Desenvolvimento - C#
Escopo e nível de acessos no C#
Pode-se dizer que o escopo de uma variável é a região da aplicação (programa) em que ela é vista/utilizável. Aplica-se a métodos, classes e variáveis. Diz-se também que escopo é a visibilidade de uma variável. O escopo de uma variável é determinado na declaração da mesma e é relativo a esta localização.
por Everton Coimbra de AraújoEste é mais um artigo que submeto ao Linha de Código, dando sequência a uma série de material, resultado obtido através de pesquisas e laboratórios com meus alunos da UTFPR, campus Medianeira. Reforço o empenho e dedicação destes alunos, que foi extremamente comprometido com a pesquisa e aprendizado durante os semestres que mantivemos contato próximo nas disciplinas que a eles eu ministrava. Isso me motivou muito e fazer com que o resultado dos trabalhos deles aparecesse para o mundo e, nada melhor do que o Linha de Código para isso.
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Neste artigo apresento o Fernando Henrique dos Santos Gomes, que pode ser contactado pelo email fernandogomes_ti@hotmail.com. O Fernando foi meu aluno em algumas disciplinas de sua graduação. O Fernando, apesar de ter trabalhado comigo neste artigo sobre .NET tem uma grande experiência no desenvolvimento de aplicações WEB e Aplicações Distribuídas com Java. Desta forma, estejam a vontade em solicitar o curriculum dele. |
Introdução
Pode-se dizer que o escopo de uma variável é a região da aplicação (programa) em que ela é vista/utilizável. Aplica-se a métodos, classes e variáveis. Diz-se também que escopo é a visibilidade de uma variável. O escopo de uma variável é determinado na declaração da mesma e é relativo a esta localização.
Modificadores de acesso dos membros
A tabela abaixo apresenta os níveis de acesso existentes (modificadores de escopo) para a linguagem C#.
Modificadores de acesso |
Descrição |
public |
Membro é acessado de qualquer lugar |
private |
Membro pode ser acessado somente dentro da classe que o define |
internal |
Membro pode ser acessado por qualquer membro que esteja no assemblv |
protected |
Pode ser acessado dentro da classe que o define e pelas classes que a herdam |
protected internal |
Pode ser acessado por todos membros do assembly ou por membros que o herdem. |
O modificadorpublic permite que o membro seja visível fora da classe, desta forma todos os objetos podem acessar campos e métodos que utilizem o modificador público. De forma contrária, todos que utilizem o modificador privatesó podem ser vistos dentro da classe que o definiu.
O modificador de acesso internal faz com que membros possam ser acessados por qualquer classe que esteja no mesmo assembly, mas não podem ser acessados por objetos fora deste.
Conforme escrito por Almir Farias Rivas Junior em http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/, o modificadorprotectedpermite que o membro seja acessado por qualquer código dentro da classe que o criou e por tipos que a herdem.O modificadorprotected internalproporciona um nível de acesso que representa a união entre o modificadorprotectede o internal. Se nenhum modificador de acesso for usado no Visual C#, o membro tem o mesmo escopo de variáveis que utilizam o modificadorprivate.
Métodos não precisam obrigatoriamente de nenhum modificador. Caso nenhum modificador for utilizado, o método éprivate por padrão, nas classes ou estruturas do C#, como exemplificado na Figura 1.
/// sem um modificador automaticamente o método é tratado como private int getIdade() { return 21; } |
Figura 1 – Método sem modificador em C# |
O exemplo apresentado na Figura 2 mostra como usar os modificadores de acesso.
// Classe com modificador de escopo publico public class MinhaClasse { // variável que pode ser acessada de qualquer lugar do programa public int meuInteger;
// método que so pode ser invocado de dentro desta classe ou por membros do mesmo assembly internal void metodo() { }
// variável que só pode ser acessada de dentro desta classe private string nome;
// método que pode ser acessado de dentro desta classe e de outras que a herdem. private int getIdade() { return 21; } // variável que pode ser acessada de dentro da classe, das classes que herdam, e membros do mesmo assembly internal protected long valor; }
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Figura 2 – Modificadores de Acesso C# |
Modificadores de acesso de tipos
Classes em C# também podem ter modificadores, estes modificadores controlam como a classe pode ser instanciada e são semelhantes aos modificadores para membros. Uma classe com o modificador public pode ser acessada por qualquer objeto dentro da aplicação, ja uma classe utilizando modificadorinternal pode ser criada por qualquer membro do assembly, mas não por objetos externos a este. Podemos observar o funcionamento desses modificadores analisando a Figura 3.
namespace x { // esta classe é visivel a toda a aplicação public class a { // esta classe é visivel apenas internamente à classe "a" private class b {} } } namespace y { public class c { protected class d{} } public class e:c { // a class "d" é visível apenas para a classe "c" e suas subclasses como esta. } } namespace x { public class f { // Esta classe é visivel a classe "a" por estarem no mesmo // assembly, e no entanto invisível a classe "c" protected internal class g {} } } |
Figura 3 – Modificadores de Acesso em classes C# |
Segundo Almir Farias Rivas Junior em http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/, uma classe que utilize o modificadorprivatee protectedsó pode ser instanciada internamente. Uma classe que utiliza o modificador privatesó pode ser instanciada por objetos dentro do seu próprio código ou por classes encadeadas (classes declaradas dentro de classes). Classes encadeadas podem utilizar modificadores protectedouprotected internalque permitem que classes herdadas de sua classe mãe tenham acesso a elas. Modificadoresprotected e internal são visíveis também por outros membros do assembly. Se nenhum modificador de acesso é especificado para uma classe ou estrutura ela é considerada public.
Classes Abstratas, Classes Seladas e Interfaces C#
Abstract Class
A classe abstrata somente pode ser herdada e não instanciada. Pode-se dizer que este tipo de classe é uma classe conceito, definindo funcionalidades para as suas subclasses implementá-las. Porém, diferente da interface nem todas as funcionalidades definidas na classe abstrata precisam ser implementadas.. Em uma classe abstrata os métodos declarados podem ser abstratos ou não, contendo implementações. Quando criamos um método abstrato em uma classe abstrata sua implementação é obrigatória, caso você não o implemente o compilador disparará, em tempo de compilação, o seguinte erro : “Error "x.z" does not implement inherited abstract member "x.y.metodo()"”. Métodos declarados e implementados na classe abstrata podem ser sobreescritos em uma subclasse. Para ilustrar a criação de uma classe abstrata segue a Figura 4.
abstract class formaClasse { abstract public int Area(); } class quadrado : formaClasse { int x, y; // Se não for implementado o método Area() // será gerado um compile-time error. public override int Area() { return x * y; } } |
Figura 4 – Implementação de abstract class |
Interface
Pela definição de Rudson Kiyoshi Souza Carvalho em
http://construindooaprender.blogspot.com/ as interfaces são fundamentais em um
sistema orientado a objetos. Quando se diz que um objeto é a instância de uma
classe, na verdade quer-se dizer, que este objeto
implementa a interface definida pela classe, ou seja uma interface define as
operações que um objeto será obrigado a implementar. Para cada operação
declarada por um objeto deve ser especificado o nome da operação, os objetos
aceitos como parâmetro e o tipo de valor retornado pela operação; este conjunto
de informações sobre uma determinada operação tem o nome de assinatura, e um
conjunto de assinaturas de operações dá-se o nome de interface.
Rudson Kiyoshi Souza Carvalho em http://construindooaprender.blogspot.com/ diz
que é importante lembrar que uma interface nunca contém implementação, ou em
uma interface não se pode definir os atributos, pois o mesmo é uma
implementação de um atributo objeto, a interface também não permite
construtores, pois em um construtor temos as instruções usadas para inicializar
campos. Apesar de não se poder definir atributos, a interface aceita a
declaração de constantes.
Para se usar uma interface deve-se criar uma classe ou estrutura e herdar da interface como observado na Figura 5, com isso é obrigatório implementar todos os métodos da interface.
interface IExemploInterface { void ExemploMetodo(); }
class Implementacaoclasse : IExemploInterface { // Implementação da interface void IExemploInterface.ExemploMetodo() { // Implementação do método }
static void Main() { // Declarando uma instancia de uma interface IExemploInterface obj = new Implementacaoclasse();
// chame o método. obj.SampleMethod(); } } |
Figura 5 – Código exemplificando a interface e sua implementação |
Sealed Class
Quando uma classe é definida como sealed, está classe não poderá ser herdada,
preservando-se assim as características da mesma. Ao tentar herdar de uma
classe selada o compilador dispara um erro em tempo de compilação. Depois de
criada uma classe sealed, pode-se observar que o intelisense não mostra o nome
da mesma quando tentamos criar uma herança. A seguir na Figura 6 observa-se a criação de uma classe sealed.
sealed class ClasseSelada { public int x; public int y; }
class MainClass { static void Main() { ClasseSelada sc = new ClasseSelada(); sc.x = 110; sc.y = 150; Console.WriteLine("x = {0}, y = {1}", sc.x, sc.y); } } |
Figura 6 – Código exemplificando a classe selada |
Conclusão
Interfaces podem ser comparadas a contratos, são funcionalidades fixas que tem
de ser implementadas obrigatoriamente por aquela que a implementa, contrata. As
classes abstratas funcionam como modelos que já contêm algumas funcionalidades,
e outras que podem ser modificadas conforme a implementação especifica. Caso
você queria disponibilizar suas bibliotecas ou aplicação, você pode optar por
selar suas classes, para que não sejam estendidas. Deve-se também pensar e
avaliar o escopo de seus métodos e variáveis, a visibilidade ou não de um
destes poderá ter grande repercussão. É muito importante analisar o contexto da
aplicação, e das funcionalidades a serem implementadas para decidir qual
alternativa certa a usar.
Referências
· http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/, Introdução ao .NET Framework – Parte 5 - Almir Farias Rivas Junior, 25-09-2006
- http://construindooaprender.blogspot.com/, Trabalhando
com classes abstratas, classes seladas e interfaces em C# - Rudson Kiyoshi Souza Carvalho, 4
de julho de 2008