Desenvolvimento - PHP
O CakePHP 3.0 já está no forno!
Veja neste artigo as principais novidades sobre o nome CakePHP 3.0.
por Thiago BelemDesde sua criação, mais de 7 anos atrás, o CakePHP criou vida própria. Seu principal objetivo sempre foi o de capacitar os desenvolvedores com ferramentas e bibliotecas que são fáceis usar e de aprender, (…). Tivemos vários grandes lançamentos ao longo destes anos e uma comunidade cada vez maior. Sendo um dos frameworks mais populares lá fora, e provavelmente o primeiro (!), conseguido também uma série de críticas da comunidade de desenvolvedores em geral. Nós aceitamos e aprendemos com nossos erros para continuar a construir o melhor framework de PHP que existe.
CakePHP é conhecido por ter um ritmo muito lento de adoção coisas novas e isso tem servido muito bem para sua comunidade. Quando estávamos fazendo a versão 2.0, decidimos manter suporte à versão 5.2 do PHP por vários motivos e - por causa disso - não pudemos inovar tanto quanto queríamos, mas essa foi uma excelente escolha, dado o ambiente geral sobre as soluções de hospedagem e de adoção geral do PHP 5.3.
Um olhar para o passado lembrou-nos que éramos grandes inovadores em PHP, trazendo recursos para desenvolvedores que poucos sonharam possível fazer com esta linguagem. Agora, é hora de olhar para frente, no futuro, e decidir em ficar na nossa zona de conforto ou ter de volta nossa posição de liderança como inovadores.
Por isso, é com grande entusiasmo que anunciamos que estamos colocando investindo nossos esforços em trazer-lhe a próxima versão do CakePHP. Versão 3.0 vai aproveitar os novos recursos do PHP 5.4 e incluirá uma mudança importante em nossos Models e sistema de banco de dados. CakePHP 3.0 não estará pronto menos de 6 ou 8 meses e nós consideramos que, dado o aumento soluções baratas de hospedagem cloud e lançamento de novas versões de sistemas operacionais, não há melhor momento para “saltar sobre” a versão mais atual estável do PHP.
Como você já deve saber, PHP 5.4 oferece características impressionantes que introduzem novos conceitos úteis e soluções interessantes para problemas antigos. Closures, traits, suporte multibyte são de grande utilidade para implementações adequadas de funcionalidades avançadas de frameworks, que temos em mente há muito tempo. Também há a nova sintaxe, que torna o PHP mais agradável para escrever tanto para aplicações de pequenas quanto complexas, sem perder a sempre bem-vinda melhoria de performance e desempenho.
Temos um recente porém bem definido roadmap para o que queremos realizar na próxima versão e você está convidado a contribuir e sugerir o que vem a seguir:
- Abandonar o suporte ao PHP 5.2.x, ficando com o PHP 5.4 + apenas
- Adicionar namespaces apropriados para todas as classes. Isto tornará mais fácil a reutilização de classes fora do CakeP, usar bibliotecas externas e, finalmente, sem chances de colisões entre as classes da aplicação e do core
- Uso de traits onde for possível
- Melhorar o processo de inicialização para permitir um maior controle do desenvolvedor e melhor desempenho
- Mudanças na camada Model:
- Models retornando objetos a partir das consultas
- Paradiga de Datamapper
- API Rica de consulta (query)
- Suporte para qualquer tipo de banco de dados
- Suporte a drivers de banco de dados, tanto os nativos quanto via PDO
- Melhoras no mecanismo de rotas (Router):
- Torná-lo mais rápido
- Remover parâmetros nomeados
- Adicionar suporte para rotas nomeadas
- Rotas com prefixos inteligentes
- Sintaxe encurtada de URLs
Como você pode imaginar a maior parte do tempo será gasta em reescrever a camada de modelo, mas também será um dos mais poderosos recursos que o CakePHP 3.0 irá ter. Sua nova arquitetura baseada nas funcionalidades do PHP 5.4 irá oferecer um conjunto mais fácil e mais poderoso de ferramentas para construir aplicações web rapidamente.
Estamos sempre à procura de pessoas diferentes que têm uma visão sobre o desenvolvimento de software, você está interessado em ajudar? Não há melhor momento para iniciar o envio de correções e se tornar um membro da equipe principal!
Tradução livre do artigo original.Artigo originalmente publicado por Thiago Belem: O CakePHP 3.0 já está no forno!