Infra - Redes
Padrões em Rack de Redes
Qual de nós já não precisou, em algum momento de sua vida de TI, ao menos olhar um rack cheio de cabos e equipamentos de rede e se assustou não só pela desorganização (em alguns casos) como também pela dificuldade em encontrar o cabo de um determinado micro, impressora ou mesmo um servidor.
por Luciano LimaQual de nós já não precisou, em algum momento de sua vida de TI, ao menos olhar um rack cheio de cabos e equipamentos de rede e se assustou não só pela desorganização (em alguns casos) como também pela dificuldade em encontrar o cabo de um determinado micro, impressora ou mesmo um servidor.
Numa situação destas, creio que sua necessidade em ir até o rack deve ter sido com a intenção de prestar ajuda a algum usuário ou micro que possivelmente não está conseguindo acessar a rede. No entanto a dificuldade aumenta quando não se sabe qual cabo vai para onde, afinal todos eles são iguais, não é mesmo? Todos são, geralmente de uma única cor: azul.
Apesar de existir as identificações nos cabos, o fato de todos terem a mesma cor pode complicar em algumas situações onde estes cabos fazem muitas “voltas” no rack.
Sabemos que existem várias cores para os cabos UTP´s (de rede) e é aí que penso que podemos padronizar de forma bastante pessoal nosso rack, utilizando cores diferentes destes cabos.
Normalmente num rack temos equipamentos como switches, roteadores, além de patch panel e em alguns casos o voice panel e ainda uma imensidão de cabos de rede.
Observando o quanto as normas procuram dar padrão e normalizar ações que levam a um caminho único de atendimento, suporte, manutenção e segurança, penso que posso “padronizar” a forma com que disponho meus equipamentos e cabos.
Falando de rack principal começando pelo roteador, posso definir que o cabo de rede nele conectado, que normalmente vai para um switch, tenha a cor vermelha, além de, por padrão, conectar este cabo na porta 1 ou 12/24 deste switch.
Caso exista mais de um switch, na ligação (cascateamento) entre eles posso utilizar um cabo de rede na cor amarela que pode estar conectado nas primeiras portas ou nas últimas dos switches.
Normalmente também possuímos impressoras de rede e sugiro que os cabos de rede destas tenham a cor cinza e estejam conectados entre as portas 6 e 10 de cada switch.
Os cabos de rede dos servidores merecem destaque portanto uma cor como laranja ou verde cairia bem para eles, uma vez que eles podem estar conectados entre as portas 2 e 5 dos switches e esta cor não interferiria na cor cinza dos cabos das impressoras que estariam bem ao lado. Os demais cabos de rede que vão dos switches ao patch panels podem seguir o padrão azul normalmente.
Veja que além de termos cabos de determinadas cores para cada tipo de equipamento, nos switches procurei padronizar as portas de entrada para cada um deles, facilitando a identificação.
Observe que a intenção deste artigo não é “ensinar” aos técnicos/analistas trabalhar e sim sugerir algo que traz agilidade e rapidez na identificação de problemas corriqueiros que no entanto podem levar horas a serem solucionados, bem como as cores dos cabos são apenas sugestão, devendo cada um adequar-se às suas necessidades.