Desenvolvimento - Mobile
Instalando o Handheld Basic
Também conhecido como HB++ o Handheld Basic é uma ferramenta de desenvolvimento totalmente orientada a objetos seguindo as novas tendências no mundo da programação. Neste artigo da série vamos instalar o Handheld Basic.
por Wellington Pinto de Oliveira- Conhecer um pouco mais sobre as ferramentas adotadas;
- Conhecer os requerimentos mínimos para se utilizar o Handheld Basic;
- Instalar o Handheld Basic;
- Instalar e configurar o Palm OS Emulator;
- Entender conceitos básicos de sistema operacional Palm OS.
Handheld Basic
Também conhecido como HB++ o Handheld Basic é uma ferramenta de desenvolvimento totalmente orientada a objetos seguindo as novas tendências no mundo da programação.
Com este novo conceito o HB++ revoluciona ao distribuir novos conceitos de objetos já prontos facilitando a vida do programador, um exemplo é o "Grid" ou o "RecordSet". O PalmOS não reconhece instruções SQL porem o HB++ vem equipado com uma série de Bibliotecas que possibilitam o uso de uma série de instruções muito parecidos com as utilizadas no SQL.
Seu IDE é muito semelhante ao do VB e o código fonte possui a mesma lógica de programação utilizada no VB6.
Requerimentos
Antes de instalar a ferramenta devemos conhecer os requisitos mínimos para se executar o HB++:
- Windows® 98 ou superior, Windows® NT 4.0 (service pack 3 recomendado) ou superior, Windows® 2000 ou Windows® XP;
- Pentium 233 Mhz;
- Super VGA vídeo card;
- 64 MB de RAM;
Instalando o Handheld Basic
O processo de instalação do Handheld basic é semelhante a de qualquer outro aplicativo desenvolvido para a plataforma Windows. Para efetuar o download do Handheld Basic acesse o site oficial do Handheld Basic http://www.handheld-basic.com. Veja a seqüência de figuras com os principais passos de instalação:
Figura 1 - Informações do Setup
Nesta tela você encontra as informações básicas para instalação, o HB++ não irá reiniciar o PC depois da instalação porem nesta tela ele informa que é muito importante esta operação ao terminar a instalação. Clique em Next para continuar.
Figura 2 Termo de Licença.
Nesta janela você encontra o termo de licença do Handheld Basic, lembre-se para prosseguir na instalação você deve aceitar todos os termos, para isso clique em "I accept the terms in the license agreement", ao selecionar esta opção o botão Next será ativado, então agora clique em "Next".
Figura 3 Dados de Usuario.
Nesta tela o setup pede informações sobre o usuário, tais como Nome e Empresa a qual este trabalha. Preencha os campos e clique em "Next".
Figura 4 Diretório de Instalação e Atalhos
Informe o diretório ao qual o HB++ deve ser instalado e as opções de acesso a este aplicativo, logo após clique em "Next".
Figura 5 Diretórios de Aplicações Auxiliares.
Aqui você encontra as informações básicas de aplicativos auxiliares que você já possui em seu PC tais como local aonde o POSE está instalado e principal editor de BitMap. Repare que neste ponto eu já possuo o POSE instalado em meu PC. Caso você não tenha o POSE instalado você terá que entrar na configuração do Handheld Basic para configurá-lo.
Até agora o Setup só pediu informações para a instalação, ou seja, nenhum componente ou arquivo foi instalado em seu PC. Com o fim das configurações básicas de instalação será exibido uma tela informando que o setup está pronto para transferir e instalar o Handheld Basic em seu PC e que é necessário clicar em "Finish" para completar testa tarefa.
Figura 6 Fim das configurações.
Logo após, o setup instala o HB++ em seu PC e informa o resultado da Instalação, conforme a imagem abaixo:
Figura 7 Resultado da Instalação do Handheld Basic.
Como o informado no inicio deste tópico o HB++ não reinicia o PC automaticamente pois ele teme que você tenha aplicativos que tem que ser salvos. Você pode até iniciar o HB++ porém é recomendado reiniciar o seu PC.
- Como criar um player de audio para Windows PhoneDisp. móveis
- Windows Phone: Criando e lendo arquivos de textoDisp. móveis
- Inserindo, editando e lendo dados no Windows Phone com IsolatedStorageSettingsDisp. móveis
- Introdução ao jQuery MobileJavascript
- Entendendo a navegação entre páginas no Windows Phone 7Disp. móveis