Banco de Dados - Tamino

Tamino - Servidor XML Nativo

O Servidor Tamino é a solução ideal para o armazenamento, a troca e a recuperação de documentos XML.

por Equipe Linha de Código



Tamino - XML Server

Figura 1: Tamino - XML Server

Servidor XML Nativo

O Servidor Tamino é a solução ideal para o armazenamento, a troca e a recuperação de documentos XML. Por ser capaz de armazenar XML em seu formato nativo, o Tamino oferece desempenho e escalabilidade muito melhores que quaisquer outros bancos de dados do mercado. Além do XML nativo, o Tamino armazena dados multimídia e também pode integrar dados existentes em outras plataformas, permitindo acesso completo via Web a todos os tipos de informações.

Vantagem do XML Nativo

O Servidor XML Tamino é a solução ideal para as empresas que precisam integrar dados de diversas atividades comerciais para empregá-los em aplicações e-business baseadas na Web. O diferencial do Tamino é sua exclusiva arquitetura baseada em XML que, agregada à experiência da Software AG no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de bancos de dados corporativos de missão-crítica, oferece ao mercado uma solução de altíssima performance. Como um servidor XML nativo, o Tamino utiliza o próprio XML para estruturar, organizar e armazenar as informações. E são muitas as vantagens de armazenar o XML de forma nativa.

Antes de tudo, o armazenamento nativo garante desempenho muito superior ao de qualquer outro tipo de solução. Além da performance superior, a confiabilidade e a baixa necessidade de administração também são fatores importantes. Produtos concorrentes, adaptados ao XML, podem ser eficientes para tratar dados do tipo linhas e colunas, mas não estão preparados para manusear adequadamente dados sofisticados, como arquivos de áudio e vídeo, ou outras estruturas complexas de dados e de documentos XML, cada vez mais utilizadas nas aplicações voltadas à Web. Para suportar o XML, os bancos de dados tradicionais optaram por adicionar uma camada externa de transformação que simula o armazenamento XML, traduzindo as estruturas nativas XML em outros formatos de dados. Esta modalidade de operação, além de ser propensa a erros de tradução e proprietária de cada implementador, mostra-se ineficiente ao tratar documentos complexos. Ao evitar estes problemas, os desenvolvedores facilitam suas tarefas e garantem velocidade, confiabilidade e escalabilidade às suas aplicações.

Os esforços administrativos também são extremamente reduzidos porque o Tamino pode armazenar e processar qualquer documento XML "well-formed" e criar uma definição estrutural correspondente (DTD), mesmo se esta não existir previamente. Eventuais modificações destas estruturas podem ser efetuadas dinamicamente.

Por ser um servidor nativo XML, todas as estruturas de um documento, além dos demais padrões XML definidos pelo W3C, são suportados naturalmente pelo Servidor XML Tamino.

Tudo isto significa uma flexibilidade muito maior que aquela oferecida pelos bancos de dados tradicionais que utilizam estruturas explícitas de armazenamento, muito difíceis de modificar.

Servidor para a Internet

Os conceitos tradicionais sobre bancos de dados não oferecem as funcionalidades requeridas pelos ambientes de processamento de dados orientados à Internet. A linguagem XML (eXtended Markup Language) foi criada para facilitar a comunicação e a automação das tarefas de processamentos de dados.

O Servidor XML Tamino objetiva atender a quatro grandes áreas de atividade:

  • Aplicações Web
  • Integração de Dados
  • Troca de Dados
  • Armazenamento de dados
Esquema de funcionamento do Tamino

Figura 2: Esquema de funcionamento do Tamino

Ao oferecer capacidades de processamento nativo XML, o Servidor XML Tamino mostra-se a solução ideal para atender às necessidades de processamento e-business que requeiram:

  • Grandes volumes de processamento de dados
  • Alta robustez
  • Integração confiável de fontes de dados heterogêneas
  • Baixo consumo de recursos administrativos

Para garantir escalabilidade, o Servidor Tamino não baseia o processamento de dados XML em relacionais, tabelas, colunas e complexas operações de "join". O Servidor XML Tamino foi desenvolvido pela Software AG para armazenar dados XML sob sua forma nativa e também para suportar qualquer outro tipo de dado.

O Servidor Tamino é o primeiro sistema de gerenciamento de dados projetado diretamente para a Internet e para facilitar a integração das operações de e-business.

Principais Características

Principais características do Tamino

Figura 3: Principais características do Tamino

O Servidor XML Tamino é a plataforma ideal para descrever, gerenciar e integrar informações de diversas fontes de dados sem comprometer itens importantes, como segurança, disponibilidade e desempenho.

Baseado em um "engine" XML capaz de processar XML nativamente, o Tamino possibilita o armazenamento direto, a integração e a troca de dados XML. Isto garante excelentes níveis de desempenho e de escalabilidade por não exigir uma camada de conversão de dados XML em dados SQL, como fazem os bancos de dados relacionais que suportam XML.

Dentre as principais características do Servidor XML nativo Tamino destacam-se:

  • Mecanismo nativo de armazenamento XML para acesso rápido às bases de informações
  • Armazenamento e recuperação de dados XML via HTTP e TCP/IP
  • Aderência aos padrões utilizados pelos Servidores Web
  • Capacidade "Virtual DBMS" que possibilita integrar bases de dados já existentes
  • Interfaces com as principais ferramentas XML do mercado
  • Suporte a bases de dados "read-only"
  • Administração central baseada no uso de Web browsers

O Servidor Tamino aceita objetos XML como entrada e oferece objetos XML como saída.

Para proteger investimentos já existentes, o Servidor XML Tamino também provê acesso integrado a fontes externas de dados (como, por exemplo, bases de dados relacionais ou dados criados por aplicações típicas de ambientes de escritório).

A capacidade de administrar centralmente vários bancos de dados locais e remotos é fornecida pelo componente "Systems Management Hub", da Software AG, que pode ser utilizado a partir de Web browsers.

O Servidor XML Tamino baseia-se completamente na aderência aos padrões amplamente aceitos pela comunidade de T. I.

Figura 4:Tamino demo zone

Veja uma demonstração online do Servidor XML Tamino clicando na figura!

Equipe Linha de Código

Equipe Linha de Código