Business - Automação Comercial

SIntegra: Abordagem Completa – Ferramentas Relacionadas

Continuando a nossa série de artigos sobre o Sintegra, iremos agora abordar o processo de validação, visualização e transmissão do arquivo gerado, utilizando as ferramentas oficiais disponíveis relacionadas ao tema.

por Victory Fernandes



No segundo artigo da série, foram abordados os conceitos gerais acerca da implementação do Sintegra, estruturação básica do sistema gerencial e o fluxograma de procedimentos a serem seguidos para a geração do arquivo. Tendo sido demonstrado a partir do exemplo do registro 50, a forma geral de implementação, geração e tratamento de erros de um registro do Sintegra a partir de informações contidas em um banco de dados Interbase.

Continuando a nossa série de artigos sobre o Sintegra, iremos agora abordar o processo de validação, visualização e transmissão do arquivo gerado, utilizando as ferramentas oficiais disponíveis relacionadas ao tema. Serão abordados o Programa Validador, Programa Visualizador de Arquivos do Sintegra, Programa Visualizador de Notas Fiscais de Arquivos do Sintegra e o Programa para Transferência Eletrônica de Documentos (TED) sob a ótica de aplicação do desenvolvedor.

O Programa Validador

Uma vez gerado o arquivo de saída, estamos prontos para verificar no Programa Validador a consistência do arquivo gerado. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre o Programa Validador, mostrado na Figura 04, que verifica a consistência dos dados informados pelos contribuintes e prepara os arquivos para entrega às repartições fazendárias estaduais, com uso de algoritmos de integridade e criptografia. O programa evita o fornecimento de dados incorretos, como Inscrições Estaduais e CNPJ inválidos, registros inexistentes, inconsistência entre os registros informados, etc.

Após a validação, o programa permite gerar um arquivo de mídia para ser enviado às repartições fiscais. Criado o arquivo de mídia, pode-se emitir um recibo, contendo dados informativos sobre a validação. Se o arquivo for transmitido pela Internet, através do programa de Transmissão Eletrônica de Documentos (TED), é emitido também um recibo comprovando a transmissão do documento ao órgão competente. Este recibo garante que o arquivo passou pela validação prévia e foi encaminhado corretamente.


Figura 04: Programa oficial do Fisco para validação de arquivos do Sintegra.

Validando um arquivo .txt

1- Ative a página Validar.
2- Selecione o arquivo do documento.
3- Clique no botão Abrir.
4- Clique no botão Validar.

Se a validação não for cancelada pelo usuário, a página Resumo ficará ativa, onde poderão ser analisados os resultados da validação e a quantidade de registros aceitos e/ou rejeitados.

Após a validação, a página Criticas lista todos os erros e/ou advertências encontrados durante o processamento.

Teoricamente, se o seu programa foi bem implementado, o nível de falhas apresentados na validação será mínimo, mas ainda assim existem erros de operação por parte do usuário no momento da entrada de dados que podem gerar problemas na validação. Neste momento o usuário deve ser capaz de identificar as falhas apresentadas, voltando ao programa gerencial, para realizar as alterações nos dados que apresentarem problemas e gerar o arquivo .txt novamente.

Acontece que nem sempre seu usuário será capaz de interpretar as informações de erro e associá-las com o tipo de alteração que deve ser feita em seu programa gerencial. Nestes casos, a experiência mostra que a melhor solução é pedir que o usuário envie por e-mail o arquivo .txt gerado com erro e o relatório de críticas do Validador, para que você interprete o mesmo e sugira as devidas correções no banco de dados. Este serviço de consultoria na geração do arquivo do Sintegra é, na maioria dos casos, indispensável ao usuário inexperiente e é mais um serviço que pode ser oferecido pela software house e acrescido ao valor de manutenção do software.

Para exportar o Relatório de Críticas para um arquivo texto, clique no botão Exportar na tela de críticas. O arquivo do Relatório de Críticas exportado é do tipo texto ASCII e contém campos de tamanho fixo conforme o seguinte formato, sendo a primeira linha a identificação do Contribuinte e Declaração:

Além do arquivo de Relatório de Críticas, constituem também ferramentas poderosas para a análise das informações dos clientes, o programa Visualizador de Arquivos Texto e o programa Visualizador de Notas Fiscais.O Programa Visualizador de Arquivos do Sintegra

É uma ferramenta para leitura de arquivos no padrão do Sintegra com o objetivo esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo dos mesmos, através da visualização campo a campo dos registros contidos no arquivo.

Quando a opção de navegação campo a campo está ativa, ao selecionar um campo como mostrado na Figura 05, são mostradas na barra inferior as informações referentes de Número da linha, Número da coluna, Tipo de Registro, Posição do campo na linha (intervalo) e Descrição do campo.

Esta ferramenta é super importante quando nós desenvolvedores estamos testando nossas implementações ou desejamos obter informações mais detalhadas sobre um determinado campo do arquivo gerado. Em arquivos muito grandes, fica praticamente impossível se verificar visualmente, por exemplo, se um determinado campo foi colocado na posição correta durante a construção do arquivo. Neste momento a ferramenta entra em ação, permitindo o cruzamento imediato entre as informações passadas pelo programa e o respectivo valor encontrado no campo.


Figura 05: Programa oficial do Fisco para visualização de arquivos do Sintegra.

O Programa Visualizador de Notas Fiscais de Arquivos do Sintegra

Constitui, a partir dos registros 50, 51, 53, 54 e 75, o espelho completo das notas fiscais de entrada e saída, permitindo ao usuário, a conferência e análise do arquivo magnético selecionado.

Com ele é possível navegar de forma rápida e intuitiva nas notas fiscais contidas em um determinado arquivo, visualizando todos os parâmetros das notas individualmente e com a possibilidade de filtrar as notas para visualização apenas das notas de saída ou entrada.

Ao contrário do programa Visualizador de Arquivos do Sintegra descrito anteriormente, o programa Visualizador de Notas Fiscais de Arquivos do Sintegra é muito mais aplicável aos usuários finais, que desejam fazer a leitura do arquivo magnético gerado sob uma ótica de mais alto nível, na maioria das vezes, para ver se as notas fiscais lançadas no sistema gerencial para um determinado mês correspondem às notas fiscais listadas no arquivo final. Caso contrário, houve erro no lançamento do documento fiscal em questão ou erro na implementação da seleção dos dados no sistema gerencial utilizado.


Figura 06: Programa oficial do Fisco para visualização de Notas Fiscais em arquivos do Sintegra.

O Programa para Transferência Eletrônica de Documentos (TED)

Uma vez validado o arquivo magnético .txt e gerado o arquivo de mídia no formato .zip, o programa validador pergunta de você deseja enviar as informações e em caso positivo chama o TED, para que seja efetuada a transmissão dos documentos pela Internet.

O TED é um programa muito simples, e devemos apenas instruir nossos clientes a operá-lo, uma vez que a transmissão dos arquivos para o Fisco é de responsabilidade do informante.

Para efetuar o envio basta selecionar o arquivo de mídia gerado pelo validador, testar a conexão com a secretaria do estado respectivo através da página Testar, e por fim enviar o arquivo clicando no botão Enviar.

Após o envio, aconselha-se que o cliente guarde em local seguro o comprovante de validação e envio do arquivo, bem como o arquivo magnético .txt e a mídia .zip geradas, para caso seja solicitado durante fiscalização ou em caso de eventual necessidade de reenvio.


Figura 07: Programa oficial do Fisco para Transferência Eletrônica de Documentos.

Conclusão

Com esta série de artigos, espero ter esclarecido critérios e questionamentos básicos sobre a sistemática do Sintegra, sua implementação e utilização das ferramentas relacionadas, bem como ter trazido ao seu conhecimento a SIntegra32Dll.dll, uma solução única no mercado, capaz de simplificar, e muito, o trabalho de implementação ou adaptação do seu software ao Sintegra.

Victory Fernandes

Victory Fernandes - Professor do Departamento de Engenharia da Faculdade Area1, Engenheiro Eletricista, Pós-Graduado em Docência, e desenvolvedor sócio da TKS Software - Soluções de Automação e Softwares Dedicados. Pode ser contatado em victory@igara.com.br, ou através dos sites www.igara.com.br - www.tkssoftware.com/victory