Infra - Segurança
TMap Next(Test Management Approach) - Processo Plano de Testes Mestre(MTP) - Planejamento e Controle - Parte 8-1
O teste de software é geralmente organizado em níveis de teste, onde cada nível de teste possui metas específicas. O TMap Next distingue e estabelece os seguintes níveis de teste: Testes de Desenvolvimento, Testes de Sistemas e Testes de Aceite. Os níveis de teste devem ser coordenados mutuamente e isso é feito quando criamos o Plano de Testes Mestre(ou MTP - Master Test Plan) e gerenciamos o processo total de testes.
por Fábio Martinho CamposIntrodução
O teste de software é geralmente organizado em níveis de teste, onde cada nível de teste possui metas específicas. O TMap Next distingue e estabelece os seguintes níveis de teste:
q Testes de Desenvolvimento;
q Testes de Sistemas;
q Testes de Aceite.
Os níveis de teste devem ser coordenados mutuamente e isso é feito quando criamos o Plano de Testes Mestre(ou MTP – Master Test Plan) e gerenciamos o processo total de testes.
Com relação ao MTP e os níveis de teste, é importante organizar um processo para planejamento, preparação, execução e gerenciamento das atividades.
Estes processos podem ser aplicados em um projeto de testes ou testes dentro de um departamento, por exemplo, em um teste de manutenção de uma nova release.
Veremos agora com mais profundidade as atividades de cada um dos seguintes processos mostrados abaixo:
q Plano de Testes Mestre(MTP – Master Test Plan), gerenciando o processo total de testes;
q Testes de Sistema e Aceite;
q Testes de Desenvolvimento;
q Processos de Suporte.
Por serem muito parecidos os processos de Sistema e Aceite, foi definido pelo TMap Next que eles teriam os mesmos processos. Ainda sim, eles podem ser realizados separadamente com seu próprio cronograma, orçamento, ambiente de teste, etc.
Para cada uma das atividades que serão aqui listadas dentro de cada processo, alguns atributos são essenciais para direcionar as tarefas de teste:
q Meta;
q Método de operação;
q Produtos;
q Técnicas;
q Ferramentas.
Não será o objetivo aqui detalhar cada um destes itens acima em cada um dos processos. Para isso, o livro TMap® Next for result-driven testing deverá ser consultado. Por outro lado, iremos ver cada uma das metas para todas as atividades de todos os processos do TMap Next.
Processo Plano de Testes Mestre(MTP – Master Test Plan), gerenciando o processo total de testes
O processo Plano de Testes Mestre(MTP – Master Test Plan), gerenciando o processo total de testes é dividido em duas fases: 1. Planejamento do Processo Total de Testes e 2. Controle do Processo Total de Testes.
1. Fase de Planejamento do Processo Total de Testes
O autor do MTP, geralmente o Gerente de Testes, formula as atribuições levando em contaos quatro aspectos do BDTM: resultados, riscos, custo e tempo em consulta com o cliente.
Meta do Planejamento do Processo Total de Testes
Alinhar os níveis de teste, minimizar os gaps na cobertura de teste, distribuição dos recursos de teste, detectar os defeitos mais importantes antecipadamente, testar o mais cedo possível no caminho crítico de projeto, atingir uniformidade no processo de testes, acordos com stakeholders, informar ao cliente a abordagem, planejamento, esforço estimado, atividades e entregáveis(deliverables) do processo total de testes.
Na teoria, todos os níveis de teste e tipos de Avaliações(Evaluations) são elegíveis para estar no MTP, mas na prática geralmente os níveis de teste para sistema e aceite estão alinhados no MTP.
Atividades e suas Metas
- Estabelecer
as atribuições – O processo de teste começa com a
formulação das atribuições para que as metas, tarefas, responsabilidades e
autorizações do teste sejam claras para todos os stakeholders.
- Entender as atribuições – Obter visão na organização(do projeto), objetivo e elaboração do processo de desenvolvimento de sistemas, o sistema ou pacote que será testado e as condições de forma que outros passos do planejamento possam ser controlados mais adequadamente.
- Analisar os riscos do produto – Os stakeholders e o Gerente de Testes atingem uma visão comum sobre as partes que possuem mais ou menos risco bem como as características do sistema.
- Determinar a estratégia de testes – Baseado na análise de risco do produto, decidir qual característica/parte do objeto deve ser testada com mais profundidade e em qual nível de teste.
- Estimar o esforço – Estimar o esforço necessário para o processo total de testes baseado na estratégia para que o cliente aprove e requisite ajustes.
- GTA’s ainda são conhecidas como GMTA(Generic Master Test
Agreement), MTV(Master Test Vision) e GMTP(Generic
Master Test Plan ou Generict Master Test Protocol).
Um exemplo de um documento do tipo GTA pode ser obtido no site ofical do TMap Next.
Referências e Links:
- Livros utilizados para a base deste artigo e materiais de apoio
1. TMap Next, for result-driven testing
2. Software Testing: A guide to the TMap Approach
3. End-to-end testing with TMap Next
- Links
- Site TMap Next: http://eng.tmap.net/Home/
-TMap Next Downloads: http://eng.tmap.net/Home/TMap/Downloads/index.jsp
- Glossário TMap Next: http://eng.tmap.net/Home/TMap/Glossary.jsp
- Segurança em SistemasSegurança
- Direitos dos consumidores: Compras coletivas na mira da Justiça e do LegislativoSegurança
- Cuidados jurídicos ao tentar alavancar sua Startup digital ou de InternetSegurança
- Apagão da mão-de-obra em TI: A culpa é de quem? Segurança
- Anatel extrapola ao regulamentar guarda de logs pelos provedoresSegurança