Desenvolvimento - HTML

Mostrando aos buscadores o verdadeiro autor do conteúdo

Veja neste artigo como mostrar aos motores de busca quem é o verdadeiro autor do conteúdo publicado.

por Ricardo Arrigoni



Olá pessoal, neste artigo vou explicar como mostrar para os motores de busca quem é o verdadeiro autor do conteúdo publicado, usando a tag "author". Mas antes de falarmos sobre a tag author, vamos ver um pouco sobre o que é SEO(Search Engine Optimization).

O que é SEO?

SEO é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que buscam a melhora do posicionamento das páginas dos sites nos mecanismos de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Abaixo vamos à algumas definições para um melhor entendimento:

  • Mecanismo de busca : Sites que são usados para realizar buscas na internet, ex(Google, Yahoo, Bing, etc).
  • Palavra-chave(keyword): É uma palavra que resume os principais temas de um texto. Muito importantes para um melhor posicionamento nos buscadores.
  • Busca orgânica: É todo o processo de pesquisa que um usuário possa realizar. Quando realizamos uma busca no Google, por exemplo, todo o resultado que é mostrado para nós, tirando os links patrocinados, é chamada de busca orgânica.

Mostre ao Google quem é você

Para exibir ao Google que você é o autor de um conteúdo podemos usar diversas maneiras, algumas bem simples e outras mais complicadas um pouco, abaixo vou mostrar algumas de muitas possibilidades:

Informando por meio de sitemap.xml

Uma forma eficiente de se ter a autoridade para o seu conteúdo é criando o arquivo de sitemap.xml. Com ele você informa aos mecanismos de busca, Google e Bing, quais são as suas páginas, além de informar quando um novo conteúdo publicado. Isso ajuda aos motores de busca a saberem quais e quando determinadas páginas foram inseridas e quem foi o primeiro a publicar elas.

Para isto, você precisa criar o arquivo e enviá-lo através do Google Webmaster Tools e do Bing Webmaster Tools. Você pode ainda referenciar através do arquivo de robots.txt.

Informando pelo rel=author

Uma outra forma de informar ao Google é pelo próprio html, usando o rel=autor. Essa por sua vez me parece ser a mais eficaz, pois é uma forma a mais para atestar que existe sim uma pessoa e não um robô automático, além de se verificar a autoridade da pessoa que está publicando aquele conteúdo.

Botões Sociais

Ainda existe a possibilidade de quanto mais compartilhamentos o seu conteúdo receber, maiores são as chances do Googlebot considerar aquele conteúdo como o original e dar mais relevância para ele. Sendo assim, é sempre bom ter plugins sociais de compartilhamento em todo seu conteúdo, permitindo assim que seus usuários possam compartilhar/divulgar e te ajudar na autenticidade daquele conteúdo.

Conclusão

É claro que o algoritmo do Google está cada vez mais esperto e mais ligado nessas questões de autenticidade, mas nunca é demais darmos aquela "ajuda" à ele dizendo que nós somos os autores daquele determinado conteúdo, fazendo assim com que não percamos relevância por causa de outra pessoa estar copiando o nosso conteúdo.

Esses foram apenas algumas técnicas utilizadas para "forçar" o Google quanto à autenticidade do conteúdo, em breve trarei mais alguns temas para abordarmos desse novo mundo de SEO.

Um abraço e até a próxima.

Ricardo Arrigoni - Desenvolvedor Front-end

Ricardo Arrigoni

Ricardo Arrigoni - Especialista em SEO com mais de 7 anos de experiência. Para consultorias em SEO visite meu site: www.ricardoarrigoni.com.