Infra - Exchange Server
Gerenciando Inbox Rules no Exchange Server 2010
O Exchange Server 2010 permite o gerenciamento das regras dos clientes Outlook e Outlook Web App via Exchange Management Shell. Neste tutorial vamos mostrar como gerenciá-las.
por Anderson PatricioAutor: Anderson Patricio / Rodrigo Rodrigues
Overview
O Exchange Server 2010 permite o gerenciamento das regras dos clientes Outlook e Outlook Web App via Exchange Management Shell. Neste tutorial vamos mostrar como gerenciá-las.
Um ponto importante, quando gerenciamento Inbox Rules usando o Exchange Management Shell todas as regras do lado cliente são removidas.
Solução
Vamos basear este tutorial em um cenário: basicamente o usuário Anderson que é gremista e o mesmo possui uma regra na sua caixa de entrada que categoriza qualquer mensagem que tenha a palavra grêmio no título da mensagem para "vermelho", o que é intolerável. Na listagem de regras do usuário podemos ver a regras que o mesmo possui.
Quando um usuário manda uma mensagem com a palavra Gremio, como mostrado abaixo.
Podemos ver o resultado na caixa do usuário na figura abaixo, onde a mensagem recebeu a categoria vermelha automaticamente.
Listando as regras de um usuário...
Antes de podemos gerenciar as regras dos usuários precisamos listar as regras dos usuários para podermos alterar a regra correta. A sintaxe para listar regras de usuários, é a seguinte:
Get-InboxRule -Mailbox <Nome-da-Caixa>
No entando é mais fácil rodar o seguinte comando para ter uma visão rápida das regras:
Get-InboxRule -Mailbox <Nome-da-Caixa> | select name, Description | fl
Com isto conseguimos ver na figura abaixo um resumo das regras do usuário e uma descrição que facilita o processo de achar a regra que estamos procurando. Em nosso caso é a primeira regra da listagem.
Agora que sabemos a regra, podemos listar todos os atributos como mostrado na figura abaixo. A sintaxe do comando pode ser vista abaixo:
Get-InboxRule -Mailbox <Nome-da-Caixa> -Identity "<nome da regra>"
Modificando regras existentes...
Agora que sabemos o nome da regra e os atributos a serem modificados, podemos estar utilizando a seguinte sintaxe:
Set-InboxRule -Mailbox <Mailbox-Name> -Identity "<nome-da-regra>" -ApplyCategory "<cor em inglês Category>" -MarkImportance 2
O resultado pode ser visto na figura abaixo:
Agora podemos enviar uma nova mensagem e podemos ver a diferença, como mostrado na figura abaixo:
Removendo e desabilitando uma Inbox Rule...
Já vimos como alterar e listar uma Inbox Rule, para desabilitarmos e removermos uma Inbox Rule é o mesmo processo.
Para removermos a regra que alteramos anteriormente, podemos usar a seguinte sintaxe:
Remove-InboxRule -Mailbox <Nome-da-Caixa> -Identity "<nome-da-regra>" e depois confirmar digitando Y
Para desabilitar uma regra, basta usar a seguinte sintaxe:
Disable-InboxRule -Mailbox <Nome-da-Caixa> -Identity "<nome-da-regra>"
Criando uma nova Inbox Rule...
Para criar uma nova regra devemos usar o New-InboxRule, no exemplo abaixo criamos uma categoria que troca qualquer mensagem recebida pelo usuário IT para laranja e também marca a mesma como High.
New-InboxRule -Mailbox anderson -Name ADM_ITRule -From it@apatricio.local -ApplyCategory "Orange Category" -MarkImportance "High"
Conclusão
Com este tutorial mostramos como gerenciar Inbox rules dos usuários no Exchange Server 2010 a partir de uma console centralizada.
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