Desenvolvimento - SEO

Otimização de títulos com SEO

A otimização de títulos é uma das mais básicas e mais importantes técnicas de otimização onPage de seu website. Veja neste artigo como criar seus títulos de uma forma que os motores de busca posicionem melhor o seu website.

por Fernando Santos



Buenas, pessoal!

Nesse artigo vamos começar de fato a entender algumas características de SEO e saber por onde começar a enxergar como um site pode ser encontrado nos buscadores.

Um dos fatores mais importantes em SEO diz respeito a inserção de títulos(atributo <title>....</title>) inseridos nas páginas do site.

Costumo comparar um website ao corpo Humano. Num primeiro momento você vai achar estranha a analogia, mas com o decorrer das explicações ela será bastante plausível.

Todos nós sabemos que nosso corpo é composto por diversos órgãos, cada um com um nome específico, e que esses órgãos são compostos por milhares de células e cada um com uma funcionalidade específica. Todos juntos formam nosso corpo. Óbvio.

Um website segue a mesma linha, ou pelo menos deveria. O que acontece é seguinte: na web há vários sites que não seguem algumas especificações básicas. Talvez por falta de conhecimento do desenvolvedor ou dos responsáveis pelo site, a falta de interesse em desenvolver um projeto web, restrição de verbas e até, negligência. Essa não me cabe julgar.

O fato é que ficaria esquisito, por exemplo, todos os órgãos do Corpo Humano com um nome único. Como um médico trataria uma doença ou faria um transplante de órgãos se encontrasse uma situação como essa?

Claro, é tudo ilustrativo, mas com um site é a mesma coisa. Um bom Analista de SEO começa a focar nos “órgãos” ( no caso as páginas) para começar a resolver os problemas de um site.

Tomei o site do Café Iguaçu como exemplo:

1 opção de otimização

Figura 1: 1ª opção de otimização

Repare nas marcações da 1ª imagem. Vemos a página selecionada "receitas_listas" e o título "Café Iguaçu".

2 opção de otimização

Figura 2: 2ª opção de otimização

Na 2ª imagem selecionei a página "food_service" e o título "Café Iguaçu".

3 opção de otimização

Figura 3: 3ª opção de otimização

Na 3ª imagem selecionei a página "produtos" e o título "Café Iguaçu" continua lá . Firme e forte.

Atualmente esse site em questão possui 122 páginas indexadas pelo Google. 122 páginas com o mesmo título.


Figura 4: Pesquisando no Google

No Google, por exemplo, os resultados com os títulos não são tão evidentes. Repare:

Resultados do Google

Figura 5: Resultados do Google

Acontece que o algoritmo do Google atualmente consegue identificar as diferenças nos títulos de página quando existe o atributo H1 na página (veremos sobre isso nos próximos artigos). O algoritmo utiliza esse atributo para suprir essa falha. Na falta dele utiliza o <title>Café Iguaçu</title> como base.

Agora repare quando utilizamos o mesmo tipo de pesquisa no BING que nos traz 283 resultados.

Resultados do Bing

Figura 6: Resultados do Bing

Note que o BING não utiliza o mesmo critério do Google e com um agravante: os resultados mais relevantes são sobre receitas. Receitas? O BING utiliza o <title>Café Iguaçu</title>como base para todos os títulos.

No Yahoo, com 289 resultados,não é muito diferente.

Resultados do Yahoo

Figura 7: Resultados do Yahoo

O que precisamos ter em mente é que cada buscador trabalha diferente em relação aos seus resultados, mas o processo básico de SEO aqui é idêntico para todos. Ao não trabalhar cada página com um título específico, você estará dizendo para eles, voltemos à analogia do Corpo Humano, que o dedo mindinho de sua mão direita, tem o mesmo peso do seu coração.

Como definir os títulos de uma página em SEO?

Definindo o tamanho do título

O tamanho do título (atributo <title>...</title>) de um site pode ter entorno de 64 a 70 caracteres. Acima, podemos ter algo parecido com isso:

Definindo o tamanho do título

Figura 8: Definindo o tamanho do título

A utilização do menor número de caracteres ajuda o usuário e aumenta a relevância da página. Veremos nos próximos artigos que as palavras chave são muito importantes em um texto. Nos títulos não é diferente. Sugiro sempre a utilização de até duas palavras. Encontrado mais que isso, procure sempreinseri-las em outras páginas dos site.

Inserindo o título correto

O objeto do SEO é melhorar, melhorar e melhorar para aumentar as visitas de seu site. É importante passar objetividade aos títulos do site, ele deve ser uma mensagem curta e direta.

Vamos imaginar no caso o exemplo do Café Iguaçu que possui uma gama de produtos:

  • Café solúvel granulado;
  • Café solúvel em pó;
  • Café torrado em grãos;

Há mais, mas peguei apenas três para ilustrar. Nesse caso, poderiam ser utilizados aqui todos os termos disponíveis no título:

<title>Café solúvel granulado, Café solúvel em pó, Café torrado em grãos - Café Iguaçu</title>

Claramente o titulo ficaria maior e não iria transmitir com clareza o que a página está transmitindo.

A melhormaneira de otimizar seria diluindo esse as informações. Utilizandoem diferentes páginas todas as palavras relacionadas ao conteúdo dando qualidade, além de concentrando os objetivos de SEO de uma forma sucinta e bem prática.

<title> Café solúvel granulado - Café Iguaçu</title>
<title> Café solúvel em pó- Café Iguaçu</title>
<title> Café torrado em grãos - Café Iguaçu</title>

Recapitulando:

  • Os títulos das páginas devem refletiro queconteúdo da página esta dizendo. Você não gostaria de chegar a um siteatravés de um determinado título a procurandoum tênis e chegar lá encontrar roupas de bebês.
  • Palavras chaves mais importantes devem estar à esquerda do título. Lemos os textos da esquerda para direita. Portanto...
  • Siga os padrões que citei na criação de títulos:
  • <title> Palavra-chave - Marca da empresa</title>
  • Não use o mesmo título em todas as páginas. ( Não esqueça da história do Corpo Humano)
  • E por fim, troque periodicamente os títulos de suas páginas, mas não todas de uma vez.

Bem, essas são as principais informações para poder aperfeiçoar os títulos de uma página. Sempre digo que não se deve ter receio de arriscar, afinal de contas, SEO é questão de erro e acerto. É preciso que se busque sempre a melhor forma de atingir a atenção das pessoas, aumentando o número de visitas e ganhando posição dentro dos buscadores. Até a próxima!

Fernando Santos

Fernando Santos - Analista de SEO na WBI Brasil, Apaixonado por Marketing Digital, Internet, Literatura, Fã de Rock, Fórmula 1, futebol, vinho e boa comida.