Desenvolvimento - Wap
Introdução a tecnologia WAP
Escrevi este artigo com o objetivo de apresentar a tecnologia WAP e sua linguagem de marcação WML.
Tomei conhecimento do assunto pela Internet e achando-o muito interessante resolvi divulgá-lo com a pretensão de motivá-lo para o estudo.
Prólogo
Escrevi este artigo
com o objetivo de apresentar a tecnologia WAP e sua linguagem
de marcação WML.
Tomei conhecimento do assunto pela Internet e achando-o
muito interessante resolvi divulgá-lo com a pretensão de motivá-lo para o
estudo.
O que é protocolo WAP?
Wap é a sigla em
inglês para Wireless Application
Protocol.
Trata-se de um protocolo de comunicação para
dispositivos portáteis do tipo sem fio, que se utilizam de micro brownsers, tais
como os telefones celulares.
O protocolo WAP é uma aplicação XML 1.0 e foi projetado para apresentar conteúdos Web nos dispositivos portáteis sem fio.
Como surgiu WAP?
O Fórum WAP foi
fundado em 1997 pelos fabricantes Ericsson, Motorola, Nokia e Unwired Planet e
com vistas a desenvolver as facilidades para acesso a internet pelas suas
aplicações portáteis.
As normas e regulamentações do protocolo WAP são
conformes com as Internet Standards da W3C e com as especificações da WTAI.
Se você quiser saber mais visite o site Forum WAP.
O micro browser
Os dispositivos sem
fios e portáteis, por suas características compactas, utilizam-se de um micro
browser para navegar pelos conteúdos Web.
As necessidades de hardware, CPU e
memórias para estes micro brownsers são reduzidas ao mínimo.
Também a
linguagem de marcação dos documentos a serem apresentados nos displays dos
aparelhos, segue normas rígidas e estritas.
O suporte para JavaScript que se denomina WMLScript é também bastante simples e reduzido.
A linguagem de marcação WML
WML é a sigla em
inglês para Wireless Markup
Language.
Trata-se de uma linguagem de marcação baseada em
XML própria para criar documentos web para serem exibidos em micro browsers que
se utilizam da tecnologia WAP.
Poder-se-ia dizer a título de analogia que
WML é o HTML dos portáteis sem fios.
A maioria das tags WML é igual as do
HTML.
No entanto, sendo WML uma aplicação XML é uma linguagem bem mais
rigorosa e estrita que HTML.
Básico de uma página WML
As páginas WML são semelhantes as páginas HTML e o mesmo editor de texto que você utiliza para criar seus documentos HTML pode ser usado para WML.
A extensão de uma página WML é .wml
Tabelas e imagens podem ser utilizadas, mas é recomendado evitar-se seu uso ou no máximo reduzir o uso ao estritamente necessário.
As tags são case-sensitives e devem ser todas elas fechadas, conforme as normas XML.
Negritos devem ser marcados com a tag <strong>. Não use a tag <b> pois alguns dispositivos não a reconhecem.
A estrutura de baralho e cartas
Páginas WML são
chamadas de "baralhos".
Uma página WML é constituida de um conjunto de
"cartas".
As cartas estão unidas umas as outras por meio de links.
O salto
de linha é através da tag <br />.
Os textos devem ser escritos dentro
da tag <p> e começar sempre no início de uma linha, nunca no meio ou final
da linha.
Links escrevem-se de modo semelhante ao HTML.
Comentários são
enclausurados assim: <!-- Comentário --> igual ao HTML.
Uma página WML
<?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml"> <wml> <card id="um" title="Primeira Carta"> <p>Esta é a primeira carta<br /> Texto da carta um<br /> Um,um,um,um,um<br /> <a href="#dois">Próxima</a> </p> </card> <card id="dois" title="Segunda Carta"> <p>Esta é a segunda carta<br /> Texto da carta dois<br /> Dois,dois,dois,dois,dois<br /> <a href="#tres">Próxima</a> </p> </card> <card id="tres" title="Terceira Carta"> <p>Esta é a terceira carta<br /> Texto da carta tres<br /> Tres,tres,tres,tres,tres<br /> <a href="#um">Próxima</a> </p> </card> </wml>Da observação do código acima vemos que uma página básica contém:
Um prólogo XML;
Uma declaração DOCTYPE;
A conteúdo do documento dentro da tag <wml>...</wml>;
As cartas dentro da tag <card>...</card>;
Cada carta com uma "id" e um "title" opcional e links de navegação;
Nota: acentuações são com codificação de caracteres.Este baralho está hospedado em http://www.maujor.com/wap/ex1.wml
Vá até este SIMULADOR WAP, digite o endereço acima e veja a página renderizada em um display de telefone celular.Formatando textos
A linguagem WML admite formatar textos de maneira semelhante ao HTML.
Observe a carta abaixo:<?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml"> <wml> <card id="formatar" title="Formatação"> <p>sem formato<br/> <em>itálico</em><br/> <strong>negrito</strong><br/> <u>sublinhado</u><br/> <big>fonte grande</big><br/> <small>fonte pequena</small> </p> </card> </wml>Este baralho está hospedado em http://www.maujor.com/wap/ex2.wml
Vá até este SIMULADOR WAP, digite o endereço acima e veja a página renderizada em um display de telefone celular.Tabelas
As tabelas tem uma sintaxe semelhante a da HTML.
Observe a carta abaixo:<?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml"> <wml> <card id="tab" title="Exemplo 3"><p> <table columns="2" align="center"> <tr> <td>cel_11</td> <td>cel_21</td> </tr> <tr> <td>cel_21</td> <td>cel_22</td> </tr> <tr> <td>cel_31</td> <td>cel_32</td> </tr> <tr> <td>cel_41</td> <td>cel_42</td> </tr> </table> </p></card> </wml>Uma tabela com duas colunas e quatro linhas.
Este baralho está hospedado em http://www.maujor.com/wap/ex3.wml
Vá até este SIMULADOR WAP, digite o endereço acima e veja a página renderizada em um display de telefone celular.Links - tag <a>
A linguagem WML admite as tags de links <anchor> e <a>.
Vejamos a tag <a><?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml"> <wml> <card title="MENU"> <p> <a href="ex1.wml">Página básica</a><br /> <a href="ex2.wml">Formatação</a><br /> <a href="ex3.wml">Tabela</a> </p> </card> </wml>Este baralho está hospedado em http://www.maujor.com/wap/menu.wml
Vá até este SIMULADOR WAP, digite o endereço acima e veja a página renderizada em um display de telefone celular.Formulários
Os formulários disponíveis em HTML podem ser usados em WML.
A seguir um exemplo com uso do campo select.<?xml version="1.0"?> <!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" "http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml"> <wml> <card id="pergunta" title="Assuntos"> <p align="center"><br /> <select name="name"> <option value="um">Exemplo 1</option> <option value="dois">Exemplo 2</option> <option value="tres">Exemplo 3</option> <option value="quatro">Exemplo 4</option> <option value="cinco">Exemplo 5</option> <option value="seis">Exemplo 6</option> </select> </p> </card> </wml>Este formulário está hospedado em http://www.maujor.com/wap/form.wml
Vá até este SIMULADOR WAP, digite o endereço acima e veja a página renderizada em um display de telefone celular.Palavra final
Esta foi uma amostra de como funciona a linguagem de marcação WML para dispositivos que se utilizam da tecnologia WAP.
O assunto é vasto e interessante!
O site do WML Club é completo para quem deseja aprofundar-se no assunto ou simplemeste conhecer um pouco mais de WAP e WML.Obrigado ao Fábio Berbert de Paula pelo Tutorial "Criando sites para celular com WML" publicado em phpbrasil.com
por ter-me possibilitado o primeiro contato com a tecnologia WAP.NOTA
Escrevi este artigo no mês de maio de 2004, tendo hospedado os códigos e o SIMULADOR WAP em um diretório do meu site CSS para Web Design .
Não tenho intenção de retirá-los de lá, no entanto caso você não consiga acesso a eles nem tudo está perdido.
Hospede o código no seu servidor pois a maioria está configurada para a tecnologia WAP, procure um simulador wap "online" e visualize os códigos!Autor: Maurício Samy Silva
CSS para WebDesign
http://www.maujor.com