Desenvolvimento - SEO
Dicas para criar uma campanha de sucesso no Adwords
Veja neste artigo como criar e gerenciar campanhas de sucesso no Google Adwords, irei abordar algumas dicas sobre como obter bons resultados.
por Paulo Henrique Mendes da SilvaJá é de conhecimento de praticamente todos que tem algum contato com o Google Adwords que o lance não é o único fator para o posicionamento de um anuncio, abaixo darei algumas dicas para otimizar sua campanha no Adwords.
Este artigo será melhor compreendido se você já estiver familiarizado com o Google Adwords e domine as ferramentas básicas e entenda o funcionamento da ferramenta, em breve escreverei mais artigos explicando cada tópico aqui abordado mais a fundo.
Use palavras-chave no texto do anúncio
Mostrepara o usuário e para o Googleque o anúncio é relevante. O Google irá exibir as palavras-chave de busca em negrito em seu anúncio se elasestiverem presentes no anuncio. Isso ajuda o seu anúncio a se destacar da multidão, esse também é um dos fatores que aumenta a qualidade do anuncio fazendo com que você pague menos e consiga melhores posições.
Organize os grupos de anuncio
Em vez de ter um único grupo de anuncios com uma grande lista de palavras-chavecrie varios grupos de acordo com o nicho de produtos e cada subproduto.
Não comece a campanha com CPC baixo
O Adwords determina a colocação tanto pelo valor do lance quanto pelo CTR (taxa de cliques). Para ganhar um CTR alto, você primeiro precisa lógicamente gerar alguns cliques. Pesquise o valor médio do CTR da palavra e sempre inicie com um valor um pouco acima da média que a ferramenta de palavras chaves forneceu para que o seu anúncio seja visto no início dos resultados de pesquisa. Assim que o CTR de suas palavras for subindo abaixe gradativamente o valor do CPC, você vai notar que mesmo pagando um valor mais baixo o seu anuncio continuara nas primeiras posições.
Defina o orçamento diário maior que o Google recomenda
Se você definir o seu orçamento diário muito baixo, seu anúncio será exibido de forma intermitente. Isto não é o que você quer você sempre quer que seu anúncio seja exibido quando alguém pesquisar por palavras-chave relacionadas à sua campanha. Controle o gasto com sua campanha através de outros meios, por exemplo,empregando palavras-chave negativas, utilizando correspondências exatas, a segmentação por região e ajustando os lances das palavras chaves.
Evite guerra de lances
Não desperdice dinheiro entrando em guerras de lances para um punhado de palavras-chave de alto volume. Em vez disso, expanda sua lista de palavras-chave para incluir palavras-chave mais específicas que têm um menor volume de pesquisa. Coletivamente, essas palavras-chave irá atingir o volume de pesquisa de palavras-chave mais caras. Seu CPC vai cair drasticamente usando essa tática. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para expandir sua lista de palavras-chave.
Use palavras-chave negativas
O seu anúncio não será exibido se a pesquisa inclui uma palavra-chave negativa na sua campanha. Adicione palavras-chaves negativas em intervalos regulares. Como sua lista de palavras-chave negativas cresce, o CTR do seu grupo de anúncios vai aumentar,algumas palavras chaves negativas se encaixam bem para diversos nichos de campanha, veja o exemplo abaixo:
- Gratis
- Livre
- Como se faz
- Como funciona
- Aonde
- Dicas
Estude o seu nicho e descubra palavras que possam acionar seus anuncios, mas que não tem relação com eles.
Crie campanhas separadas para rede de display e rede de pesquisa.
Muitas pessoas perdem dinheiro usando o Adwords quando o site é inundado com hits de anúncios de conteúdo. A maioria das pessoas não percebe que a exibição de anúncios na rede de display do Google é ativada por padrão. Ou desative a exebição na rede de display ou crie uma campanha separada.
Teste variadas versões de anuncios
Aproveite o recurso do Google que permite vários anúncios a ser criado e rodado dentro de um único grupo de anúncios. Teste textos de anúncio diferente e veja qual versão funciona melhor, tanto do ponto de ROI e perspectiva CTR. O melhor anúncio vai levar a um maior CTR e lances mais baixos para a posição mesmo anúncio.