Desenvolvimento - Java
Ant e o deploy e build de Projetos Java
Ant é uma das mais tradicionais e conhecidas ferramentas desenvolvida pelo projeto Jakarta. Seus objetivos estão ligados a automatização de processos de construção, ou build, além de testes e distribuição (deploy) de aplicações para projeto em Java.
por Eric C M OliveiraO Ant esta ligado aos conceitos de integração continua, muito comum na metodologia XP e sua importância o fez ser incorporado em importantes IDEs do mercado, como Eclipse e, por conseqüência, WSAD.
A ferramenta Ant tem a capacidade de automatizar diversas tarefas que fazem parte do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Outros exemplos, além dos já citados, são a capacidade de manipulação de diretórios, automatização de testes e controle de versão. Ant também pode ser útil para programação em linguagem C. É possível elaborar tasks complementares que fazem desde geração de código para integração de Java e C através da API JNI até a possibilidade de checagem de estilo de código.
Para a instalação, deve-se fazer o download do Ant do site do projeto Jakarta (ver referências). É necessário descompactar o arquivo em um diretório de sua preferência, a qual chamaremos ANT_HOME. Além disso, é necessário adicionar a variável de ambiente ANT_HOME, com valor apontando para o diretório onde você descompactou o Ant. Para finalizar, adicione o caminho ANT_HOME/bin à variável de ambiente PATH.
No Ant, temos o conceito do arquivo buildfile.xml. Esse arquivo em formato XML age como um script de tarefas a serem executadas. No arquivo, é necessário termos elementos que vão definir um conjunto de tarefas a serem executadas. Abaixo podemos observar um exemplo simples de um ant buildfile.xml:
<?xml version="1.0"?> <project name="projetoLinhaCodigo" default="build" basedir="."> <property name="name" value="projetoLinhaCodigo"/> <property name="src" value="src"/> <property name="docs" value="docs"/> <property name="main" value="linhacodigo.ClassMain"/> <property name="tmp" value="tmp"/> <property name="bin" value="bin"/> <target name="compile"> <mkdir dir="${tmp}"/> <javac srcdir="${src}" destdir="${tmp}" debug="on" deprecation="on"/> </target> <target name="jar" depends="compile" description="cria um .jar file "> <mkdir dir="${bin}"/> <jar jarfile="${bin}/${name}.jar" basedir="${tmp}"/> </target> <target name="javadoc" description="Geração de javadocs"> <javadoc sourcepath="${src}" destdir="${docs}" packagenames="linhacodigo.*"/> </target> <target name="run" depends="compile,jar,clean" description="inicia aplicação"> <java classname="${main}" classpath="${bin}/${name}.jar"/> </target> </project>
Outras tarefas podem ser incorporadas ao seu script. Para tal é necessário verificar o link "Ant Tasks" no manual on-line do Ant (ver referências).
Referências
http://jakarta.apache.org/ant
http://ant.apache.org/manual/index.html