Infra - Exchange Server

Gerenciando o self-service no Exchange Server 2010

Neste tutorial vamos verificar como gerenciamos o self-service no Exchange Server 2010.

por Anderson Patricio



Autor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues

Overview

Neste tutorial vamos verificar como gerenciamos o self-service no Exchange Server 2010. No novo Outlook Web App o usuário tem a possibilidade de alterar determinados atributos do Active Directory, Gerenciar Grupos entre outros. Neste tutorial vamos mostrar como o Administrador consegue facilmente gerenciar estas funcionalidades para todos os usuários com apenas um simples clique.

Solução

Por padrão quando um usuário clica em opções ele tem a primeira tela com os seus dados pessoais como mostrado abaixo, vamos clicar em Edit.

O resultado será os campos do Active Directory mas o usuário não pode altera-los pq não está configurado na política.

Vamos abrir o ECP (Exchange Control Panel) e selecionar o My organization invés do perfil do usuário e vamos clicar em User Roles e vamos dar um duplo-clique em Default Role Assignment Policy.

O padrão da configuração é exibido na imagem abaixo. Vamos selecionar My profile Information onde os usuários poderão alterar seu primeiro nome, sobrenome e nome de display e vamos clicar em Save.

Uma mensagem de warning irá aparecer, vamos clicar em Yes.

O resultado da diferença pode ser visto abaixo:

As mudanças serão vistas após o usuário dar um logoff e um logon no Outlook Web App, feito isso agora ele poderá alterar as informações usando sua própria sessão do Outlook Web App.

Conclusão

Com este tutorial mostramos como gerenciar o serviço de self-service do Exchange Server 2010.

Anderson Patricio

Anderson Patricio - Trabalha com informática desde 1995, é consultor Microsoft em projetos de Active Directory, Exchange e ISA pela Quattuor Informática em Porto Alegre.
Certificações: MCSE +M +S 2003, MCSE +M +S 2000, MCSA +M +S 2003, MCSA +M +S 2000
Blog: http://spaces.msn.com/members/andersonpatricio/