Desenvolvimento - Java
Geração de arquivos PDF com Java
Com o uso da API OpenSource iText, é possivel a criação e manipulação de documentos em formato PDF, além de RTF e XML.
por Eric C M OliveiraCom essa API, é possivel gerar documentos contendo textos, tabelas, e imagens, e apresenta diversos tipos de fontes. Pode ser usado em apliações Java web ou standalone, com suporte a geração de código de barras.
Vamos demonstrar o uso dessa API com a criação de um documento em pdf.
O primeiro passo é adicionar o JAR do iText ao seu projeto.
O download pode ser feito em:
http://prdownloads.sourceforge.net/itext/itext-1.02b.jar
Depois você deve copiar o JAR no seu diretório correspondente ao "j2sdk/jre/lib/ext". Se você estiver desenvolvendo no Eclipse, isso pode ser feito no momento da criação do projeto ou acessando a aba "Java Build Path" das propriedades do seu projeto, e adicionar como "Add External Jar" em "Libraries":
Para criação de um arquivo em formato PDF, deve-se primeiro criar um documento, usando a classe Document, que faz parte da API padrão do Java. Este documento então pode ser formatado de acordo com os requisitos e/ou necessidades. Só então utilizaremos a biblioteca do iText, para a geração de um arquivo PDF a partir desse documento criado inicialmente.
Abaixo segue uma classe simples, modificada a partir de código disponível no "iText Tutorial" (ver referências):
package pdfLinhaCodigo; import java.io.FileOutputStream; import java.io.IOException; //import api iText import com.lowagie.text.*; import com.lowagie.text.pdf.PdfWriter; public class PDF_LinhaCodigo { public static void main(String[] args) { // criação do objeto documento Document document = new Document(); try { PdfWriter.getInstance(document, new FileOutputStream("C://PDF_LinhaCodigo.pdf")); document.open(); // adicionando um parágrafo ao documento document.add(new Paragraph("Exemplo Geração de Arquivo PDF via iText - Java")); } catch(DocumentException de) { System.err.println(de.getMessage()); } catch(IOException ioe) { System.err.println(ioe.getMessage()); } document.close(); } } |
Após a execução da classe acima, verifique em C:// e veja que foi criado um arquivo PDF, conforme nome e conteúdo programado por nós, conforme nas duas figuras abaixo:
Com isso, temos uma classe simples que pode ser usada para geração de diversos tipos de arquivos em pdf, como relatórios, abastecido por consultas a bancos de dados, por exemplo.
Referências:
http://www.lowagie.com/iText/
http://www.lowagie.com/iText/tutorial/
http://prdownloads.sourceforge.net/itext/