Carreira - Cargos e Salários

Certificação com Segunda Chance

Conheça a opinião do autor a respeito da Certificação.

por Mauricio Junior



            Olá Internautas, hoje recebi um e-mail da Prometric avisando sobre a segunda chance para refazer uma prova de certificação. Porém, isso é muito mais do que um simples e-mail. Os profissionais de informática de hoje não se importam muito com certificação, ou acham que não é necessário.

            Respondendo a esta dúvida, no meu ponto de vista é válido e necessário ter uma certificação de desenvolvimento, certificação de rede, certificação de software, certificação de projeto e várias outras certificações existentes no mercado. Abaixo, respondo algumas perguntas importantes recebidas por e-mail ao logo da jornada profissional.

            Pra que serve a certificação?

            - Para que a empresa que, criou a tecnologia possa enviar um certificação a você que fez a prova, informando que está capacitado a desenvolver ou trabalhar com a tecnologia. Pode ser um software, linguagem, tecnologia ou produto de software. Hoje em dia as certificações são apenas para a área de informática; quando se diz ou se refere ao profissional de TI (Tecnologia da Informação). Lógico que existem certificações diversas para empresas, mas quando se fala em certificação de tecnologia, geralmente é para uma pessoa física.

            - Com a certificação em mãos, a empresa não pode falar que você é uma pessoa iniciante ou estagiária na área. Lógico que isso não é regra, mas muitas provas exigem muito do candidato em relação a tecnologia. Conheço pessoas que possui mais de 10 certificações mas ainda não tem um curso superior, esse é um assunto para ser discutido mais abaixo.

            Existe a certificação "decoreba"?

            - Primeiro, a palavra "decoreba" é uma forma antiga de falar que, basta decorar algumas coisas para passar. Acredito que o nível de prova melhorou bastante, só com o "decoreba" não dá para passar facilmente. Deve ter um convívio com a tecnologia, linguagem, produto de software ou padrões.

            Como eu já fiz algumas certificações específicas de desenvolvimento de software e graças a Deus consegui sucesso, percebi que nada de decoreba vale. Existe uma necessidade de ter envolvimento com a tecnologia.

            Custa caro?

            - Não custa caro se você analisar o benefício que, vai lhe trazer como um emprego melhor, aumento de cargo ou salário (dependendo da empresa) lógico. Hoje custa $80,00 (oitenta dolares) em média, para fazer uma prova de certificação.

            É melhor fazer uma faculdade ou tirar certificação?

            - Bom, essa pergunta é muito simples de responder devido a exigência do mercado hoje em dia. A melhor coisa é fazer os dois. A universidade é importante terminar, é importante formar e aprender acima de tudo. A certificação é necessária para ter um diferencial no mercado em relação aos outros que estão formados ou formando.

            Se for para escolher entre um ou outro, acredito que seja melhor fazer primeiro a faculdade e depois uma certificação, isso porque ainda sim é melhor ter uma formação universitária do que apenas uma certificação. Como disse anteriormente, é um diferencial.

            A Microsoft está com uma promoção chamada "Segunda Chance" até o dia 30 de junho de 2010. Como o próprio nome diz, caso você não consiga passar de primeira você tem todo o direito de fazer uma segunda prova para tentar passar sem custo algum. Para comprar um voucher, é necessário acessar o site da prometric.com e usar cartão de crédito internacional.

            Depois de comprar o voucher, você marca a data e hora na sua cidade ou em uma cidade mais próxima da sua, caso não tiver alguma entidade regulamentada. No dia da prova, você entra em uma sala com câmeras e um computador. Com a tecnologia de hoje, você faz a prova utilizando um computador diretamente conectado ao servidor da empresa responsável pela tecnologia, por exemplo: A Microsoft, Sun e outras. Existe um tempo para fazer a prova e esse tempo é cronometrado em tela. As perguntas podem ser revisadas antes do término da prova. A linguagem da prova geralmente é em inglês, algumas provas podem ser feitas na língua brasileira (não indico fazer em português, melhor fazer em inglês, pois o material de estudo ser em inglês).

            O botão de finalização depois de apertado não tem mais volta. Alguns segundos depois (parece horas) o resultado é exibido na tela do computador. Graças a Deus, todos os meus vieram positivos.

            Um bom material para estudo existe?

            - Sim, existe e está ai no mundo dos livros e e-Books. Conheço vários sites que oferecem e-Books e livros por um preço bacana, ou seja, acessível financeiramente. O melhor material geralmente é em inglês (técnico) e a prova geralmente é em inglês como falado anteriormente. Todas as provas que fiz tinham a opção: Chinês, Alemão e Inglês.

            Aproveite a segunda chance da Prometric com a Microsoft. Vale conferir!

            Para mais informações, foram escritos outros artigos sobre o assunto, confira no link abaixo:

            Certificação para Profissional de TI - http://www.aspneti.com/certificacao-para-profissional-de-ti+688,0.aspx

            Promoção de Certificação Second Shot - http://www.aspneti.com.br/promocao+de+certificacao+second+shot+756,0.aspx

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org