Desenvolvimento - C#

Desenvolvendo aplicações no Mono usando o C# com o QT#

O objetivo deste tutorial é orientar no processo de instalação do QT# para em seguida criar as aplicações através do mesmo usando o Mono.

por Rogério Pereira Araújo



Propósito:

- O objetivo deste tutorial é orientar no processo de instalação do QT# para em seguida criar as aplicações através do mesmo usando o Mono.

Ambiente Utilizado:

- Linux
- Kate (Editor Avançado do KDE)
- Mono 1.0.1
- QT Libs

Faça o download dos arquivos:

- qtc-qtsharp-0.7a.tar.bz2
http://prdownloads.sourceforge.net/qtcsharp/qtc-qtsharp-0.7a.tar.bz2?download

- qtsharp-0.7.1.tar.bz2
http://prdownloads.sourceforge.net/qtcsharp/qtsharp-0.7.1.tar.bz2?download

Compilando e instalando o qtc-qtsharp:

- tar xjvf qtc-qtsharp-0.7a.tar.bz2

- qmake "INSTALLDIR=/pasta/do/mono"

- make

- make install

Agora compile e instale o qtsharp:

- tar xjvf qtsharp-0.7.1.tar.bz2

- qmake "INSTALLDIR=/pasta/do/mono"

- make

- make install

Criando a aplicação:

- Utilizando o seu editor preferido copie e cole o seguinte código:

 using System;
 using Qt;

 public class OlaQt : QVBox{
   QPushButton botao;

   //Construtor
   public OlaQt(){
     //chamando o metodo que vai adicionar os componentes a janela
     init();
   }

   public static void Main(string[] args){
       //Para toda aplicação QT# você precisa criar uma instancia do objeto QApplication
       QApplication app = new QApplication(args);
       //Criando uma instancia do objeto OlaQt
       OlaQt olaqt = new OlaQt();
       //Precisamos definir o Widget principal da aplicação, que neste caso é OlaQt, herdado de QVBox
       app.SetMainWidget(olaqt);
       //Exibe a instãncia de OlaQt na tela
       olaqt.Show();
       //Inicia a execução da aplicação
       app.Exec();
   }

   //Metodo de inicializacao dos compónentes
   public void init(){
     //criando o botao
     botao = new QPushButton(new QString("Clique em mim!"), this);
     //associando um metodo para responder ao evento do clique no botao
     Connect(botao, SIGNAL("clicked()"), SLOT("button_Clicked()"));
   }
   //Evento do clique no botao
   public void button_Clicked(){
     //ao clicar no botao escreva isso no console
     Console.WriteLine("botao clicado!");
   }                               
 }

Como podemos ver, a criação de aplicações QT# usando o C# é algo relativamente fácil, onde os únicos detalhes a se observar são a instanciação do objeto QApplication e a forma de definir eventos para os componentes visuais, como um botão no exemplo acima citado.

Rogério Pereira Araújo

Rogério Pereira Araújo - Consultor de Informática da Druid Internet Systems, desenvolvedor de soluções em busca corporativa, mobilidade e gestão de negócios, possui experiência em diversas tecnologias como Python, Bash, SQL, Perl, Java (JSF, J2ME, EJB), .NET (ASP.NET, Compact Framework), PHP, XML (SOAP e XQuery) e Delphi. Colaborador da revista webmobile e de vídeo-aulas para a JavaMagazine.
http://faces.eti.br