Desenvolvimento - SEO

Otimização de imagens: Oportunidade de branding

Veja neste artigo a importância de se otimizar uma imagem para melhorar o seu posicionamento nos buscadores.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



Com um grande publico utilizando a ferramenta e uma concorrência relativamente baixa a otimização de imagens focando em branding de marca é uma boa saída, veja abaixo algumas dicas para otimizar as imagens do seu site e aproveitar essa exposição para o posicionamento da sua marca ou serviço.

Se você tem algum termo concorrido essa é uma ótima saída, o Google geralmente mostra 6 imagens na listagem orgânica para algumas buscas.

As imagens mostradas nas páginas de resultados de busca orgânica raramente recebem cliques que gere algum tipo de conversão, mas oferecem grandes oportunidades de marketing. Como assim você pode chamar a atenção para o seu nome com uma imagem tão pequena e ninguém clicar nela? Neste artigo vou descrever como os sites comerciais podem se beneficiar da pesquisa de imagens.

Propaganda em imagem

Figura 1: Propaganda em imagem

Pesquisa de imagens o Google Image Search

A maioria das consultas de pesquisa no Google pesquisa de imagens não são muito competitivas. As imagens que são listadas na busca orgânica raramente são resultados de um grande trabalho de SEO.

Antes de tudo aprenda a otimizar imagens

Com mais de um bilhão de pageviews por dia, o Google Image Search pode ser uma excelente fonte de tráfego. Leve em consideração os pros e os contras para o seu negócio antes de iniciar um trabalho de otimização de imagens.

Por que você deseja classificar Em busca da imagem?

Para algumas empresas, ter suas imagens indexadas e classificadas em qualquer mecanismo de busca é apenas uma inconveniência dependendo do negócio. Para outros é uma grande fonte de tráfego e clientes potenciais.

Existem muitos sites/empresas que se beneficiam da classificação de suas imagens. Alguns exemplos aqui são:

Fotógrafos: Enquanto fotógrafos legitimamente queixaram de ter seu trabalho levado e utilizado sem autorização, imagens ranking é uma oportunidade de começar sua arte a partir de potenciais compradores.

Sites de vendas Imagem: Para sites que vendem imagens é, obviamente, um grande benéfico ter suas imagens no topo das buscas.

Otimizando suas imagens

De uma maneira geral, precisamos indicar ao Google do que se trata a nossa imagem.

Primeiramente tenha uma imagem com uma ótima qualidade e que seja relevante para aquele nicho.

Nome da imagem

Depois de passar as imagens de sua câmera digital para o seu computador, você provavelmente vai acabar com elas nomeada com alguma sequência alfa numérica. Caso você suba ela diretamente para o seu servidor você terá um resultado parecido com esse www.yourdomain.com/images/dsc000043.jpg. Coloque nomes que descreva o conteúdo da imagem cuidado para não criar nomes extensos mas tente descrever sobre o conteúdo central da imagem.

Tag Alt

Adicionar alt tags a suas imagens serve para duas funções de otimização. A primeira consiste em associar a imagem diretamente com o texto. A segunda é a de dar aos motores de busca um conjunto de informações para usar como âncora. Veja no vídeo abaixo o pronunciamento do Matt Cutts falando sobre a importância das tags alt. Pense sempre em usar um texto curto, objetivo e descritivo na tag alt. Procure usar imagens dentro de seu contexto. Procure produzir um bom conteúdo!


Tag title

Para reforçar a relevância da imagem é interessante usar também a descrição do alt na tag <title> da imagem, assim quando alguém passa o mouse sobre a imagem aparece conteúdo da tag <title>. Há argumentos se esse atributo realmente é um fator de posicionamento mas não existe nada muito concreto falando sobre esse assunto mesmo assim preencha essa tag não vai doer nada e acima de tudo é muito útil para o usuário.

Como mencionei anteriormente, existem alguns problemas em otimizar suas imagens. O maior problema é o roubo. Dependendo da aplicação, você vai querer colocar marca d’água em suas imagens. Enquanto você pode querer manter as imagens sem o logotipo livre para uso se você é um blogueiro de viagens, fotógrafo profissional, etc, você pode querer marca d’água nas suas imagens o seu nome de domínio, ou empresa . Elas ainda podem ser tomadas, mas que certamente vai ser mais fácil de encontrar e se eles são, pelo menos você está recebendo alguma publicidade gratuita.

Se você vende uma variedade de flores azuis, não deixe de tirar suas próprias fotos não dependa do fabricante. O Google pode não ser perfeito ainda, mas tenha certeza que ele esta trabalhando pesado para chegar próximo a perfeição. O Panda foi criado justamente para combater o conteúdo duplicado. Se você quiser que suas imagens fiquem bem posicionadas no futuro, tenha certeza de que sua foto “única”.

Leve sempre em consideração o contexto do seu projeto de otimização antes de aplicar qualquer dica que você esteja lendo, uma técnica interessante é otimizar imagens com o seu logo por exemplo para que seja gerada algum branding.

Veja no exemplo abaixo o resultado de uma imagem otimizada.

Imagem otimizada

Figura 2: Imagem otimizada

Depois de fazer o trabalho de otimização acompanhe pelo webmaster tools a quantidade de impressões que estão sendo geradas para aquela imagem, pegue os termos com maior número de impressões e faça uma busca manual para saber se a sua imagem esta se destacando no meio da multidão. Então faça testes, relacione imagens que traduzam o seu conteúdo utilizando de humor, ironia ou quem sabe até algo que choque seus leitores.

Resultados de pesquisa para busca de imagem oferecem muitas possibilidades e a concorrência é ainda bastante baixa. Torne-se um especialista em SEO de imagem e desfrute dos benefícios de ter imagens bem posicionadas, enquanto você ainda pode.

Use a criatividade infelizmente não existe uma receita pronta que vai resolver todos os nossos problemas de SEO, fique de olho no mercado e estude o seu concorrente, as possibilidades aumentam cada dia mais, não esqueça jamais que o seu alvo final é o usuário e que o Google é apenas um meio então nada de fazer técnicas horrendas que foquem apenas no robô do Google. Teste novas técnicas e aprenda com elas.

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.