Desenvolvimento - Mobile

Desenvolvendo Pocket Application com o Visual Studio.net 2005 - Whidbey (Parte 1)

A Microsoft tem uma cultura já muito conhecida que é a inovação de produtos e principalmente de IDEs e ambientes gráficos de seus softwares...

por Max Mosimann Netto



A Microsoft tem uma cultura já muito conhecida que é a inovação de produtos e principalmente de IDEs e ambientes gráficos de seus softwares. E já era de se esperar uma nova e sensacional IDE para o Visual Studio.net 2005codinome Whidbey, principalmente no módulo de desenvolvimento de sistemas para Smart Devices.

Podemos ver as mudanças já na primeira vez que o VS.net 2005 é executado. Uma tela é exibida perguntando ao desenvolvedor qual o tipo de projeto que ele mais desenvolve, e informa que se ele escolher por exemplo Desenvolvimento de Aplicações para Web ou qualquer outro, a IDE será otimizada parao tipo de desenvolvimento escolhido. Usei a opção que engloba todos os tipos de projeto.

Quando escolhemos criar um novo projeto, podemos ver que as mudanças continuam, pois o sistema de criação baseado em templates e tipos de projetos também foi reformulado, como podemos ver na Figura 1.


Escolhemos então o tipo de projeto com o qual iremos trabalhar, no caso "Pocket PC 2003 Application".

O antigo sistema de desenho (design) foi reformulado ao ponto de oferecer ao desenvolvedor a sensação de estar "montando" sua aplicação diretamente no dispositivo (Pocket PC). Essa inovação permitiu que codificações antes um tanto complicadas fossem simplificas, como éo caso dos botões e direcional oferecido pelos equipamentos, como vemos na Figura 2.


Ao clicarmos em um dos botões ou direcional oferecido pelo dispositivo, podemos codificar ações para esses objetos, como podemos ver na Figura 3.


Outra coisa realmente sensacional, foram os novos controles incorporados a .NET Compact Framework 2.0. Agora ficou muito mais simples criar sistemas para smart devicescom recursos semelhantes aos sistemas desktop.
Abaixo estão os controles disponíveis na primeira versão da .NET Compact Framework e os controles disponíveis na nova versão:



Podemos observar que com os novos controles podemos ter mais acesso direto a recursos prontos, e não necessitamos criar componentes para criar comportamentos antes não inclusos na linguagem.

Na próxima parte deste artigo, irei explorar os novos recursos de desenvolvimento, propriedades e eventos dos componentes.

Abraços,
Max Mosimann Netto
Max Mosimann Netto

Max Mosimann Netto - Fundador e coordenador do grupo Codificando.net (http://www.codificando.net). Atualmente presta consultoria na área de mobile business, desenvolvendo aplicações para web, pocket, celular e smartphone.
TheSpoke: http://br.thespoke.net/MyBlog/max/MyBlog.aspx