Desenvolvimento - ASP. NET
URL do WebService Dinâmica
Olá Internautas, hoje gostaria de falar sobre um código importante para quem usa URL dinâmica no WebService. Para quem trabalha com vários ambientes de software, essa solução pode valer muito a pena.
por Mauricio JuniorOlá Internautas, hoje gostaria de falar sobre um código importante para quem usa URL dinâmica no WebService. Para quem trabalha com vários ambientes de software, essa solução pode valer muito à pena.
Requisitos:
Ferramenta de desenvolvimento: Visual Studio.NET (qualquer versão)
Linguagem: C#
.NET Framework 3.5 pra cima
Para quem tem os ambientes devidamente separados, é necessário utilizar alguns dados dinâmicos para evitar re-trabalho no momento da compilação. Isto é, alterar só no arquivo de configuração de acordo com o ambiente de desenvolvimento, homologação e produção.
Imagina que exista um webservice dentro da ferramenta referenciada, naquela pasta Web References. A URL desse webservice aponta diretamente para o ambiente de desenvolvimento, porém, é necessário publicar a aplicação no ambiente de homologação.
Lógico que o webservice já está no ambiente de homologação e a idéia não é referenciar uma nova url dentro da ferramenta. (Figura 1)
Figura 1
Eu preciso que esse apontamento de url seja dinâmico e de acordo com o ambiente que o aplicativo for publicado, isto é, para homologação pegar a url de “hom”, para “produção” e assim por diante.
Se não for colocado dinamicamente, para cada ambiente é necessário alterar a url na ferramenta, compilar novamente e publicar no ambiente. Veja a url (Figura 2) Esse ambiente é de desenvolvimento.
Figura 2
No terceiro campo (Web Reference URL) é o que preciso mudar.
A primeira coisa é declarar a variável no início do código. (Tabela 1)
private WSRetaguarda.Retaguarda wsRetaguarda; //variavel do webservice
|
Tabela 1
O próximo passo é gerar um método para verificar a variável e atribuir o valor. (Code 1)
private void InicializarWebService() { if (wsRetaguarda == null) { wsRetaguarda = new WSRetaguarda.Retaguarda(); wsRetaguarda.Url = pathWebService; } else wsRetaguarda.Url = pathWebService; } |
Code 1
Esse code 1 verifica primeiramente se a variável é null, se for ele gera uma nova instância e atribui a variável URL passando o path do webservice dinâmico. Esse path dinâmico pode estar dentro do arquivo web.config.
Para quem usa a ferramenta Visual Studio .NET 2010, fica bem simples porque o arquivo de configuração é dinâmico para cada ambiente. Veja o vídeo abaixo e se informe mais.
Vídeo:
http://aspneti.com/video+inovacao+visual+studio+net+2010+parte+4+60,5.aspx
Depois de criar o método e colocar a variável pegando do web.config, basta chamar sempre este método (inicializarWebService()) antes de chamar qualquer outro método do webservice. Veja o exemplo, Code 2.
private void carregarDados() { try { InicializarWebService();
DataTable dtResultado = wsRetaguarda.buscaModeloHardware(); cmbScanner.DataSource = dtResultado; cmbScanner.ValueMember = "mhaId"; cmbScanner.DisplayMember = "mhaNome";
if (dtResultado.Rows.Count > 0) { foreach (DataRow dtRow in dtResultado.Rows) { this._listaMhaUrlInstalacao.Add(Convert.ToInt32(dtRow["mhaId"]), Convert.ToString(dtRow["mhaUrlInstalacao"])); } } } catch (Exception ex) { throw ex; } } |
Code 2
É bem simples e fácil, pois agora não precisarei compilar os dados para atribuir a URL de acordo com o ambiente. Caso você use um new chamando o webservice, essa url se perde e volta a apontar para desenvolvimento. Isso porque é a primeira da ferramenta do Visual Studio.NET.
Bom, fico por aqui, qualquer coisa pode entrar em contato pelo site.