Desenvolvimento - C#

Controle de Usuários – Windows Forms C# (Parte 1)

Controlar acesso de usuários é, praticamente, um dever de qualquer aplicação seja ela para desktop, web ou móvel. Para aplicações Web utilizando a plataforma .NET, o ASP.NET dispõe de um recurso muito utilizado nas aplicações que desenvolvemos que é o controle de usuários da aplicação.

por Fábio de Oliveira Santos



É com grande prazer e alegria que apresento meu primeiro artigo, espero que seja de grande utilidade a todos e que seja o primeiro de muitos se DEUS quiser.

Vamos ao artigo.

Introdução

Controlar acesso de usuários é, praticamente, um dever de qualquer aplicação seja ela para desktop, web ou móvel.

Para aplicações Web utilizando a plataforma .NET, o ASP.NET dispõe de um recurso muito utilizado nas aplicações que desenvolvemos que é o controle de usuários da aplicação. Infelizmente isso não é algo tão simples de ser realizado em aplicações desktop que não possui um controle já pronto, exigindo assim que tenhamos que criar tudo na "mão". Neste artigo quero mostrar como construir um controle de usuário bem eficiente e de fácil entendimento.

Nesta primeira parte criaremos as tabelas no banco e a classe de acesso a dados.

Criando as Tabelas do Banco

Para o Controle de Acesso serão necessárias quatro tabelas que armazenarão as informações referentes aos Usuários, Perfis, Menus e dos Menus que um determinado perfil possui acesso. Visando uma padronização e facilitação de uso genérico deste controle, além de melhorar a organização do banco de dados criaremos as tabelas com os seguintes nomes:
  • AC_Usuarios
    • Armazenará os dados do usuário propriamente dito.
  • AC_Perfis
    • Armazenará os perfis que cada usuário poderá ter.
  • AC_Menus
    • Armazenará o nome do menu, caption e nome do botão de acesso rápido caso o mesmo possua.
  • AC_Menus_Perfis
    • Armazenará os menus que o perfil poderá acessar.

Segue abaixo o script de criação das tabelas:



Criando a Classe de Acesso a Dados

Com as tabelas do banco criadas vamos começar a criação das classes, partindo da classe de acesso a dados que chamaremos de DA. Nesta classe ficarão as funções que executarão os comandos no banco. Todos os acessos ao banco deverão passar por esta classe.

A classe DA então conterá as seguintes funções:





As funções desta classe serão responsáveis por executar qualquer comando no banco de dados seja este comando de com ou sem retorno.

Bom pessoal por enquanto é isso, espero que gostem até o próximo.
Fábio de Oliveira Santos

Fábio de Oliveira Santos - Formando do curso de Sistemas de Informação pela UNIVALE. Trabalha na Teccom (Tecnologia em Comunicação de Dados) como analista de suporte. Atua também no desenvolvimento de aplicações win32 em C# e Delphi e web com ASP.NET.