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Admnistração: Desenvolvendo com o uso da inteligência - algumas sugestões do autor

Algumas sugestões do autor para quem está começando ou para quem pretende ter um pouco mais de organização ao lidar com seu projeto e no trato com o cliente.

por André Ariovaldo Santos Inácio



Antes de inciar este artigo, afirmo aqui que todas as colocações abaixo são explanações pessoais de meu ponto de vista, estando, pois, sujeitas a erro. Façam cada um seu juizo pessoal e opinem no final do artigo. Obrigado :)

A inteligência é nosso maior atributo.
Segundo o uso que se faça dela, teremos sucesso ou não em nossa vida, seja em qualquer setor em que estivermos.

Em relação à área de desenvolvimento web, não somente em aplicações dinâmicas mas em estáticas também, ou seja, simples sites institucionais ou pessoais, sem o uso de programação, o projeto poderá ser ou não bem-sucedido, segundo o método utilizado em seu planejamento. Tal planejamento inicia-se desde o momento em que mantemos o primeiro contato com nosso cliente. Vamos selecionar abaixo alguns passos importantes para que tenhamos mais chances de fechar um bom negócio e principalmente de apresentar um bom resultado.

1.) O OBJETIVO DE NOSSO TRABALHO DEVE SER SEMPRE O DE GERAR RESULTADOS E SOLUÇÕES

Tais resultados e tais soluções, não tem em primeira vista a nossa pessoa e, sim, nosso cliente. Como cliente, devemos entender que ele possui sobre nós, direitos, e nós, em relação à eles, temos deveres. Como o que todos buscamos é melhores condições de vida, devemos aplicar esta regra em nosso trabalho, oferecendo à ele ferramentas que realmente lhe dêem retorno. Se o site gerar resultados "reais", você estará qualificado na mentalidade deste cliente e será indicado, recebendo novos contatos. Pense nisso; mas pense agora.

Outra coisa: se o cliente te pede, por ex., "x", dê à ele um pouco mais além daquilo que ele te pediu. Trabalhe cada site de modo exclusivamente individual, personalizando-o o máximo possível, sem preguiça. Faça isso também com clientes "chatos".
Se você trabalhar em função de tais resultados, terá também os seus.

2.) MODOS DE ESTIPULAR PREÇOS

Tendo em vista os dias atuais, em que nem todos possuem as mesmas oportunidades e facilidades, devemos ser muito cautelosos em relação aos nossos valores e o modo de recebimento dos mesmos. Óbviamente que não vou ditar aqui valores a serem cobrados, pois cada um deve ter seus próprios métodos, mas o modo de estipular os mesmos, segundo meu ponto de vista.

- procure não criar uma tabela de preços, no que se refere ao desenvolvimento estrutural do site.

Cada cliente é diferente, ocupando posições diferentes. Por ex.: o mesmo site que você cobra "x" de um cliente de menor porte, você poderá cobrar "y" de outro cliente com condições melhores, mesmo que seja o mesmo tipo de aplicação ( estática ou dinâmica ). Você pode acreditar que perde com isso, mas muito pelo contrário, só ganha, obtendo um portfólio em expansão, agradando sua clientela, sendo indicado, tornando-se conhecido e procurado, o que ocasionará em serviços constantes e renda certa no fim do mês.

As tabelas de preço são importantes para outros setores, como planos de hospedagem e mesmo de manutenção, por exemplo. Mesmo assim, devemos sempre ter por ponto de partida o perfil de nosso cliente.

- Procure estipular seus valores sobre o projeto em geral.

Não cobre por número de páginas. Cobrar por número de páginas espanta e intimida seu cliente, gerando sempre sites muito limitados e sem efeito ( é o medo de gastar ). Além disso, dificulta teu próprio trabalho. Antes de formar um valor, analize cuidadosamente o porte do futuro site, as condições de seu cliente, o prazo de entrega desejado e firme um valor total.

- Não queira receber tudo de uma vez.

Procure dividir o recebimento em parcelas, pois além de facilitar o pagamento ao seu cliente, você estará formando uma carteira mensal que poderá chamar de salário. Se possível, abra uma conta corrente e solicite de sua agência a possibilidade de recebimento via bloquetos bancários, o que irá te assegurar ainda mais o recebimento.

- Estipule opções no modo de pagamento.

Se um site custa por exemplo R$1000,00 divida-o em alguns modos de pagamento, dando ao cliente opção de escolha. Exemplo:

à vista com 10% de desconto = R$900,00 ou,
em 2x s/ juros de R$500,00 ou,
em 4x s/ juros de R$250,00 ou,
em 6x de R$ 180,00 = R$1080,00 (ganhamos um jurinho aqui)
em 10x de R$ 120,00 = R$1200,00 (aqui mais 200,00)

Isso gera um estímulo maior de o cliente fechar contigo, em um plano que se adapte à sua necessidade. Tudo isso deverá constar em uma proposta escrita, como abordaremos adiante.

- Crie um plano de manutenção mensal.

Este plano também deve possuir opções, ou seja, não podemos fechar e obrigar o cliente a pagar uma manutenção que ele realmente não utilizará.

Podemos fazer do seguinte modo:

a.) estipulamos um valor mensal (ex. xxx,00)
Com a excessão de criação de novos scripts (sistemas), podemos afirmar que a manutenção DEVE INCLUIR TODO TIPO DE SUPORTE AO CLIENTE, como alterações gerais ( imagens, textos, flashs, scripts já existentes, layout ), adição de novas páginas, criação de campanhas internas como banners, imagens, gifs, etc.

b.) estipulamos um valor de manutenção esporádica (ex. R$ xxx,00 por página mexida ou script)
Neste segundo caso, o cliente só paga se quiser mexer.

Independente do método, o importante é o fazer notar que pra tudo tem um custo, seja ele pago mensal ou segundo as modificações.

3.) PROPOSTAS VISUAIS E ESCRITAS

Isso é indispensável!

Antes de iniciar seu projeto, leve ao cliente uma proposta visual baseada nas conversações de seu primeiro contato (briefing). Essa proposta visual nada mais é do que o layout gráfico que você planeja oferecer.

Se possível, crie em seu domínio um subdomínio, ex.: www.cliente.seusite.com.br, e ponha a proposta funcionando neste diretório. Esta proposta deverá possuir somente a página inicial, sem links para outras páginas ou simplesmente linkado com o símbolo #.

Isso é importante, pois antes de iniciar realmente o desenvolvimento em geral, o cliente poderá modificar COMPLETAMENTE sua proposta, se assim o desejar. A proposta aprovada, o trabalho se inicia.

Quanto à proposta escrita, esta deverá possuir toda a apresentação estrutural do site, informações sobre seu funcionamento, os valores de desenvolvimento, de hospedagem, de manuntenção, enfim, todos os detalhes do projeto.

Cliquem no link abaixo para visualizar um exemplo de proposta escrita ( tamanho do arquivo: 597kb ) http://www.zunz.com.br/down/proposta.doc

Obs.: PROPOSTA ESCRITA NÃO É CONTRATO!!!

Faça sempre um contrato, mesmo que seja para um cliente de confiança.

4.)TRABALHO LIMPO E ORGANIZADO

A organização é companheira fiel de um bom trabalho.

Não digo aqui a limpeza do ambiente (o que em qualquer situação é indispensável) mas a organização virtual mesmo.

Vemos companheiros de trabalho que são tão "zuados" que se confundem nas próprias aplicações. Organizar as pastas de recebimento dos arquivos é o primeiro passo para um serviço de qualidade.

Confira um exemplo abaixo:

Observe o modo de distribuição acima sugerida:

PASTA DOCS
insira nela todos os documentos deste site, como a proposta escrita, o contrato, documentos de registro de dominio, textos enviados pelo cliente, etc.

PASTA EMAILS
insira nela todos os emails que você receber deste cliente. Os emails são documentos importantes e servem de prova para qualquer eventualidade.

PASTA LAYOUTS
esta pasta é subdividida:

observe que reservamos uma pasta para os arquivos do flash ( .fla ) e para os arquivos do fireworks ( .png )

PASTA SITE
esta pasta também é subdividida:

Esta pasta é de atenção especial, pois é a pasta que irá conter os arquivos de ação de seu site ( paginas, imgs., etc )

Observe que a distribuímos em - CSS ( para receber as folhas de estilo do site ) / IMG ( imagens do site ) / FILMES ( arquivos em flash ) / e em aberto as páginas gerais do site.

Você poderá abrir novas pastas segundo sua aplicação, mas cremos que o ex. apresenta de modo claro a estrutura base do projeto.

Para a pasta IMG podemos também subdividi-la, abrindo uma nova pasta para receber as imagens do layout do site. Normalmente, nomeamos esta pasta de CAPA ou INDEX. Ao exportar os arquivos do photoshop ou do fireworks para o dreamweaver ou frontpage ( programas de edição ), salvamos estas imagens nesta subpasta. Isso ajuda a organizar seus arquivos de imagens, sem misturá-los com as imagens de outras referencias internas.

PASTA TMP
Insira aqui arquivos temporários, que poderão ser removidos posteriormente; arquivos de teste, arquivos neutros em geral.

5.) RESPEITO AO CLIENTE

Não deixe que seu mau humor de momentos interfira em seu trabalho. Busque sempre a simpatia, a honestidade, a valorização do indivíduo humano e aplique estes valores em sua meta. Isso fará de você um excelente e agradável profissional. Tenha seu cliente como seu tesouro, por mais deslocado que esse cliente se faça de seu gosto, de sua preferência; ele é seu melhor cartão de visita. Não hesite em baixar seus valores quando necessário, pois é melhor ter um valor, mesmo que inferior ao intencional, em seu bolso, do que não tê-lo; isso não quer dizer desvalorizar-se. Demonstre profissionalismo e confiança; responda às dúvidas com segurança e firmeza, demonstrando conhecimento no assunto, e quando não estiver ao seu alcance, diga que não sabe, mas que irá verificar. Não entre em barcas furadas.

Faça de seu cliente um amigo, mas que esta amizade seja verdadeira e não estimulada por interesses meramente comerciais. Valorizando seu cliente, você estará sempre seguro e pronto para o mercado.

Espero que tenha transmitido informações positivas.

Em breve estarei enviando novos artigos.

Quem quiser teclar comigo (msn), aí vai meu contato: suporte@zunz.com.br

André Ariovaldo
http://www.zunz.com.br
sac@zunz.com.br

André Ariovaldo Santos Inácio

André Ariovaldo Santos Inácio - Webdesinger, com experiência em gerência e administração.
Particularmente voltado à área da ética em aplicações web, com qualificações adquiridas no trato com clientes, onde aplica estratégias para aquisição de novos projetos.