Banco de Dados - Oracle
ORACLE 10G - Introdução
O Oracle Database 10g representa grandes mudanças. Há mais modificações nesta versão do que se imagina.
por Márcio NovelliTodo ano, temos de enfrentar as mudanças . Os DBAs são um grupo especial, pois até certo ponto, têm de entender todas essas camadas para realmente se destacarem no que fazem. É trabalhoso, mas incrivelmente recompensador.
O Oracle Database 10g representa grandes mudanças. Há mais modificações nesta versão do que se imagina.
Você pode instalar o Oracle Database 10g e tratá-lo desde o início quase da mesma maneira como trataria um banco de dados Oracle9i. Você utiliza o SQL*Plus para se conectar a ele ( para felicidades daqueles que, desde então, ouviram rumores de que o SQL*Plus desapareceria!) e ainda o inicia com o comando startup e o fecha com o comando shutdown. Você pode migrar do Oracle8 ou Oracle9i com pouco esforço, mas tenha cuidado e sem lidar com muitos novos recursos como por exemplo SYSAUX ( novos espaços de tabelas ). Em resumo, até um certo ponto, muitos desses novos recursos são opcionais, mas eles oferecem um desempenho aprimorado, um gerenciamento mais fácil e mais funcionalidades.
O que é GRID ?
Oracle Database 10g - g significa, ele é uma abreviação do relativamente obscuro conceito de "GRID".
O GRID representa as sinergias que podem ser alcançadas alinhando as tecnologias Oracle às capacidades de Hardware existentes e futuras.
. Beneficiar-se dos componentes disponíveis para o Grid - Por meio do Oracle Real Application Clusters, Automatic Storage Management (ASM) e Ultra-Large Data Files.
. Balanceamento de carga por toda a empresa - Tecnologias do Oracle Real Application Clusters, Oracle Streams e dos bancos de dados distribuídos da Oracle suportam esses conceitos.
. Compartilhar informações independentemente da localização - Esse conceito é suportado por meio dos novos recursos de espaço de tabelas transportáveis, Oracle Streams ( exemplo - Replication ), tabelas externas e consultas SQL distribuídas.
. Agendar recursos no Grid - Os novos recursos do Oracle Sheduler e do Oracle Database Resource Manager ajudam o DBA a efetivamente aproveitar melhor o GRID.
O GRID está cheio de novos recursos que o alinha mais completamente aos conceitos de GRID.
Atualização para o Oracle Database 10g
O Oracle Database 10g fornece um caminho de atualização relativamente fácil ao usuários das versões do Oracle Database mais antigas...logo abaixo algumas versões compatíveis.
Oracle Database 9.0.1
Oracle Database 9.2
Estas versões foram testadas, caso sua versão não estiver na lista anterior, primeiro você deve fazer uma atualização para uma desses versões e então atualizar para o Oracle Database 10g.
Depois que você estiver em um nível suportado de atualização, poderá atualizar para o Oracle Database 10g utilizando qualquer uma das opções logo abaixo.
. Utilize o Oracle Database Upgrade Assitant ( DBUA). Obs.: Anteriormente este se chamava Oracle Data Migration Assitant
. Realize uma atualização manual
. Utilize exp/imp para copiar os dados do seu banco de dados para um novo banco de dados Oracle Database 10g
. Utilize o comando copy ou o comando create table as select do SQL*Plus para copiar os dados no seu banco de dados atual para o novo banco de dados Oracle Database 10g.
OBS.: SEMPRE FAÇA UM BACKUP DO SEU BANCO DE DADOS ANTES DE INICAR A ATUALIZAÇÃO !!!!
DBUA
O DBUA é uma interface gráfica projetada para atualizar o banco de dados Oracle para Oracle Database 10g. Você terá a opção de iniciar o DBUA do Oracle Universal Installer ( OUI) ao instalar o Oracle Database 10g . O DBUA orienta você ao longo do processo de atualização do seu banco de dados Oracle. Você também pode iniciar o DBUA a qualquer momento de uma maneira independente (linha de comando, simplesmente digitando DBUA) ou utilize o START | RUN e clique em DBUA. Um recurso interessante do DBUA é que ele oferece uma opção de backup do seu banco de dados. Backup de mídia removível não são suportados. O DBUA suporta tanto atualização de banco de dados normal como atualização de banco de dados REAL APPLICATION CLUSTERS.
Abraços é até a próxima coluna ...