Business - Automação Comercial
Desenvolvendo um Software de Automação Comercial em ASP NET - parte I
Automação Comercial, Web e tendências do mercado são as temáticas iniciais do artigo e, para não ficar muito teórico, o autor começa desenvolvendo a “interface” do software.
por Fábio de Souza TorresParte I: Automação Comercial, Web e tendências do mercado são as temáticas iniciais do artigo e, para não ficar muito teórico, começaremos desenvolvendo a "interface" do software.
Parte II: Este módulo será dedicado ao ASP NET, nele vamos fazer todo o código de acesso ao banco de dados e retornos de variáveis.
Parte III: Quem não acredita que é possível desenvolver um software WEB e fazê-lo se comunicar com a impressora fiscal certamente irá adorar a Parte III, pois nela explicarei detalhadamente os passos para realizar essa comunicação.
Introdução - Porque desenvolver para web
Para o desenvolvimento de software de Automação Comercial os fabricantes de impressoras fiscais disponibilizam meios para facilitar a comunicação do software com a impressora. A solução mais comumente encontrada é uma DLL (Dynamic Link Library), com funções desenvolvidas que permitem a utilização máxima dos recursos do hardware (impressora), ocultando os complexos protocolos de comunicação e com isso diminuindo o tempo de desenvolvimento do software. Seguindo uma tendência, essas DLLs podem conter funções que extrapolam a idéia de facilitar a comunicação do software com a impressora e incluir ajuda em "processos" que são obrigatórios ou extremamente necessários em software de Automação Comercial, como: Relatórios do Sintegra e TEF (Transação Eletrônica de Fundos).
C#, Web Service, Framework, ASP NET, temos ouvido muito estes termos e com toda certeza ainda vamos ouvir e falar muito deles, porque eles definem a nova "onda" no desenvolvimento de software. Esta nova onda está toda voltada para a Internet tentando atingir o máximo de clientes possíveis, e reforçando a idéia de software on-line e de que a informação, que é a moeda atual, tem que ficar em um lugar seguro e não no HD (Hard Disk) do cliente.
Os Softwares de Automação Comercial já estão começando a seguir esta tendência e utilizando todas as vantagens que o desenvolvimento no modelo WEB traz, como por exemplo, a fácil distribuição, centralização das informações e uma manutenção mais barata. A figura abaixo demonstra como ficaria um software de Automação Comercial no modelo WEB:
Mas existe um grande problema nessa historia, como unir as vantagens das DLLs que os fabricantes de impressora disponibilizam com as do desenvolvimento para WEB e sem perder o foco nas tendências do mercado? Bem, foi tentando responder esta pergunta que a Bematech desenvolveu e lançou um componente que faz exatamente essa integração e este artigo vai demonstrar quais devem ser os primeiros passos para quem pretende desenvolver um software "inovador".
Criando a interface
No Visual Studio .NET criaremos um novo projeto em C# - "ASP .NET Web Application". Para nosso software, necessitaremos criar três Web-Form. O primeiro chamaremos de "formInicial.aspx", nele teremos dois componentes: um label com a mensagem "CAIXA LIVRE" e um botão "Iniciar Venda" no qual vamos chamar a função "Abre Cupom" .
No segundo Web-Form vamos desenvolver uma interface que possibilite a venda de produtos e a exibição de informações como: total do cupom, valor do produto, quantidade entre outros.
Utilizamos vários TextBox neste formulário para exibir as informações, todos eles com a propriedade ReadOnly igual true, com exceção do TextBox Produto que será utilizado para entrada de código de barras. O TextBox Cupom Fiscal será utilizado para fazer um log em tela dos produtos vendidos e terá a propriedade TextMode igual a MultiLine. O três botões maiores são do tipo html Button e serão utilizados para invocar funções JavaScript, já o botão OK é do tipo Web-Form Button e será utilizado para enviar o código de barras do produto para o banco de dados.
No formConcluir.aspx, utilizaremos alguns Radio Buttons para que o operador selecione a forma de pagamento, um label para exibir o total do Cupom e um botão para finalizar a venda. Neste formulário não existe uma opção para digitar o valor pago, por isso vamos sempre fechar o cupom com o seu total exato, no entanto esta funcionalidade poderá facilmente ser desenvolvida após a leitura dos artigos.
No próximo artigo vamos criar um banco de dados, desenvolver todo o código ASP para acessar os produtos e também vamos desenvolver toda a lógica da nossa aplicação.
- DarumaFramework.SO no LinuxAutomação Comercial
- Palavra de status da impressora na DarumaFrameworkAutomação Comercial
- TEF – Comprovante de Crédito ou DébitoAutomação Comercial
- Comunicar com equipamentos Daruma em linguagens 16bits e DOSAutomação Comercial
- Verificando Redução Z nas Impressoras DarumaAutomação Comercial