Desenvolvimento - SEO

Dicas para criar uma campanha de sucesso no Adwords

Veja neste artigo como criar e gerenciar campanhas de sucesso no Google Adwords, irei abordar algumas dicas sobre como obter bons resultados.

por Paulo Henrique Mendes da Silva



Já é de conhecimento de praticamente todos que tem algum contato com o Google Adwords que o lance não é o único fator para o posicionamento de um anuncio, abaixo darei algumas dicas para otimizar sua campanha no Adwords.

Este artigo será melhor compreendido se você já estiver familiarizado com o Google Adwords e domine as ferramentas básicas e entenda o funcionamento da ferramenta, em breve escreverei mais artigos explicando cada tópico aqui abordado mais a fundo.

Use palavras-chave no texto do anúncio

Mostrepara o usuário e para o Googleque o anúncio é relevante. O Google irá exibir as palavras-chave de busca em negrito em seu anúncio se elasestiverem presentes no anuncio. Isso ajuda o seu anúncio a se destacar da multidão, esse também é um dos fatores que aumenta a qualidade do anuncio fazendo com que você pague menos e consiga melhores posições.

Organize os grupos de anuncio

Em vez de ter um único grupo de anuncios com uma grande lista de palavras-chavecrie varios grupos de acordo com o nicho de produtos e cada subproduto.

Não comece a campanha com CPC baixo

O Adwords determina a colocação tanto pelo valor do lance quanto pelo CTR (taxa de cliques). Para ganhar um CTR alto, você primeiro precisa lógicamente gerar alguns cliques. Pesquise o valor médio do CTR da palavra e sempre inicie com um valor um pouco acima da média que a ferramenta de palavras chaves forneceu para que o seu anúncio seja visto no início dos resultados de pesquisa. Assim que o CTR de suas palavras for subindo abaixe gradativamente o valor do CPC, você vai notar que mesmo pagando um valor mais baixo o seu anuncio continuara nas primeiras posições.

Defina o orçamento diário maior que o Google recomenda

Se você definir o seu orçamento diário muito baixo, seu anúncio será exibido de forma intermitente. Isto não é o que você quer você sempre quer que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisar por palavras-chave relacionadas à sua campanha. Controle o gasto com sua campanha através de outros meios, por exemplo,empregando palavras-chave negativas, utilizando correspondências exatas, a segmentação por região e ajustando os lances das palavras chaves.

Evite guerra de lances

Não desperdice dinheiro entrando em guerras de lances para um punhado de palavras-chave de alto volume. Em vez disso, expanda sua lista de palavras-chave para incluir palavras-chave mais específicas que têm um menor volume de pesquisa. Coletivamente, essas palavras-chave irá atingir o volume de pesquisa de palavras-chave mais caras. Seu CPC vai cair drasticamente usando essa tática. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para expandir sua lista de palavras-chave.

Use palavras-chave negativas

O seu anúncio não será exibido se a pesquisa inclui uma palavra-chave negativa na sua campanha. Adicione palavras-chaves negativas em intervalos regulares. Como sua lista de palavras-chave negativas cresce, o CTR do seu grupo de anúncios vai aumentar,algumas palavras chaves negativas se encaixam bem para diversos nichos de campanha, veja o exemplo abaixo:

  • Gratis
  • Livre
  • Como se faz
  • Como funciona
  • Aonde
  • Dicas

Estude o seu nicho e descubra palavras que possam acionar seus anuncios, mas que não tem relação com eles.

Crie campanhas separadas para rede de display e rede de pesquisa.

Muitas pessoas perdem dinheiro usando o Adwords quando o site é inundado com hits de anúncios de conteúdo. A maioria das pessoas não percebe que a exibição de anúncios na rede de display do Google é ativada por padrão. Ou desative a exebição na rede de display ou crie uma campanha separada.

Teste variadas versões de anuncios

Aproveite o recurso do Google que permite vários anúncios a ser criado e rodado dentro de um único grupo de anúncios. Teste textos de anúncio diferente e veja qual versão funciona melhor, tanto do ponto de ROI e perspectiva CTR. O melhor anúncio vai levar a um maior CTR e lances mais baixos para a posição mesmo anúncio.

Paulo Henrique Mendes da Silva

Paulo Henrique Mendes da Silva - Trabalha ha oito anos na área de tecnologia com vivencia na área de hardware, redes, SEO, PPC e Web analytics, conta também em seu currículo com quatro anos de experiência como instrutor de informática, atualmente trabalha como analista de SEO, desenvolvedor front-end e se dedica ao estudo do marketing de busca. www.aglink.com.br.