Gerência - Metodologias e Processos
[GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS] - Mudar é preciso, mas porque mudar é tão difícil? (1/5)
Como o Gerenciamento de Mudanças auxilia no controle das mudanças tecnológicas.
por Rodrigo Acerbi“Como o Gerenciamento de Mudanças auxilia no controle das
mudanças tecnológicas.”
Ninguém nunca falou que mudar algo é fácil, muito pelo contrário, mudar
qualquer coisa independente do impacto ou risco pode se tornar um desafio
dificílimo. Como disse Thomas Woodrow Wilson (28º presidente dos Estados
Unidos) – “Se você quer fazer inimigos, tente mudar algo”.
A palavra Mudança tem um significado bem simples, de acordo com o dicionário Aurélio é o “ato ou efeito de mudar. / Alteração, modificação”. O significado é bem simples, mas se pensarmos na prática ao invés da teoria, toda esta facilidade cai por água abaixo.
O ambiente coorporativo precisa se atualizar constantemente para poder enfrentar todos os desafios diários e não ficar para trás no mercado tecnológico. Todas estas alterações, por mais simples que sejam, precisam de um controle e uma análise rigorosa para poder surtir os efeitos desejados e não os indesejados. E como podemos fazer isto de uma forma organizada?
O processo de Gerenciamento de Mudança foi criado com o exato intuito de gerenciar todas as mudanças que possam, ou não, causar impacto nos serviços prestados por TI através de um processo único e centralizado de validação, aprovação, programação e controle da mudança, para assegurar que toda a infraestrutura de TI permaneça alinhada aos requisitos do negócio mitigando todos os riscos possíveis. Porém, mesmo com toda essa explicação e detalhamento, as empresas continuam ríspidas a qualquer mudança, seja ela tecnológica ou processual. Então nos perguntamos – Porque mudar é tão difícil?
Lidar com novas tecnologias, máquinas, processos, entre outros
apetrechos de TI é muito simples para profissionais como nós, porém lidar com
as pessoas que participam destes processos e a cultura particular de cada
companhia é o que dificulta qualquer mudança no ambiente coorporativo. Para
evitarmos confrontos sobre qualquer mudança, devemos ter um foco muito grande
na comunicação e explicação de todos os benefícios que tal mudança irá trazer
para a área como um todo.
Hoje em dia, as pessoas não toleram qualquer mudança que aconteça em seu setor
ou na empresa, o comodismo é o que mais fica visível nessas horas, pois ninguém
quer mudar algo que acha fácil de realizar ou solicitar. Podemos citar como
exemplo a implantação de um novo processo de mudança, não é muito mais cômodo a
pessoa solicitar qualquer mudança (correção, projetos, novas implantações, etc.)
diretamente com o responsável da área sem ter que passar por uma análise detalhada
e um comitê para explicar o real motivo desta mudança? Por conta disto, quando
tentamos mudar algo passamos por grandes obstáculos. O mesmo acontece quando a
empresa tem uma cultura inapropriada para a constante atualização do mercado
tecnológico, neste caso devemos buscar o apoio da gerencia das principais áreas
da empresa, pois com isto, iremos ter um importante apoio em qualquer mudança
que seja positiva para a estrutura da companhia.
Para minimizarmos qualquer conflito com pessoas e cultura a melhor coisa para
fazer é comunicar tudo que será feito com clareza, explicando todos os detalhes
quantas vezes forem necessárias e deixando claro todos os benefícios que virá
para o trabalho diário de todos. Esta comunicação deve ser feita com muita
cautela para não ocasionar diferentes opiniões. Para evitarmos isto, devemos
seguir as 5 dicas fundamentais para uma boa comunicação, são elas:
- Foco
- Clareza
- Desenvoltura
- Objetividade
- Entendimento
Todas as opções acima são habilidades que você deve possuir para fazer sua comunicação ser a melhor possível quando você for “vender” a sua mudança, seja ela qual for. Você deve manter o foco no que realmente será mudado mostrando clareza sobre o que realmente será feito. No momento de explicar e ser questionado você deve ter uma desenvoltura suficiente para fazer o questionador se sentir confortável com a sua resposta e fazer com que todo o entendimento da mudança ocorra com a objetividade necessária.
Então é isso. Devemos lembrar que a palavra chave para conseguirmos realizar mudanças no ambiente de tecnologia com o intuito de termos apenas aliados ao invés de inimigos é a COMUNICAÇÂO.
No próximo artigo estarei escrevendo sobre a Governança de TI focada no Suporte a Serviços. Como construímos um ambiente seguro e confiável com as melhores práticas. Até lá!
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