Infra - Sharepoint
Adicionando informações do perfil do usuário manualmente no SharePoint para usuários locais do servidor
Nesse artigo nós apresentamos como inserir, manualmente, informações para o profile de usuários locais do servidor, uma vez que estas informações não são puxadas de um repositório central, como Active Directory.
por Thiago SilvaOverview
Como sabemos, o SharePoint pode ter diversas informações do usuário para alimentar o conteúdo do site. Desde as informações mais básicas como Nome, Conta de Usuário e E-mail, até outras como Departamente, Página pessoal, Gerente, entre outras.
Quando utilizamos o SharePoint juntamente com as informações/autenticação dos usuários via Active Directory, essas informações são sincronizadas com as existentes no Active Directory. Mas, podemos ter alguns cenários no qual não utilizamos Active Directory, então utilizamos contas locais do servidor para acesso ao SharePoint. Sendo assim, não temos um repositório central com informações para alimentar o SharePoint, mas, queremos que nossos usuários tenham informações, como endereço de e-mail principalmente, para receber alertas/notificações enviados pelo site.
Então, como podemos adicionar informações as contas de usuários locais do servidor SharePoint? Vamos abordar este tópico neste artigo!
Solução
Para essa solução vou trabalhar com os seguintes produtos e tecnologias:
· Windows Server 2003 R2 com SP2;
· Office SharePoint Server 2007 SP2;
· SQL Server 2005 com SP2;
Não chega a ser muito complicado, mas, se você tiver muitos usuários para inserir informações, vai ser, no mínimo, muito trabalhoso.
Para inserir informações de perfil do usuário, iremos até o Shared Services do SharePoint.
1. Inserindo informações manualmente ao profile dos usuários:
1.1. Em Administrative Tools, abra o SharePoint Central Administration;
1.2. No menu à esquerda, na seção Shared Services Administration, clique em SharedServices1 (por padrão, este é o SSP criado com o SharePoint);
1.3. Na home do Shared Services, na seção User Profiles and My Sites, clique em User profiles and properties;
1.4. Na página User profiles and properties, em Profile and Import Settings, clique em View user profiles;
1.5. Escolha o usuário que deseja inserir as informações, clique no menu suspenso deste usuário e escolha Edit;
1.6. Insira as informações desejadas, como endereço de e-mail, por exemplo. Então clique no início da página em Save and Close;
1.7. Repita a operação para os demais usuários que deseja atualizar informações e depois espere que o servidor faça a indexação das novas informações. Por padrão, ocorre uma indexação incremental a cada 20 minutos. Ou force uma indexação manual.
Nota: Para que as informações sejam atualizadas, é necessário que o serviço de Search esteja ativo e configurado no servidor. Habilitando os serviços de Search no SharePoint (http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2706)
Conclusão
Nesse artigo nós apresentamos como inserir, manualmente, informações para o profile de usuários locais do servidor, uma vez que estas informações não são puxadas de um repositório central, como Active Directory.
Quando utilizamos o SharePoint com usuários do Active Directory, essas informações são puxadas do próprio AD, ou, se tivermos habilitado as funcionalidades Enterprise do SharePoint, podemos configurar informações dos usuários através do MySite, onde cada usuário pode editar suas informações.
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