15.0b-2.fr.i386.rpm | cpio -di 281 blocks
# cp
./usr/lib/libmad.so.0.2.0 /lib/
# ln -s /lib/libmad.so.0.2.0
/lib/libmad.so.0
# ldconfig
Pronto! Nesta etapa estamos com o
jogo Stepmania instalado. Para testar a funcionalidade, basta executar o
binário novamente:
$ ./stepmania
Joystick: Ligando o seu Joypad/DirectPad na porta paralela
O tapete de dança do Playstation modelo já vem com o
conector-adaptador-PC para a porta paralela (DB25 macho), veja na foto abaixo.
Entretanto precisamos executar alguns procedimentos para que o jogo consiga
interpretar os sinais da porta paralela. |
O joystick ligado a porta paralela funciona utilizando os módulos do kernel joydev e gamecon. Depois utilizamos o programinha Xjoypad, que converte os sinais do joystick lidos na porta paralela para o sinal de tecla pressionada do teclado convencional. |
"A desvantagem de utilizar um joystick adaptado é que a utilização do processador é muito alta, pois ele precisa ficar monitorando os sinais recebidos na porta paralela. Mesmo num processador relativamente rápido, um Athlon de 1.5 GHz por exemplo, a diminuição do desempenho chega a 20% enquanto o joystick está em uso. Usando um joystick ligado na placa de som, a perda é bem menor, cerca de 3 a 5%, enquanto ao usar um joystick USB ela é próxima de zero, pois os sinais são processados pelo próprio joystick." Fonte: http://www.guiadohardware.net Em primeiro lugar devemos criar os dispositivos do joystick. Os comandos abaixo efetuam esta tarefa: $ cd /dev # rm js* # mkdir input # mknod input/js0 c 13 0 # mknod input/js1 c 13 1 # mknod input/js2 c 13 2 # mknod input/js3 c 13 3 # ln -s input/js0 js0 # ln -s input/js1 js1 # ln -s input/js2 js2 # ln -s input/js3 js3 # mknod input/event0 c 13 64 # mknod input/event1 c 13 65 # mknod input/event2 c 13 66 # mknod input/event3 c 13 67 Agora carregue os módulos do kernel joydev e gamecon: # modprobe joydev # modprobe gamecon map=0,7 Nesta fase o sistema está preparado para utilizar o seu joystick ligado a porta paralela. Entretanto falta o programa xjoypad que podemos baixar em: Como no exemplo abaixo, efetue download, descompacte o arquivo e entre na pasta criada criada pelo comando unzip. Copie o arquivo xjoypad para para /usr/loca/bin e pronto! $ wget http://downloads-guiadohardware.net/xjoypad.zip $ unzip xjoypad.zip $ cd xjoypad # cp xjoypad /usr/local/bin Agora vamos executar o programa em segundo plano, execute o programa xjoypad com o device do joystick escolhido. # xjoypad -device /dev/js0 & Nesta etapa o seu joystick esta pronto para uso. Aconselho criar um script com o nome joy-on contendo os comandos acima, assim facilitando a habilitação do joystick quando necessário. |
Joystick: Ligando o seu Joypad/DirectPad na USB
Existem adaptadores USB de joysticks para PlayStation
One e PlayStation 2, veja na foto abaixo. Este adaptadores são um espetáculo,
pois basta pluga-los na porta USB e o Linux já o reconhece sem precisar fazer
nenhuma magia negra. O principal responsável por esta facilidade é o serviço
hotplug que fica habilitado por padrão em quase todas as distribuições.
|
Vale à pena ressaltar que com este adaptador dispensamos o uso da porta paralela, e também podemos ligar 2 tapetes sem nenhum obstáculo. Ao plugar o seu adaptador USB, digite dmesg para o a detecção automática: $ dmesg usb 1-1: new low speed USB device using address 2 usb 1-1: Product: USB Game Device drivers/usb/input/hid-core.c: ctrl urb status -32 received drivers/usb/input/hid-core.c: ctrl urb status -32 received input: USB HID v1.00 Joystick [USB Game Device] on usb-0000:00:1d.0-1 Agora, se por algum motivo o seu adaptador USB de joystick não foi detectado automaticamente, restart o serviço hotplug como no exemplo abaixo: # /etc/rc.d/hotplug restart Depois de instalado e configurado corretamente seguindo os passo acima, o seu joystick "tapete" é detectado automaticamente nos jogos que possuem suporte a joystick. |
Configurando o seu tapete no jogo StepMania
Execute o programa StepMania e no menu principal
selecione a opção OPTIONS como na imagem abaixo: |
Na tela SELECT OPTIONS, selecione a opção CONFIG KEY/JOY MAPPINGS como na imagem abaixo: |
Baixando as músicas na Internet
Escolha as músicas no link abaixo, e efetue o download e as salve na pasta de instalação do Stepmania:
Agora com o comando unzip descompacte o arquivo e pronto! A Música já esta instalada e pronta para uso. Basta entrar no jogo e escolher a música e brincar. Veja o exemplo abaixo:
$ unzip Songs_DJMcFox_PlagueMixOne.smzip
Como jogar?
Criando suas músicas
Vídeos diversos:
Fotos - usuários: Fotos - eventos: Imagens - versões: Download de músicas:
Texto de referência: Stepmania: http://stepmania.com/ Joystick: http://www.guiadohardware.net/ Algumas máquinas com StepMania: |
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