Desenvolvimento - C#
Desenvolvendo aplicações no Mono usando o C# com o QT#
O objetivo deste tutorial é orientar no processo de instalação do QT# para em seguida criar as aplicações através do mesmo usando o Mono.
por Rogério Pereira Araújo- O objetivo deste tutorial é orientar no processo de instalação do QT# para em seguida criar as aplicações através do mesmo usando o Mono.
Ambiente Utilizado:
- Linux
- Kate (Editor Avançado do KDE)
- Mono 1.0.1
- QT Libs
Faça o download dos arquivos:
- qtc-qtsharp-0.7a.tar.bz2
http://prdownloads.sourceforge.net/qtcsharp/qtc-qtsharp-0.7a.tar.bz2?download
- qtsharp-0.7.1.tar.bz2
http://prdownloads.sourceforge.net/qtcsharp/qtsharp-0.7.1.tar.bz2?download
Compilando e instalando o qtc-qtsharp:
- tar xjvf qtc-qtsharp-0.7a.tar.bz2
- qmake "INSTALLDIR=/pasta/do/mono"
- make
- make install
Agora compile e instale o qtsharp:
- tar xjvf qtsharp-0.7.1.tar.bz2
- qmake "INSTALLDIR=/pasta/do/mono"
- make
- make install
Criando a aplicação:
- Utilizando o seu editor preferido copie e cole o seguinte código:
using System; using Qt; public class OlaQt : QVBox{ QPushButton botao; //Construtor public OlaQt(){ //chamando o metodo que vai adicionar os componentes a janela init(); } public static void Main(string[] args){ //Para toda aplicação QT# você precisa criar uma instancia do objeto QApplication QApplication app = new QApplication(args); //Criando uma instancia do objeto OlaQt OlaQt olaqt = new OlaQt(); //Precisamos definir o Widget principal da aplicação, que neste caso é OlaQt, herdado de QVBox app.SetMainWidget(olaqt); //Exibe a instãncia de OlaQt na tela olaqt.Show(); //Inicia a execução da aplicação app.Exec(); } //Metodo de inicializacao dos compónentes public void init(){ //criando o botao botao = new QPushButton(new QString("Clique em mim!"), this); //associando um metodo para responder ao evento do clique no botao Connect(botao, SIGNAL("clicked()"), SLOT("button_Clicked()")); } //Evento do clique no botao public void button_Clicked(){ //ao clicar no botao escreva isso no console Console.WriteLine("botao clicado!"); } }
Como podemos ver, a criação de aplicações QT# usando o C# é algo relativamente fácil, onde os únicos detalhes a se observar são a instanciação do objeto QApplication e a forma de definir eventos para os componentes visuais, como um botão no exemplo acima citado.