Desenvolvimento - Java
Log4J, framework open source Java de logging
O Log4j é um projeto open source desenvolvido pelo Projeto Jakarta da Apache e consiste em um framework de logging de mensagens para indicar o comportamento de determinada aplicação.
por Eric C M Oliveira
O sucesso foi tão grande, que o projeto, de natureza Java, foi portado para outra linguagens como C++ e Python, além de PL SQL.
São caracteristicas deste framework, a flexibilidade e rapidez de geração de logging em tempo de execução, sem inserir custos de performance para a aplicação.
A importância do logging em aplicações, pode ser notada em fases de desenvolvimento, para atividades de trace, passando principalmente por fases de testes e integração. Entretanto seu maior uso é pós- implantação, para trace de acompanhamento e verificação do funcionamento da aplicação.
Para iniciar a utilização do Log4j, é necessário fazer o download em:
http://logging.apache.org/site/binindex.cgi
Depois, deve-se adicionar o jar do Log4j no classpath de aplicação que irá gerar os logs.
Importante salientar que o framework ainda precisa ser configurado para sua aplicação. Isso se faz via objeto Logger, através do método Logger.getLogger(). Deve-se passar o nome completo da classe como String. O objeto Logger é normalmente declarado static final.
Além disso, o serviço de logging tem os seguintes níveis: DEBUG, INFO, WARN, ERROR e FATAL. Estes níveis podem ser usados de diferentes maneiras. O modo DEBUG é basicamente ligado aos ambientes de desenvolvimento. O INFO, aos de testes e qualidade em geral. Um ambiente de produção requer ERROR.
Como citamos, o Log4j, faz parte do Jakarta, e está incluído no Projeto Logging Services, que também conta com outros frameworks:
- Log4Cxx (c++)
- Log4CPlus
- Log4Net
- Log4Perl
- Log4PHP
- Log4PLSQL
Referências:
http://logging.apache.org/
http://logging.apache.org/log4j/docs/