Desenvolvimento - Java

Programação Java com IDE netBeans

O open-source netBeans, feito 100% em Java, é um dos mais tradicionais IDEs de desenvolvimento.

por Eric C M Oliveira



O open-source netBeans, feito 100% em Java, é um dos mais tradicionais IDEs de desenvolvimento.

Com uma grande aceitação junto aos desenvolvedores Java, também possui vários módulos de expansão, semelhantes aos conhecidos plugins do Eclipse, seu concorrente direto. Hoje o netBeans encontra-se em sua versão 4.1.

A idéia do NetBeans se orginou em meados dos anos 90 com dois estudantes de Praga, na República Checa. Eles iniciaram o desenvolvimento do IDE Xelfi, que pretendia ter funcionalidades semelhantes aos IDE´s Deplhi, só que desenvolvido totalmente em Java. O nome netBeans vinha da integração que a ferramenta deveria ter para os então modernos componentes Java Beans.

A ligação da Sun com o netBeans começou em 1999, quando a empresa desistiu de sua IDE Java Workshop, e procurou por novas iniciativas. O netBeans foi adquirido e teve seu nome, durante alguns meses, mudado para Forte for Java. Em 2000, a Sun anunciava que o netBeans seria uma plataforma OpenSource.

Voltando a parte técnica, esse IDE apresenta uma tradicional interface com o desenvolvedor, com uso de menus, barras de ferramentas e outros componentes UI-interfaces, além de editores para aplicações visuais ou WEB / J2EE, com suporte a XML/ DTDs /Schemas. Sempre lembrando, que devido a sua natureza 100% Java, é um IDE multi-plataforma.

Observando mais diretamente as qualidades do netBeans, podemos citar:

  • Suporte a linguagens Java, C, C++;
  • Depurador de Servlets;
  • Suporte a EJBs e Web Services;
  • Suporte ao framework ANT e servidor TOMCAT;
  • http Monitor para Monitoramento de aplicações WEB;

Para desenvolver usando o netBeans é necessário ter instalado, anteriormente em sua máquina, uma das versões do JDK (Java Development Kit). Pode-se baixar o IDE na URL: http://www.netBeans.org/downloads/index.html

Há duas maneiras de fazer o download, da propria ferramenta ou a versão "bundle", que inclui também o JDK, como na figura abaixo:

O mesmo acontece no site de downloads da Sun, em http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp:

Após fazer o download, clique no exe e a instalação do NetBeans terá inicio:

A instalação nãp apresenta segredos com os tradicionais botões "Next Next Finish". Só se atente a tela abaixo, que busca pelos ambientes Java de desenvolvimento já isntalados em seu PC. Se houver mais de um, você deve escoher um:

Após a instalção, navegue pela ferramenta. Na tela de "Welcome", clique em SampleProject para conhecer a estrutura de uma aplicação no NetBeans, ou use o Quick Star Guide.

Referências:

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).