Desenvolvimento - SEO
Como conseguir links para o seu site
Neste artigo vou tentar explicar como podemos conseguir com que outros sites dêem links para o nosso, o chamado backlink.
por Paulo Henrique Mendes da SilvaPode não parecer, mas conseguir links para o seu site é mais simples do que você imagina ou do que você escuta por ai, faça um conteúdo de qualidade e apenas observe os números crescerem, ops! Foi mau,o processo é um pouquinho mais trabalhoso, porém o resultado é certo. Os links na Internet podem ser comparados à propaganda boca a boca, a ideia básica dessa técnica é conseguir que outros sites tenham links apontando para o seu site assim sua popularidade aumenta e seu site é listado nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas, atualmente aqui no Brasil posso dizer que o foco da grande maioria dos donos de site é a primeira página do Google, a quantidade de links que apontam para o seu site é um dos muitos fatores que os mecanismos de busca levam em consideração para dar a devida relevância para o seu site. É um processo similar ao que acontece quando um vizinho seu recomenda um bom encanador, na vida real teoricamente uma indicação de uma pessoa próxima a você tem mais peso do que um panfleto que você pegou na rua, a ideia na Internet é a mesma se muitos links apontam para o seu site significa que alguma coisa de interessante o seu site possui. Há algum tempo atrás a regra era links a qualquer preço hoje a luta para conseguir links tem que ser feita de forma mais estruturada e planejada pois os mecanismos de busca já fazem o processo inverso ou seja não adianta apenas ter links apontando para o seu site vale muito mais quem esta apontando do que quantos estão apontando para você algumas técnicas e ferramentas ajudam você a conseguir links de qualidade para o seu site.
Encontre lugares para colocar seu link
Olhar para a grama do vizinho nunca é demais, afinal por que a grama dele esta mais verde? A ferramenta para pesquisa de backlinks BacklinkWatch ajuda você a descobrir quantos links estão apontando para uma determinada URL e o mais importante quem esta apontando para essa URL, existe varias outras ferramentas até melhores que essa, porém neste caso essa já resolve o nosso problema.
A ferramenta é muito simples, digite a URL do site que você deseja analisar e clique em checkbacklinks.
Após alguns segundos será exibida uma tabela com varias informações e uma delas é a quantidade total de links que apontam para o domínio.
Logo abaixo ela começa a listar link por link que esta apontando para o domínio que você esta pesquisando, bem esse método é bem custoso, mas pode te render bons links perca algumas horas analisando esta lista e em alguns meses você terá uma ótima lista com bons locais para espalhar o link do seu site. Na versão free dessa ferramenta ela só vai te listar mil links.
A ideia disso é ver quem esta apontando para o site do seu concorrente, você clica e analisa do que se trata esse link, um link pode vim de várias formas, banner publicitário, post, link de referencia, indicação, sites de diretórios e vários outros métodos. Fique atento a um ponto, depois de achar um possível local para colocar seu link analise a qualidade daquele site, leve em consideração o pagerank, tempo de domínio, nicho do site e popularidade só depois de analisar isso corra atrás de algum método para conseguir esse links, seja ele entrando em contado direto com o dono do site ou cadastrando em algum tipo de lista ou serviço, um site com uma má reputação que aponta para o seu site pode prejudicar o seu site.
Encontre e crie um bom conteúdo para o seu site
Outra técnica que pode te beneficiar é falar de assuntos que estão em alta na Internet, conseguir o tal vídeo proibido, a foto que ninguém tem do lançamento de algum produto ou carro, a lista de aprovados de alguma competição e etc. também é um bom método para que sites apontem para você de forma espontânea, esse tipo de link é que os buscadores mais valorizam.
Certifique-se de que seu site vale um link, o seu site tem que oferecer algum conteúdo que seja digno de ser apontado dentro de outros sites. Se seu site só vende produtos e serviços, você precisa criar um conteúdo adicional relacionado com o seu produto ou serviço, no caso de serviços vale criar conteúdos abordando temas do tipo “como fazer”, análises de casos e dicas para o público do seu nicho, já se seu site for de produtos crie reviews e comentários sobre os produtos disponíveis no seu site, jamais copie isso do seu fornecedor as chances desses conteúdos já estarem disponíveis no site do fornecedor é enorme e assim você estará criando conteúdo duplicado e isso não é relevante nem para os buscadores e muito menos para os usuários.
Descubra quem são seus leitores, quem busca as informações que você disponibiliza, quem se interessa pelo assunto que você escreve. Sabendo que são seus leitores, o primeiro passo para o desenvolvimento de um bom conteúdo é descobrir quais são os assuntos mais falados, criar um bom post e a partir disso definir palavras-chaves que terão um papel importante em uma busca, a ferramenta Keyword Tools do Google te ajuda e muito nessa tarefa de definir palavras chaves com ela você consegue ver o volume de busca para um determinado termo.
Preencha o campo palavra chave ou frase com os termos que você acha interessante e veja se existem pessoa procurando por isso no Google.
Na parte superior ele mostra o nível de buscas para o termo exato que você digitou abaixo sãomostradas ideias de palavras chaves que podem ser do mesmo nicho, assim você consegue entender como o usuário busca por um determinado assunto.
Após decidir o termo verifique a concorrência para o termo entre no Google e busque pelo o termo que você tem interesse, veja a quantidade de links indexados para aquele termo, quanto menor for a quantidade de links indexados maiores são as chances de você chegar na primeira página mesmo seu site tendo pouca autoridade.
Depois disso crie o conteúdo e espalhe através das redes sociais e em sites parceiros principalmente nos sites que você descobriu analisando seus concorrentes. Esse é um trabalho relativamente custoso, mas uma coisa eu te garanto vale apena.