Desenvolvimento - SEO
Dicas para criar um conteúdo de qualidade
Veja neste artigo algumas dicas de como alimentar seu site com um conteúdo de qualidade e assim conseguir melhores posicionamentos nas buscas do Google.
por Paulo Henrique Mendes da SilvaO sonho de qualquer dono de site é ver seu site aparecendo nas primeiras posições da primeira página do Google, dependendo da palavra que o site for ranqueado o número de visitas podem simplesmente decolar.
Partindo desse ponto muita gente faz o possível e o impossível para aparecer no topo dos resultados e o pior de tudo, por mais incrível que possa parecer um número significativo de pessoas tenta fazer o impossível primeiro. Com um bom conteúdo os resultados são extraordinários e sólidos.
Mágica não existe
Qualquer ser no mundo que te oferecer a primeira posição no Google em um curto espaço de tempo estará te enganando sem sombras de dúvidas, não acredite em táticas milagrosas não vou mentir para você até existem algumas técnicas que criam um resultado em um curto prazo, atualmente existe um trabalho diário para combater esse tipo de ação assim se você utilizar táticas fraudulentas a penalização é certa mais cedo ou mais tarde seu site será penalizado ai todo o trabalho será jogado por agua abaixo e o trabalho será duas vezes maior para concertar o erro anterior o objetivo do Google é oferecer a resposta completa e correta para o usuário, ou seja, foque em um conteúdo de qualidade, único e completo.
O tal conteúdo de qualidade
Sim é possível afirmar que o conteúdo é o principal fator de rankeamento, então o que fazer para agradar o Google com o nosso conteúdo? A resposta é: Não agrade o Google! Foque no usuário agrade o usuário, se isso te deixa mais confortável o Google adora um usuário feliz, um conteúdo de qualidade tem que ser único tem que ser completo tem que informar, tem que referenciar, tem mostrar exemplos, você já parou para observar que a Wikipédia aparece para vários termos no primeiro lugar há muito tempo? E o que você encontra na Wikipédia? Conteúdo! Um ótimo conteúdo por sinal, e o Yahoo respostas? Apesar de algumas perguntas idiotas outras são extremamente uteis. Não faça um texto focado somente no robô do Google moderação não faz mal a ninguém, considere os seguintes pontos:
- Conteúdo único não é uma copia com outras palavras, evite copiar textos de outros sites principalmente se esse texto for muito bom, conteúdo duplicado há muito tempo é penalizado pelo Google e hoje já existem vários meios de se descobrir se um texto é uma copia ou não, utilize ferramentas como o copy scape, essa ferramenta te ajuda a verificar se existe um texto igual ou semelhante ao seu, você até pode testar com conteúdos já publicados, basta copiar a URL colar e ver a quantidade de sites que tem o mesmo conteúdo que você, traduzir textos de sites de fora pode ser uma boa opção para quem não tem grana para contratar um redator.
- Se você optou por traduzir conteúdos de fora busque o mais atual, assim como você existem várias pessoas procurando por conteúdo de fora para traduzir, busque temas ou artigos únicos ou aborte de forma mais completa. Nunca jamais faça uma tradução literal sempre se coloque na posição do usuário, quando terminar seu texto coloque na “mesa” a palavra que quer ranquear e analise se o texto responde o termo buscado.
- Prepare seu conteúdo para alguém ler, não adianta nada você falar sobre um assunto que não existe uma audiência na Internet o jogo é diferente as pessoas buscam informações se você não for o que elas procuram você não terá audiência, use ferramentas como o Google Key Word Tools e analise o nível de busca pelo o termo que você esta pensando em escrever.
- Depois de escolher a palavra veja qual a concorrência pesquise o termo e veja a quantidade de URLs indexadas.
Figura 1: Concorrência de keywords
Figura 2: Concorrência maior de uma keyword
- É muito indicado que no titulo do seu texto e no corpo do texto a palavra chave apareça, tome cuidado para não criar um texto sem sentido, lembre-se de que seu conteúdo é focado no usuário e no Google saiba balancear sua atenção.
- Conteúdo de qualidade não é apenas para blogs ou algo do gênero, caso você tenha um e-commerce ofereça informações, comentários e reviews sobre os seus produtos, uma tabela com os preços dos últimos meses, imagine você procurando um celular na Internet o que você procura? O que quer saber? Preço? Informações técnicas? Comentários de outros usuários? Um texto explicando sobre como o produto funciona? Veja quantas informações podem ser trabalhadas.
- Não se esqueça das redes sociais, ofereça meios práticos para que o seu conteúdo seja compartilhado de forma rápida, encontre seu público, cada rede social tem um perfil de usuários nem sempre seu conteúdo se disseminara tão facilmente em uma rede onde as pessoas não estão interessadas no seu conteúdo, com uma boa divulgação você consegue os tão custosos links para o seu site.
- Jamais publique o mesmo texto em sites diferentes neste caso você estaria jogando todo o seu trabalho fora, caso seu texto seja publicado em um domínio com mais autoridade que o seu ele aparecerá em primeiro.
A cada dia que passa o Google aprimora seu algoritmo em busca do conteúdo mais relevante para o seu usuário, então nunca esqueça que o Google é apenas um meio e quem de trará resultado de verdade é o usuário trate dele com carinho. ;)