Desenvolvimento - Visual Studio

Novidades na depuração de código no VS2010 – Parte 01

O Visual Studio 2010 foi lançado, a lista de novidades é gigantesca, mas um ponto que merece atenção é a famosa depuração de código ou simplesmente debug, ou quando debugamos o nosso código.

por Márcio Fábio Althmann



O Visual Studio 2010 foi lançado, a lista de novidades é gigantesca, mas um ponto que merece atenção é a famosa depuração de código ou simplesmente debug, ou quando “debugamos” o nosso código.

Para começar um recurso simples e genial, sempre colocamos o mouse sobre um objeto para ver o valor atual do mesmo, ai aparece um tooltip mostrando, é legal mas diria que não é a forma mais prática de verificar o valor. Claro que poderíamos ver o valor na janela de Locals mas não vem ao caso nesse artigo.

Agora se repararmos melhor na imagem acima veremos que do lado do valor que “Márcio” tem um, posso falar que um “alfinete” tipo aqueles de pregar algo nos quadros de recado =D, se clicarmos no mesmo vamos “pinar” o objeto que desejamos depurar, com isso não precisamos mais colocar o curso sobre objeto para ver o valor atribuido ao mesmo.

Na imagem acima vemos que agora o objeto nome com o valor Márcio é mostrado em uma caixa, outro detalhe interessante é que conseguimos arrastar essa caixa e organizar da forma que mais nos agrade a visualização dos valores na hora da depuração do código. Veja abaixo onde também fixei para visualizar os valores de idade e site.

Para melhorar ainda mais, conseguimos colocar comentários em cada um dos itens fixados, clicando no ícone de duas setas para baixo é aberto um TextBox para escrevermos livremente qualquer comentário.

Para finalizar, o que eu considero o melhor desse recurso =D, quando temos algo pinado ou fixado, na barra lateral onde clicamos para adicionar um breakpoint, é criado um ícone com o tal “alfinete”, e se colocarmos o cursor sobre ele, conseguimos ver o último valor atribuido aos itens fixados enquanto programamos, isso é maravilhoso, quantas vezes eu não anotei em algum papel o valor de um objeto para verificar novamente em uma futura depuração.

Esse recurso é sensacional, espero que aproveitem essa e muitas das outras novidades do Visual Studio 2010 e até o próximo artigo sobre as novidades na depuração de código.

Abraços.

Márcio Fábio Althmann

Márcio Fábio Althmann