Infra - Linux
GAMBAS: A definitiva resposta open-source ao Microsoft Visual Basic - parte 1
Neste tutorial iremos desenvolver passo-a-passo um aplicação para acessar uma base de dados MySQL e exibir os registros de uma tabela com uma interface totalmente gráfica.
por Alessandro de Oliveira FariaIntrodução
|
O que o VB tem, que Gambas não tem?
O que Gambas tem, que o VB não tem?
Aproveitando o poder do Unix"This is the Unix philosophy: Write programs that do one thing and do it well. Write programs to work together. Write programs to handle text streams, because that is a universal interface." -- Doug McIlroy Uma das grandes vantagens do Gambas com relação ao VB é que o Gambas foi construído segundo a filosofia Unix. Isto significa que você pode alavancar o poder do sistema operacional e de milhares de ferramentas ao invés de escrever código. Vejamos as possibilidades:
Se você alguma vez já programou em BASIC, você terá de volta aquele sentimento de familiaridade assim que começar a usar o Gambas. Programadores acostumados com o VB se sentirão em casa desde o início. Certamente, Gambas não é VB, e portanto os desenvolvedores acostumados com a linguagem da Microsoft precisarão estar preparados para algumas mudanças. O lado bom é que a maioria destas mudanças estão lá por alguma razão específica: para fazer uma linguagem melhor. Como já dissemos no início, Gambas procurou aproveitar boas idéias de Java e outras linguagens. Convertendo seu código legadoEntão você é um programador de VB e possui quase uma década de código fonte em uma plataforma proprietária, que muda a cada dois ou três anos. Você certamente conhece o problema de ter que adaptar-se às mudanças. No caso do VB, porém, muitas dessas mudanças foram criadas por questões mercadológicas, de forma a impulsionar as vendas. Problemas antigos são perpetuados, e os programadores sempre buscam o santo Graal. Talvez você esteja considerando mudar para uma plataforma livre, que não se coloque no seu caminho; mais do que isso, que não cobre altos tributos sobre o seu trabalho. Mas a necessidade de lidar com o código legado continua. Felizmente os desenvolvedores de Gambas já começaram a trabalhar no sentido de facilitar esta transição. Com o lançamento do script VB2Gb, a interface de projetos inteiros em VB pode ser rapidamente convertida para Gambas. O programa encontra-se na versão 0.1, e portanto existe muito espaço para melhorias. Como na maioria dos softwares livres, as melhorias dependem basicamente do feedback de seus usuários, que também podem se envolver no projeto. ConclusãoGambas é a solução mais próxima ao Visual Basic no universo do software livre. Ele não foi criado com o objetivo de imitar o VB, nem mesmo rodar código nativo do VB, mas oferece uma interface rápida de desenvolvimento baseada na linguagem BASIC. Gambas encontra-se em progresso contínuo. Sua versão atual (0.98) é considerada uma versão alfa, sujeita a mudanças. Ainda assim, Gambas já está sendo usado em aplicações complexas, como a própria IDE. Não existe pressa para lançar a versão 1.0, pois o objetivo é fazer as coisas certas desde a primeira vez. Gambas possui uma estratégia para o futuro. Entre as características que podemos esperar para os próximos meses, podemos citar:
Com Gambas, qualquer um pode começar a programar aplicações gráficas em questão de minutos, o que poderá trazer muito mais programadores e aplicações para o GNU/Linux. Por isso, podemos dizer que, assim como o OpenOffice e o Mozilla, o Gambas pode será uma ferramenta essencial para o fortalecimento do GNU/Linux no desktop. |
Em http://gambas.sf.net/download.html
encontraremos todos os detalhes sobre download e instalação para todos os
sabores de distribuição Linux. Sendo desnecessário documentar a
instalação do pacote. O objetivo principal deste tutorial é exibir os recursos da ferramenta e facilidade de criação de aplicações com o GAMBAS. |
- Login automático com SSH e Automatização da instalação (deploy) e atualização de sites com GitLinux
- Extensão Sun Presentation Minimizer para Broffice.ORGLinux
- Otimização de Desempenho em sistemas GNU/LinuxLinux
- Hardware para sistemas GNU/Linux - Dicas de Desempenho - Parte 3Hardware
- Hardware para sistemas GNU/Linux - Dicas de Desempenho - Parte 2Hardware
Leia também
Publicidade