Desenvolvimento - Visual Studio
Zen Coding no Visual Studio
Eu já tinha visto algo a respeito sobre Zen Coding mas só semana passada conseguir dar a atenção merecida e não me arrependi, achei sensacional, o projeto Zen Coding foi criado por Sergey Chikuyonok e é uma forma rápida e fácil de escrever elementos HTML utilizando sintaxe parecida com os seletores do CSS.
por Márcio Fábio AlthmannEu já tinha visto algo a respeito sobre Zen Coding mas só semana passada conseguir dar a atenção merecida e não me arrependi, achei sensacional, o projeto Zen Coding foi criado por Sergey Chikuyonok e é uma forma rápida e fácil de escrever elementos HTML utilizando sintaxe parecida com os seletores do CSS.
Para o Zen Coding funcionar no Visual Studio é preciso do plugin disponível no CodePlex http://zencoding.codeplex.com/ ou caso utilize o ReSharper existe um PowerToy para o mesmo que habilita o Zen Coding, no caso eu estou utilizando o do ReSharper, mais informações aqui. Como podem ver no link sobre o ReSharper é preciso configurar um atalho de teclado para facilitar a utilização do plugin, eu configurei CTRL+.
A utilização do Zen Coding é simples, para facilitar o entendimento vamos imaginar os Code Snippets do Visual Studio, então escrevo o Snippet desejado, aperto o atalho configurado e o plugin escreve o HTML baseado no Snipet escrito.
Para facilitar a visualização, colocarei imagem com a expressão e o elemento criado, mas quando o plugin é executado a expressão some e fica somente o resultado.
Começando podemos escrever algo simples, como o nome de um elemento sem <> e ele cria as tags e abertura e fechamento.
Uma outra possibilidade, é criar um elemento já informando um identificador para o mesmo.
Além de um id para o elemento, também conseguimos colocar a classe do elemento.
Se já está gostando vai melhorar :), conseguimos criar elementos filhos, imagina criar aquela tabela com uma linha e uma coluna.
Conseguimos criar também elementos “irmãos (nem tudo traduzido fica legal)”, um exemplo simples, aquelas 3 divs de cabeçalho, conteúdo e rodapé, reparem que eu estou também adicionando id nos elementos.
Também conseguimos multiplicar elementos, para exemplificar, uma table com duas linhas e três colunas.
E por último e não menos importante, conseguimos enumerar os elementos, por exemplo um menu com os itens chamados menu1, 2, etc…
Como viram é super simples e prático criar elementos HTML com o Zen Coding.
Abraços e até a próxima.
- OCR em Aplicações Universais: extraindo texto de imagensVisual Studio
- WinJS: Desenvolvendo para o Windows 10 com JavaScriptVisual Studio
- Entenda a navegação entre páginas em Universal AppsVisual Studio
- SplitView no Windows 10: Criando um menu hambúrguerVisual Studio
- Universal Apps: Compartilhando recursos entre projetosVisual Studio