Banco de Dados - Firebird

2º Firebird Developers Day - Acompanhe aqui como foi o evento

Nosso amigo George De Luca, foi convidado a participar do 2º Firebird Developers Day e conta aqui como foi este que foi considerado o maior evento para amantes do Firebird no mundo organizado por brasileiros.

por George De Luca



O 2º FDD foi realizado na UNIMEP em Piracicaba, interior de São Paulo, evento muito bem organizado por nosso amigo Carlos C. Cantu, que tive a honra de conhecer pessoalmente. Contou com mais de 600 pessoas e onze palestrantes divididos em dois auditórios muito bem equipados. Foi um sucesso!

As seis primeiras palestras foram apresentadas em pares, em auditórios diferentes. Os assuntos foram desde componentes de acesso a banco de dados (dbExpress, IBX, IBO, BDP etc.) utilizando Delphi com técnicas avançadas no ClientDataSet, passando por explicações de como funcionam transações, modelagem e terminando em como fazer um servidor seguro e rápido para o Firebird, assim como, um exemplo utilizando WebService, apresentado pelo amigo Facunte.

Não posso esquecer do estudo de caso que foi apresentado pelos funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro, feito inicialmente em Delphi e atualmente em Java, mostrando todo o poder de fogo do Firebird com várias conexões discadas para várias localidades do município.

Após o almoço, foram as palestras mais esperadas. O amigo Cantu começou com as novidades do Firebird 2.0, onde posso citar tabelas e procedures temporárias, padronização de comando SQL99, para que o FB fique cada vez mais compatível com os BD atuais (assim podendo ser mais fácil para nós, técnicos, migrarmos para ele), o novo protocolo XNET utilizado para conexões locais acabando com o problema da lentidão neste aspecto, suporte a SO de 64 bits, suporte a cursores, novas funções como a iif (lembram-se clipperos ?), acerto no comando Order By, finalmente o suporte para a língua portuguesa (BR) com o collate PT_BR, aceitando ç e acentos, podendo fazer pesquisas em maiúsculas e/ou minúsculas tendo o mesmo resultado e muitas outras novidades.

As três últimas palestras foram apresentadas pelos "pais" do Interbase e depois do Firebird, o simpático casal Jim Starkey e Ann Harrison da IBPhoenix que nos intervalos, pareciam para nós aficionados do FB, como artistas de Hollywod, pois tiravam fotos e autografavam livros juntamente com o autor Cantu.

Eles mostraram os tipos de corrupção que podemos encontrar no Firebird e como podemos evitá-las, novidades da mais nova versão do produto chamado "Firebird Vulcan" e otimizações que podemos fazer ao trabalhar com este excelente banco.

Ao final de cada palestra, Jim e Ann, respondiam perguntas (às vezes muito engraçadas) da platéia, que mais parecia um bate-papo por ficar um ambiente bem informal para um evento do porte do 2º FDD.

No encerramento houve vários sorteios de produtos para serem utilizados com Firebird, assinaturas da ActiveDelphi, CDs da FireBase e o tão esperado Delphi 2005, que eu, infelizmente não ganhei...

O 2º Firebird Developers Day terminou sendo o maior evento de Firebird do mundo, promovido por um brasileiro que desde o início apostou no produto e hoje é considerado um dos melhores do mercado.

Só posso dizer uma coisa agora, quem não foi, perdeu, espere a data para comparecer ano que vem no 3º FDD. Não deixe de ir, será imperdível!!!

George De Luca

George De Luca - Analista de sistemas com experiência desde 1994 e pós-graduado (MBA) em gestão empresaria. Experiência em diversos mercados como comércio, indústria, varejo e governamental. Atualmente é CIO da Intersystem em Portugal.