Infra - Exchange Server

Movendo Databases e Logs no Exchange Server 2010

Neste tutorial vamos mostrar como mover a database de local utilizando o Exchange Server 2010 em um ambiente simples (onde o DAG não está implementado).

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

Neste tutorial vamos mostrar como mover a database de local utilizando o Exchange Server 2010 em um ambiente simples (onde o DAG não está implementado).

Solução

O Exchange Server 2010 teve uma grande mudança no local onde as databases são configuradas no Exchange Management Console, deixou de ser abaixo do Server Configuration e passou para o nível de organização. Nestes próximos passos vamos mostrar como alterar o local da database, como segue:

  1. Abrir o Ecxhange Management Console
  2. Expandir Microsoft Exchange On-Premises (<server-name>)
  3. Expandir Organization Configuration
  4. Clicar em Mailbox
  5. Clicar na guia Database Management
    Nesta tela teremos todas as databases da Organização Exchange e em uma única visualização conseguimos ver o nome da Database, Local da mesma, local dos logs, estado da database (montada ou não) e ainda o servidor onde ela se encontra.

Se olharmos no local (Database File Path e Log Folder Path que por padrão é o mesmo) podemos ver todos os logs e a database da base em questão no sistema de arquivos, como mostrado na figura abaixo.

Podemos estar clicando com o botão direito na database e clicar em Move Database Path ou ainda na Toolbox Actions a mesma opção. Uma grande diferença das versões anteriores é que não temos o botão Browse... e devemos digitar o novo caminho, alguns detalhes:

  • No campo Database file path temos que entrar o arquivo .edb no campo
  • No segundo campo podemos diferenciar os logs da base (que por padrão vem no mesmo local do disco)

Após clicar em Move na tela anterior a mensagem abaixo aparecerá informando que os usuários que estiverem naquela database serão afetados e a mesma estará desmontada durante o processo, clique em Yes.

O tempo depende do tamanho da base e logs do item em questão, após a cópia de todo o conteúdo a tela abaixo aparecerá dizendo que tudo foi movido corretamente. Podemos clicar em Finish.

O resultado desta operação é que tudo foi movido do lugar original para o destino, como mostrado na figura abaixo.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como mover as base de dados e também logs para um novo local no disco físico de um servidor do Exchange. Lembrando que este tutorial se aplica a databases que não fazem parte de um DAG.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/