Infra - Windows Server

Utilizando o ASR (Automated System Recovery) para Recuperação de Desastres

Com o ASR, podemos criar conjuntos regulares de “backups”, que podem fazer parte de um plano de “Recuperação de Desastres”, e pode ser usado como a última saída em casos de falhas, após já termos esgotado outras alternativas de recuperação.

por Danilo Bordini



Introdução

Imagine a seguinte situação: segunda-feira, de manhã, você acaba de instalar um novo software ou aplicativo em um servidor de produção, talvez até mesmo um controlador de domínio. Após a instalação, durante o boot, a seguinte mensagem surge: "NTLDR is missing. Press any key to continue". Frio na barriga, você tenta um novo boot, agora em modo de segurança, depois, em modo de última configuração válida, e nada. Seu servidor não quer colaborar... E você precisa dele operando o mais rápido possível. Bem, parece que a única solução é reinstalar o Windows novamente, os patches, aplicativos, drivers, templates de segurança, etc,etc,etc....

Para tais situações críticas é que se enquadra muito bem o ASR - Automated System Recovery, ou, Recuperação do Sistema Automatizada, recurso implementado primeiramente no Windows XP, e disponibilizado para os servidores da família Windows Server 2003.

Com o ASR, podemos criar conjuntos regulares de "backups", que podem fazer parte de um plano de "Recuperação de Desastres", e pode ser usado como a última saída em casos de falhas, após já termos esgotados outras alternativas de recuperação.

Como o ASR funciona

O ASR trabalha junto com o "Windows Setup" para reconstruir as configurações de armazenamento e de discos físicos de um servidor, incluindo as partições e arquivos de "inicialização" e "sistema", permitindo que o servidor volte a operar corretamente. Este processo inclui o uso de um "disquete ASR", que contém informações de armazenamento antes do desastre, que são utilizadas para a restauração do servidor. Após uma restauração completa de ASR, basta que você restaure os dados de usuários ou arquivos de aplicações.

» Atenção

O ASR não inclui arquivos ou partições que não estão nas partições de "inicialização" e "sistema". Assim, quaisquer dados de usuários que porventura tenham sido perdidos, devem ser restaurados através de uma política de backup. O ASR NÃO substitui a política de backup de dados dos usuários ou demais informações. Deve ser utilizado em conjunto com tais procedimentos.

Criando um backup ASR

O ASR pode ser dividido em 2 componentes: backup e restore. O componente "backup" pode ser acessado através da própria ferramenta de backup do Windows (ntbackup.exe), selecionando a opção "Automated System Recovery Preparation Wizard", conforme ilustração abaixo:


Figura 1

O próximo passo é definir onde o arquivo de backup (.bkf) será gravado, conforme ilustrado abaixo:


Figura 2

O arquivo gerado contém as seguintes informações:

- System State: conjunto de informações pertencentes ao sistema operacional essenciais para seu bom funcionamento. Incluem o registro, a base do COM+, arquivos do sistema e de boot, e arquivos do Windows File Protection. O System State pode incluir também a base de Certificados (caso o servidor seja um servidor de Certificados), a base do Active Directory, mais a pasta SYSVOL (caso o servidor seja um controlador de domínio), informações de cluster (caso ele seja nó de um cluster) e a Metabase do IIS (caso o IIS esteja instalado).

Este arquivo pode ser copiado ou gerado numa mídia removível (uma mídia de CD, por exemplo), para que o processo de restauração ocorra corretamente.

Após a geração do arquivo de backup (.bkf), o "Wizard" nos solicita um disquete. Este disquete contém informações sobre o backup, as configurações de disco (incluindo discos básicos e volumes dinâmicos, e como se deve proceder para uma restauração). Uma mensagem, conforme ilustrado abaixo, indica que o processo foi finalizado corretamente.


Figura 3

A ilustração abaixo indica o conteúdo gerado em disquete pelo ASR:


Figura 4

Restaurando um backup ASR

O componente "restore" do ASR pode ser acessado do seguinte modo:

  • Reinicie o servidor com o CD de instalação do Windows Server;
  • Durante o modo texto do setup, pressione a tecla F2;
  • O ASR, então, lê as informações de disco do servidor a partir do disquete gerado e restaura todas as assinaturas, volumes e partições necessários para que o servidor possa ser iniciado corretamente (estes discos são conhecidos como "discos críticos")
  • O ASR então, faz uma instalação simples do Windows, e automaticamente, inicia a restauração do sistema a partir do arquivo .bkf criado pelo "Automated System Recovery Preparation Wizard". Todos os dispositivos "Plug and Play" também são detectados e instalados.

Após esta instalação, se necessário, deve-se fazer uma restauração dos dados dos usuários ou outras informações que não estejam nas partições de inicialização ou sistema.

Dicas e Melhores práticas

  • Execute o ASR regularmente, se possível de maneira automatizada (isto pode ser feito através do "Schedule Tasks" do próprio Windows Server);

  • Certifique-se que a mídia que contém o arquivo .bkf estará disponível em caso de necessidade de uma restauração (não seria muito lógico deixar este arquivo gravado, por exemplo, na partição de sistema do servidor...);

  • Lembre-se que o ASR não faz backup de partições ou volumes que não sejam a de inicialização ou sistema. Assim, tenha uma política de backup para tais informações. Se você estiver usando o próprio backup do Windows Server, a opção "All information on this computer", do "Backup Wizard", além de copiar todos os arquivos e dados de usuários, também gera o backup ASR.

  • Certifique-se de que os arquivos Asr.sif e Asrpnp.sif, gerados em disquete pelo ASR, estejam disponíveis e protegidos. Se o disquete que contém estes arquivos estiver danificado, pode-se recuperá-los da pasta systemroot\Repair. Estes arquivos também podem ser copiados manualmente para uma outra localização, para aumentar o nível de proteção.

  • Como política de recuperação de desastres, o serviço de RIS (Remote Installation Services) pode ser utilizado em conjunto com o ASR para prover um processo totalmente automatizado de recuperação. Para maiores informações sobre isto, acesse o documento "Designing RIS Installations"

  • O ASR substitui o ERD (Emergency Repair Disk), introduzido junto com o Windows 2000. Porém, o ERD não formatava ou re-configurava os discos durante o processo de restauração de arquivos danificados ou perdidos. O ASR, ao contrário, sempre formata a partição de boot e pode formatar, se necessário, a partição de sistema.

Conclusão

Podemos concluir que o ASR de forma alguma substitui uma boa política de backup (incluindo testes de recuperação) dos dados críticos, incluindo informações de usuários. Porém, se planejado junto com esta política, se torna uma ferramenta poderosa de recuperação de desastres, sendo possível restaurar um servidor danificado em minutos. E logicamente, vai poupar um bom esforço dos administradores de rede e sistemas.

Danilo Bordini

Danilo Bordini - MCSE, MCSA on Windows 2000
MVP Windows Server