Infra - Hardware
Clonezilla - Clonagem de equipamentos
Clonezilla, baseado no DRBL, Partclone e udpcast, permite que você faça backup e recuperação diretamente a partir de imagens. O clonezilla pode ser encontrado em duas variantes: Clonezilla Live e Clonezilla SE (Server Edition).
por Rubens Queiroz de AlmeidaEste artigo foi traduzido e adaptado a partir do original em inglês do site do projeto Clonezilla.
O que é o Clonezilla?
Provavelmente você já está familiarizado com sistemas comerciais proprietários e populares como Norton Ghost®. O problema com estes tipos de softwares é que eles demoram muito para fazer clonagem em massa para muitos computadores. Você provavelmente também já ouviu falar da solução da Symantec para este problema, o programa Symantec Ghost Corporate Edition®, que usa multicasting. Bem, agora existe uma solução de código aberto (OpenSource clone system - OCS), chamada Clonezilla, que funciona com unicast e multicast.
Clonezilla, baseado no DRBL, Partclone e udpcast, permite que você faça backup e recuperação diretamente a partir de imagens. O clonezilla pode ser encontrado em duas variantes: Clonezilla Live e Clonezilla SE (Server Edition). O Clonezilla Live é indicado para backup e recuperação de uma única máquina. O Clonezilla SE, por sua vez, é usado para cópia e recuperação de máquinas em grande escala, ele pode clonar muitos (mais de 40!) computadores simultaneamente. O Clonezilla salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Isto aumenta a eficiência da clonagem.
Características e Funcionalidades
- Livre - Licença GPL
- Sistemas de arquivos suportados:
- ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs do GNU/Linux,
- FAT, NTFS do MS Windows,
- HFS+ do Mac OS,
- UFS do FreeBSD, NetBSD, e OpenBSD, e
- VMFS do VMWare ESX. Portanto, você pode clonar sistemas GNU/Linux, MS windows, Mac OS baseados na plataforma Intel, FreeBSD, NetBSD, e OpenBSD, não importa se o sistema usa 32 bits (x86) ou 64 bits (x86-64). Para estas partições, apenas os blocos usados na partição são salvos e restaurados. Para partições não suportadas, é feita uma cópia setor a setor usando dd.
- Suporte para LVM2 sob GNU/Linux. LVM versão 1 não é suportado.
- Suporte para Grub versões 1 e 2
- Multicast, para clonagem de múltiplos equipamentos, é um recurso do Clonezilla SE. Você pode também usá-lo remotamente para salvar ou restaurar diversos computadores se PXE e Wake-on-Lan forem suportados pelos clientes.
- Baseado no software Partclone (default), Partimage (opcional), ntfsclone (opcional), ou dd para criar imagens ou clonar uma partição. Entretanto, Clonezilla, pode salvar e restaurar não apenas partições, mas também um disco inteiro.
- Usando um outro software livre chamado drbl-winroll, também desenvolvido por nós, o nome do computador, grupo e SID do sistema Windows clonado pode ser automaticamente alterado.
Limitações
- A partição de destino deve ser igual ou maior que a partição de origem.
- Backups incrementais e diferenciais ainda não foram implementados.
- Clonagem e criação online de imagens ainda não foram implementadas. A partição a ser copiada ou clonada precisa estar desmontada.
- RAID ou fake RAID por software não é suportado por default. Pode ser feito apenas manualmente.
- Devido a limitações no formato da imagem, a imagem não pode ser explorada ou montada. Você não conseguirá restaurar arquivos individuais a partir da imagem. Entretanto, existe uma maneira alternativa de se fazer isto. Para saber mais, leia a FAQ do software DRBL.
- O processo de recuperação do Clonezilla a partir de múltiplos CDs ou DVDs ainda não foi implementado. No momento, todos os arquivos precisam estar em um único CD ou DVD, caso você queira criar uma imagem iso de recuperação.
- Perdendo o medo do seu computadorHardware
- Sequenciando as VMs no Hyper-VWindows
- 15 programas gratuitos que não podem faltar em um ambiente com Hyper-VIsa Server
- Conheça tudo sobre os hardwares que compõem o seu computador com um simples comandoLinux
- Sistema binário – Parte III - Como converter números binários para decimalHardware