Design - Flash

Vídeo e Flash: combinação perfeita

Neste artigo irei relatar com mais detalhes a publicação de vídeo com o Macromedia Flash MX 2004.

por Igor Costa



Olá pessoal, faz um bom tempo que nós temos interagido aqui na comunidade, agora trago boas notícias. Esteé meu primeiro artigo como Macromedia Flash Team, agora pessoal vocês podem contar mais ainda comigo para o que dé e vier. Existem apenas 2 desenvolvedores brasileiros um sou eu e o outro é o Jonas Galvez, que já é MM Flash Teama um bom tempo.

Nesteartigo irei relatar com mais detalhes a“publicação de vídeo com o Macromedia Flash MX 2004”.

Tomei por base,o fato deter recebido 3 e-mails de amigos leitores que estavam tendo dificuldade em publicar vídeo com o Flash. Farei mais um detalhamento não só técnico mas também na minha visão o que funciona de fato e o que não vale a pena, levando vários pontos em consideração que temos que tomar como cuidado.

Vamos começar primeiramente com os pré-requisitos para completar a leitura desse material.
Macromedia Flash MX 2004/ MX 2004 Professional com updater 7.2
Vídeos existentes em seu computador com no máximo 20MB para facilitar nos estudos e considerar os processos mais rápidos.

Vídeo export pode ser baixado no site da Macromedia (www.macromedia.com/go/download)

Agora, antes de começar já trabalhando, vamos passar por uma simples explicação, sobre vídeos em flash, que muitos designers e desenvolvedores cometem ainda erros bárbaros de uso dessa tecnologia na hora de publicar vídeos na web.

O flash te possibilita várias formas de publicar vídeo na web, seja ele por método de importação de arquivos de formatos de mídias (MOV, AVI e MPEG), como um movie clip ou como frames de arquivos de bitmap, mas além dessas opções você pode ter n formas de fazer. Seja além dessa você pode importar arquivos de formato de vídeo em Flash, (FLV) diretamente dentro do seu filme, nesse formato de arquivo além de você puder incorporar dentro do próprio filme você pode através de Actionscript carregar externamente o mesmo arquivo forma do seu filme, tornando mais leve a sua animação para a página que irá exibir o vídeo.

Uma das considerações que devemos principalmente tomar aqui no Brasil, é o fato de muitos usuários ainda se conectam por meio de linha discada, o que torna nosso trabalho como desenvolvedor mais desafiador,ousejapropiciar a todos esses usuários um modo de tratamento diferente e que não acarretepercas de qualidade no layout do site.

O que fazer então? Existem formas de combater isso com profissionalismos, vamos a elas.

A primeira que podemos ter como solução é disponibilizar paradois tipos de conexões, como acontece com muitos controles de ActiveX de empresas como a Real Player, Microsoft, disponibilizar em velocidades baixas para 56Kpbs e 256Kpbs. Você disponibilizando isso, digamos que você foi eficiente mas não eficaz, mas que o problema foi resolvido sim, não podemos negar, mas vamos adiante e vejamos outras soluções.

Na segunda opção o que poderiamos melhorar o que na primeira não foi feito? Eis uma solução bem simples: imaginemos se caso o usuário não queira assistir o filme na hora e deseje baixar o filme para a sua máquina, então agora complica mais um pouco por que além de você combater a velocidade de conexão para melhorar o serviço para seu visitante você tem que combater outro vilão, o espaço no seu servidor para disponibilizar os arquivos, caso você tenha pensado em pegar o formato do arquivo original seja ele em MOV, AVI e MPEG além dos arquivos que já existem para usuários de conexões mais rápidas, você vai ter um sério desperdício de espaço por que vai existir os 2 FLV, 1 para baixas velocidades de conexão e 1 para altas velocidades e caso você chege a colocar um dos formatos nativos para o usuário baixar ai você vai ter mais ainda falta de espaço. A solução cabível para isso é fazer com que os mesmos arquivos já existentes sejam colocados para ser feito download, sem precisar fazer a duplicação de arquivos. Então além de termos a versabilidade e engenhosidade da primeira temos os caprichos de um programador ou designer para melhorar os serviços para os seus visitantes.

Publicar vídeos na internet até 9 anos atrás era coisa de cinema, muito trabalhoso e também não se tinha muito resultado, visto que a maioria das conexões existentes naquela epoca eram obsoletas, então publicar vídeo era tarefa perdida. Hoje em dia não é bicho de sete cabeças publicar vídeo na internet, muito pelo contrário, existem diversas tecnologias presentes que posibilitam tal feito, e também temos em mente que funciona de fato o conteúdo publicado em vídeo ao invés de textos.

Bom resta nos saber qual tecnologia de fato usar, já que dispomos de várias delas. Cabe ao desenvolvedor criar a que melhor satisfaça a qualidade e a finalidade do que se está produzindo. Eu particularmente não gostaria de opinar sobre o que é certo ou o que é errado, mas também não ficaria calado ao ver tecnologias que se dizem "modernas" estarem realmente na era das cavernas, seria muita falta de coragem da minha parte ficar calado e deixar você futuro desenvolvedor ir pelo caminho errado. Então qual solução seria utilizável " Flash Video", por que? essa será o tema da próxima matéria, onde iremos continuar falando dos benefícios e já começando a trabalhar com modelos pré-definidos de grande sucesso, explicando vantagens e desvantagens da mesma.

Dúvidas ou sugestões é só enviar um e-mail para duvidas@igorcosta.com, um grande abraço a todos e até a próxima.

Igor Costa

Igor Costa - Igor Costa é consultor e desenvolvedor freelancer com 7 anos na plataforma Flash, escreve para o linha de código e revistas IT relacionadas, Igor é ex-membro Team da Macromedia para Flash. em seu site igorcosta.com, você encontra um pouco mais sobre o autor.
Atualmente presta consultoria e desenvolve em São Paulo Capital onde escolheu para morar.