Infra - Segurança

Os terroristas do WTC agora em vírus

Como se já não bastassem todas as brincadeiras que foram feitas com o desastre no WTC, agora a coisa toma outra direção, pois acaba de surgiu a versão Osama Bin Laden como vírus de computador, chamada cientificamente de BDS/NETX...

por Impacta Tecnologia



Como se já não bastassem todas as brincadeiras que foram feitas com o desastre no WTC, agora a coisa toma outra direção, pois acaba de surgiu a versão Osama Bin Laden como vírus de computador, chamada cientificamente de BDS/NETX. Pelo simples fato de que todas as mensagens e instruções que acompanham o vírus estarem em português, tudo isso nos leva a crer que este vírus foi criado no Brasil, sabemos que a genialidade, a malandragem e a famosa lei de Gerson dos brasileiros são características conhecidas internacionalmente, mas será que não podemos usar todo este poder para o bem?

Para se proteger de mais está praga, é bastante simples, caso você venha a receber um e-mail comentando e falando sobre algumas supostas fotos dos terroristas que atacaram o World Trade Center, tomadas minutos antes da tragédia, não clique no arquivo anexado, todo o processo de infectação do seu micro terá inicio caso você resolva abrir o arquivo, antes disso vc ainda está a salvo.

A mensagem está em português e o anexo foi nomeado como "World.exe". A linha do assunto traz os dizeres "Imagens Ineditas - World Trend Center - É um absurdo !!". O corpo da mensagem traz o seguinte texto:

So agora foi divulgado algumas imagens internas sobre o atentado ao World Trend Center, as fotos mostram exatamente o que estava acontecendo dentro da aeronave 03 (tres) minutos antes de se chocar contra a primeira torre. Eh impressionante o que os terrorista sao capazes de fazer quando a morte esta se aproximando deles. So veja as fotos se voce nao tiver problemas cardiacos, ou for maior de 13 anos. Para ver as fotos siga os passos:

  1. Grave o arquivo WORLD.EXE no seu disco (arquivo compactado)
  2. Clique duas vezes no arquivo WORLD.EXE, automaticamente o mesmo irar extrair 05 arquivos jpg.
  3. Clique nas fotos e veja as senas absurdas.

O vírus foi descoberto sexta-feira, dia 25, pelo estudante de Administração Marcelo Vardanega, de Curitiba. Desconfiado, ele queria saber se o arquivo executável World.exe era um vírus. "Mandei pra Symantec e disseram que não é. Da Central Command ainda não tive resposta".

O arquivo foi amplamente testado com alguns antivírus atualizados e nada foi detectado, por sorte ou azar dia 25 foi feriado em São Paulo (aniversário da cidade), não foi possivel entrar em contato com as assessorias de imprensa das principais empresas antivírus no país. Mas ontem, 29 de Janeiro de 2002, a Central Command divulgou informações sobre o arquivo em seu site.

A empresa o classificou como um backdoor, isto é, um aplicativo que abre portas de comunicação na máquina da vítima, não se esqueça que podemos estar falando de você. Tradicionalmente, os backdoors dão o controle do micro a um cracker, que consegue executar códigos e ataques variados, inclusive a outras máquinas.

A Central Command não forneceu maiores detalhes sobre a atuação da praga. Apenas informou que, caso o usuário clique no anexo, o BDS/NETX é instalado no diretório do Windows com dois nomes: NETX1.exe e MSWINSCK.EXE. Além disso, o diretório /~setup.t/ é criado no drive C, onde são descarregados os arquivos TEMPX.EXE e MSWINSCK.EXE. Com isso, o registro é modificado para que o programa seja executado cada vez que o PC é iniciado.

Por este e outros motivos, sabemos que o cuidado é a melhor arma contra os vírus, e não se esqueça, sempre use produtos originais, diga não a pirataria.

Impacta Tecnologia

Impacta Tecnologia - http://www.impacta.com.br
Tel.: (11) 3285 5566