Infra - Exchange Server

Elabore um plano de Projeto para sua Migração

Um bom gerenciamento pode previnir dificuldades na migração.

por Chris Fox



O que poderia ser mais direto ou correto que a migração de um único domínio Exchange 5.5 para Exchange 2000? Externamente, parece bastante fácil: você só precisa seguir a receita da Microsoft e a sua migração será um sucesso total, certo? Bem, com a minha experiência, quanto mais simples é um projeto, maior a chance de seu sucesso. No entanto, até mesmo uma migração que pareça tranquila pode começar a desviar do rumo e se transformar em areia movediça debaixo de seus pés. Neste artigo, oferecerei alguns conselhos sobre como medir a progressão de seu projeto e acompanhá-lo.

O plano de projeto deveria ser o primeiro passo da sua migração. Após seu plano ter sido finalizado, pelo menos uma vez por semana, pare alguns minutos para atualizá-lo e questione-se sobre alguns pontos de verificação. Para ser honesto, compartilhe os seus exercícios de ponto de verificação com os gerentes responsáveis, a fim de obter a percepção deles no progresso do projeto. Se eles pensam que o projeto não está progredindo bem, então provavelmente não está. Estas reuniões também são uma grande oportunidade para você e os gerentes ajustarem as expectativas - antes que qualquer questão se torne muito difícil de se lidar. Em seguida, mergulharei nas questões.

Primeiro, observe quanto o trabalho da semana anterior (ou o trabalho desde o seu último ponto de verificação) contribuiu para colocar o projeto adiante. Em seguida, observe como isso se compara à sua projeção original. Se 75% do tempo foi gasto em trabalho produtivo, o progresso é satisfatório.Determine também quais as tarefas que você precisa cumprir no próximo período. Se você não fizer isto, desperdiçará tempo de projeto - em outras palavras, aterrisará na areia movediça!

Por fim, se você distribuir de oito a dez horas de projeto por semana fazendo trabalhos relacionados a projetos que não avançam em direção ao objetivo do projeto, como desenvolver uma convenção de nomeação de servidores para o laboratório pela terceira vez, você estará perdendo muito tempo retrocedendo.

Primeiro, Faça a sua Lição de Casa

Seu plano de projeto, a planta para construir a infra-estrutura de migração do Exchange, deve descrever o projeto em um nível médio de detalhe. Por exemplo, incluir quantos servidores serão necessários, qual deverá ser a configuração de cada um dos servidores e qual o papel que cada servidor desempenhará. Sua atual implementação, por outro lado, exige que você saiba os passos exatos e as configurações necessárias, como: quais recipientes destinatários ou unidades organizacionais (Organizational Unit - OU) serão sincronizados no Active Directory (AD) Connector Connection Agreements cujos objetos serão sincronizados nesses recipientes e OUs, a direção em que eles serão sincronizados e o cronograma que você utilizará. Se você souber que necessitará de treinamento adicional ou terá que pesquisar para descobrir como implementar um recurso no laboratório, crie um tempo no projeto para permitir uma aula sobre Exchange 2000 ou AD e para pesquisar.

Para evitar que o tempo de projeto seja sugado pela areia movediça enquanto você obtém os detalhes, discipline-se antes de começar. Você também pode vagar perigosamente próximo à areia movediça, ao achar que está adicionando exigências ao projeto que não estavam em seu plano original ou documento de projeto. Isto é convencionalmente chamado de excesso de escopo, e a maneira como você o controla afeta o sucesso do seu projeto. Decida honestamente, se você deseja designar o tempo de projeto para implementar as exigências adicionais.

Conheça sua Equipe

Se você possui uma equipe de migração, como a maioria de nós, precisará fazer mais algumas perguntas. Primeiro, a equipe do projeto controla as tarefas específicas e os prazos finais? Você forneceu as ferramentas necessárias e hardware para que eles finalizassem as tarefas do projeto? Você se antecipa às questões que ainda não ocorreram e que poderiam lançar o projeto para fora de sua trajetória, como o seu único e experiente administrador Unix se aposentando? E último, o que diz a sua intuição?

Ao examinar todos os fatores, você sente que o projeto está progredindo satisfatoriamente? Gerenciar uma migração Exchange até a conclusão está além de obter os detalhes técnicos corretos; você também deve gerenciar o orçamento, a equipe do projeto, as expectativas do gerenciamento e o prazo e escopo do projeto. Se você puder manter todos estes fatores em equilíbrio, permanecerá em terreno sólido.

Sobre o Autor

Chris Fox é consultor de soluções sênior da Rainier Technology, onde ele se especializa em migração e implementação de sistemas corporativos de messaging.

Read more: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/59/elabore-um-plano-de-projeto-para-sua-migracao.aspx#ixzz22LOgYotu
Chris Fox

Chris Fox