Desenvolvimento - Java

Tecnologia Java Web Start

O deploy de aplicações, independente das tecnologias envolvidas, comumente traz problemas para o profissional de TI. Quando tratamos de Java, temos a alternativa de utilizar o Java Web Start.

por Eric C M Oliveira



O deploy de aplicações, independente das tecnologias envolvidas, comumente traz problemas para o profissional de TI. Quando tratamos de Java, temos a alternativa de utilizar o Java Web Start.

Essa tecnologia, além da execução de uma aplicação desktop via web, permite ao usuário o download e execução de uma aplicação sem procedimentos de instalação. O Java Web Start tem também a capacidade de baixar todos os arquivos necessários para execução da aplicação e deixa-la disponível no desktop do usuário. Com isso, a versão mais recente de uma determinada aplicação sempre estará presente para o usuário. Assim sendo, o JWS suporta versionamento, atualização, sandboxing e instalação automática da JRE e pacotes adicionais.

Por de trás disso, esta a tecnologia JNLP, ou a API Java Network Lauching Protocol. Sua principal característica é determinar um formato padrão de como uma aplicação será executada. Assim, o JWS se utiliza de um arquivo JNLP para as diretrizes de como uma determinada aplicação será executada.

O primeiro passo é uma verificação se o cliente tem todos os recursos necessários. Essa verificação envolve de pacotes adicionais de aplicação até a presença do Java Runtime Environment (JRE). Em termos de codificação, pouco se altera em uma aplicação. O empacotamento e criação de um arquivo JAR seguem os padrões normais da tecnologia Java.

Configurações no Servidor:

As diferenças estão basicamente na configuração do servidor que irá "hospedar" nossa aplicação. Vale lembrar que o JWS é compatível com qualquer servidor do tipo web.

É necessário que no deployment descriptor (config/web.xml), se encontre as tags de MIME_TYPE JNLP:

<mime-mapping>
<extension>jnlp</extension>
<mime-type>application/x-java-jnlp-file</mime-type>
</mime-mapping>

Para criar o protocolo JNLP, devemos criar um arquivo semelhante a um xml com a extensão JNLP. Nele, teremos tags que serão necessárias para o funcionamento do JWS. Abaixo um template de um arquivo JNLP:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<jnlp
spec="1.0+"
codebase=" URL do servidor Web onde a aplicação deverá ser iniciada "
href=" URL que aponta a localização do próprio arquivo JNLP ">
<information>
<title>Nome_Aplicação </title>
<vendor>Empresa_Desenvolvedora_Aplicação </vendor>
<description>Descrição </description>
<icon href="url_imagem "/>
</information>
<resources>
<j2se version="1.3+" href="http://java.sun.com/products/autodl/j2se"/>
<jar href="localização_JAR_Aplicação "/>
</resources>
<application-desc main-class="classe_main_Aplicação "/>
</jnlp>

Para finalizar, basta termos uma página Web para invocar uma aplicação, com um link para o arquivo JNLP.

Referências:

- http://java.sun.com/products/javawebstart/

- http://java.sun.com/products/javawebstart/1.2/docs/developersguide.html

- http://java.sun.com/products/javawebstart/demos.html

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).