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Bematech: Transferência Eletrônica de Fundos (T.E.F.) - Discado - Passo 10/10 - Realizando uma venda com mais de uma transação TEF
Nesta última parte, estaremos conhecendo como uma transação com mais de um cartão é realizada.
por André Luiz R. MunhozChegamos ao final de nosso pequeno treinamento de TEF! Conseguimos visualizar as principais rotinas e métodos, utilizadas durante o desenvolvimento das operações com o TEF.
Nesta última parte, estaremos conhecendo como uma transação com mais de um cartão é realizada.
Iremos passar por alguns procedimentos importantes e estaremos visualizando um fluxo básico de uma transação.
Então, vamos lá! E, uma boa leitura!
1) Procedimentos de uma operação TEF com múltiplos
cartões
1.1) A aplicação imprimirá o cupom fiscal normalmente, até a sua totalização;
1.2) Enviará uma solicitação de transação TEF com os dados respectivos. Você deverá salvar uma cópia de cada arquivo de resposta "Intpos.001", pois você precisará dos dados para cancelar a transação, se necessário (quando houver uma queda de energia ou falta de comunicação com a impressora);
Observação: Caso exista uma nova transação TEF, a primeira deverá ser confirmada (CNF).
1.3) Abrirá o arquivo de resposta "Intpos.001" para verificar se o campo "001-000" é igual ao enviado na solicitação, caso contrário, deverá excluir esse arquivo e aguardar o próximo;
1.4) Analisará o campo "009-000". Se a transação for aprovada deverá efetuar a forma de pagamento. Se a transação não for aprovada, deverá exibir a mensagem do campo "030-000" ao operador e aguardar o seu "OK";
1.5) Antes de enviar a solicitação para a segunda transação, a aplicação deverá confirmar (CNF) a transação anterior, sem imprimi-la. O cupom fiscal deverá permanecer aberto (totalizado) após esta confirmação, aguardando o próximo pagamento;
1.6) Enviará a solicitação da segunda transação TEF com os dados respectivos. Você deverá salvar uma cópia de cada arquivo de resposta "Intpos.001", pois você precisará dos dados para cancelar a transação, se necessário (quando houver uma queda de energia ou falta de comunicação com a impressora);
1.7) Repetir o passo 1.4;
1.8) Repetir o 1.5;
Observação: Repetir os passos de 1.5 a 1.8 para cada nova transação.
1.9) Quando a aplicação chegar à última transação TEF, esta não deverá ser confirmada;
1.10) A aplicação encerrará o cupom fiscal com as formas de pagamento, respectivas a cada transação, e iniciará as impressões dos comprovantes do TEF (2 vias para cada);
1.11) Após a impressão da última transação TEF, esta deverá então ser confirmada (CNF), finalizando todo processo;
Observação: Tanto o teclado quanto o mouse deverão permanecer bloqueados durante as impressões.
1.12) Os arquivos temporários deverão ser excluídos.
Dica: As formas de pagamento usadas para realizar transação com TEF, deverão ser as últimas no fechamento do cupom fiscal. Por exemplo, se o cupom fiscal for pago com 3 formas de pagamento diferentes "Dinheiro", "Cheque" e "Cartão", a forma "Cartão" deverá ser a última.
2) Procedimentos com falta de comunicação com o ECF
2.1) Se durante a impressão dos comprovantes do TEF, houver uma falta de comunicação com o ECF, a aplicação deverá detectar esta falta e exibir a seguinte mensagem ao operador: "A impressora não responde. Deseja imprimir novamente?"
2.2) Se o operador optar por "Sim", a aplicação deverá fechar o comprovante, abrir o relatório gerencial e imprimir os comprovantes de todas as transações;
2.3) Se o operador optar por "Não", a aplicação deverá enviar um NCN (Não Confirmação) referente a última transação realizada e um CNC (Cancelamento) referente as demais transações, pois estas haviam sido confirmadas anteriormente.
2.4) O CNC deverá ser enviado para cada transação que foi confirmada respeitando a seguinte lógica:
2.4.1) A aplicação enviará um CNC para a primeira transação confirmada e imprimirá o texto do "Intpos.001" de resposta (referente a este cancelamento), em um relatório gerencial.
2.4.2) A aplicação enviará um CNF (Confirmação) confirmando este cancelamento e enviará o novo CNC para a outra transação confirmada, conforme citado acima. Este processo se aplicará para todas as transações que existirem.
Observação: A aplicação deverá exibir uma mensagem ao operador com as seguintes informações: "Nome da Rede" (bandeira), "NSU" e "Valor da Transação", para cada transação cancelada, incluindo a não confirmada.
2.5) Se durante a impressão dos comprovantes de cancelamento houver novamente uma falta de comunicação com o ECF, o procedimento será o mesmo do ítem 2.1.
2.6) Se o operador optar por "Sim", a aplicação deverá fechar o relatório gerencial e abrir o novo, imprimindo todo o texto novamente.
2.7) Se o operador optar por "Não", a aplicação deverá enviar um NCN (Não Confirmação) e novamente o CNC (Cancelamento) referente à transação, imprimindo o texto do INTPOS.001 de resposta em um novo relatório gerencial.
3) Procedimentos com queda de energia
3.1) Se durante a impressão dos comprovantes do TEF, houver uma queda de energia, a aplicação deverá detectar esta queda, enviar um NCN (Não Confirmação) para a última transação e um CNC (Cancelamento) para cada transação que havia sido confirmada anteriormente.
3.2) Se durante a impressão dos comprovantes do cancelamento houver uma queda de energia, a aplicação deverá detectar esta queda, fechar o relatório gerencial pendente, enviar o NCN (Não Confirma) e novamente o CNC (Cancelamento) referente à transação, imprimindo o texto do "Intpos.001" de resposta em um novo relatório gerencial.
3.3) A aplicação deverá enviar um CNF (Confirmação) após cada impressão do comprovante de cancelamento.
4) Fluxo básico de uma transação
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