Desenvolvimento - ASP. NET
O que há de novo no Microsoft® Office FrontPage® 2003 para desenvolvedores?
Com o lançamento do Microsoft Office FrontPage 2003, a Microsoft inclui novas características ao produto como Extensible Markup Language (XML), Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT), Microsoft ASP.NET e Microsoft SharePoint Products and Technologies...
por Maycol Sneider RomelliCom o lançamento do Microsoft Office FrontPage 2003, a Microsoft inclui novas características ao produto como Extensible Markup Language (XML), Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT), Microsoft ASP.NET e Microsoft SharePoint Products and Technologies.
Com essas novas características o Microsoft Office FrontPage 2003 passa apartir de agora a conversar com com os novos produtos como o Microsoft Office SharePoint™ Portal Server 2003 e Microsoft Windows® SharePoint Services.
O Microsoft® Office FrontPage® 2003 é uma aplicação para desenvolvimento Web profissional com novas características projetadas especificamente para profissionais de desenvolvimento Web. Se você é gerente do site ou um programador Web, há muitas ferramentas e grandes características que o ajudam a aperfeiçoar seu tempo de desenvolvimento.A utilização do FrontPage 2003 para criação de um Web Site traz ferramentas de administração com poder para realizar todas as suas tarefas, e também ter o controle de todo o produto final.
Utilizaremos as tecnologias principais de hoje como Extensible Markup Language (XML), Extensible Stylesheet Language Transformations (XSLT), Microsoft ASP.NET, Microsoft SharePoint™ Products and Technologies e o FrontPage como ferramenta para utilizar todas elas. No FrontPage utilizaremos o WYSIWYG XSLT Editor, o criador de Web Parts e o ASP.NET Database tools, vamos lá então.
Cutting-Edge Tools for Cutting-Edge Technologies
Duas das tecnologias mais notáveis vindas recentemente da Microsoft são o Microsoft Windows SharePoint Services e Microsoft ASP.NET.
Um componente do sistema operacional Microsoft Windows® Server 2003, Windows SharePoint Services junto com Microsoft Office SharePoint Portal Server 2003 formam uma solução de Web Site que facilita a colaboração dentro de um time ou por uma empresa.Um site SharePoint inclui capacidades como compartilhar documentos, compartilhar informação, discussão em grupo, alerta, e outros tipos de colaboração de grupo.
ASP.NET é um conjunto de tecnologias dentro do Microsoft .NET Framework para construir aplicações e Web Services.O ASP.NET é a evolução do Acticve Server Pages (ASP) em muitas formas, incluindo a programação orientada a objetos.
FrontPage 2003 inclue algumas ferramentas de produtividade poderosas para o desenvolvimento de Web Sites, e foi construído para o Windows SharePoint Services e para o ASP.NET para aplicações Web de acesso a dados.
Web Parts
Web Part é uma parte importante de um Web site baseado em Microsoft SharePoint Products and Technologies.Web Parts são unidades modulares de informação que consiste em uma barra de título, dentro de um frame, com conteúdo.Web Part são módulos de uma Web Part Page.Uma Web Part é a combinação de um arquivo Web Part Description (. dwp) e um arquivo Web Parte Assembly (. dll). Toda Web Part está baseada em Web Custom Controls.Você adiciona Web Parts a Web Part Page. Uma Web Part Page é um tipo especial de página Web que contém um ou mais Web Parts . Uma Web Part Page consolida dados, como listas e quadros, conteúdos da Web, como texto e imagens, em um portal de informação dinâmico construído ao redor de uma tarefa comum ou interesse especial. Tipicamente, você acrescenta Web Parts a Web Part Zones na Web Part Page.Uma Web Part Zone é um recipiente que contém propriedades que podem ser configuradas para controlar a organização e o formato de um Web Part em uma Web Part Page.Web Part Zones também podem ser usadas para prover proteção contra mudanças nas Web Parts.
FrontPage 2003 têm a capacidade para inserir Web Part Zones que são regiões dentro de uma página onde Web Parts podem residir facilmente e que podem ser controladas pelo usuário. Além disso, o FrontPage 2003 têm ferramentas de WYSIWYG para segurar e arrastar Web Parts vindas de uma galeria de Web Parts já prontas.
O Data View Web Part pode exibir dados de uma variedade de fontes de dados que incluem bancos de dados tradicionais, XML data sources e Web services. Você pode usar FrontPage 2003 para criar Data views e link Data views, como ilustrado na Figura 1.
Figura 1. Conectando Web Parts
WYSIWYG XSLT Web Editor
Data View Web Parts usa o poder de XML e XSL para criar Extensible Stylesheet Language Transformations. XSLT é usado para obter o nível granular de formatar como ilustrado em Figura 1. Note a diferença da cor de fundo entre as linhas de um result set. Este efeito é alcançado com a formatação condicional que é habilitado usando XSLT.
Editar o XSLT pode ser uma tarefa demorada e tediosa. Abaixo um código XSLT como exemplo ilustrativo:
<xsl:template name="dvt_1.body"> <xsl:param name="Rows"/> <xsl:param name="FirstRow"/> <xsl:param name="LastRow"/> <xsl:for-each select="$Rows"> <xsl:variable name="KeepItemsTogether" select="false()"/> <xsl:variable name="HideGroupDetail" select="false()"/> <xsl:variable name="GroupStyle" select=""auto""/> <xsl:if test="true()"> <xsl:if test="not($HideGroupDetail)" ddwrt:cf_ignore="1"> <tr> <xsl:attribute name="style">display:auto;<xsl:if test="position() mod 2"> background-color: #EEF0C6;</xsl:if></xsl:attribute> <td class="ms-vb">
Figura 2. A caixa de diálogo Condition Criteria é usada para formatar o critérioASP.NET ToolsAlém de continuar suportando a popular tecnologia Microsoft ASP, o FrontPage 2003 introduziu novas ferramentas poderosas para criar soluções ASP.NET de acesso a dados.Estas ferramentas estão incorporadas dentro do FrontPage Database Results Wizard e no Database Interface Wizard.Você pode agora escolher ASP ou ASP.NET para se conectar a sua fonte de dados.
FrontPage 2003 usa o poder do ASP.NET na sua maioria. Pela primeira vez, você pode desenvolver um aplicação ASP.NET para acesso a dados dentro do FrontPage sem o uso do FrontPage Server Extensions ou do FrontPage Components. FrontPage 2003 usa os ASP.NET server controls, como o DataGrid e o custom User Controls (componentes de modelo de interface que são embutidos dentro dos Web Forms), para criar suas páginas que acessam banco de dados. FrontPage usa o modelo de objeto destes controles para ler e modificar as propriedades. Como resultado, você pode usar as muitas ferramentas visuais do FrontPage que provê produtividade e, se você precisar de um controle maior de programação, você pode editar o código fonte.
FrontPage 2003 oferece um aspecto cheio de soluções ASP .NET para acesso a banco de dados, inclusive a habilidade para criar páginas que exibem filtros, resultados fixos, formas de procura, e formas para inserir registros novos ou editar e apagar registros existentes.FrontPage também pode montar do nada uma aplicação Web de acesso a dados inteira para você. Daquele ponto de partida, você pode personalizar e customizar o quanto você precisar.
Productivity Tools
Ferramentas visuais e wizards não são só para não desenvolvedores. Profissionais precisam de todas as ferramentas de produtividade pois eles as utilizam. FrontPage vem com uma variedade de ferramentas que foram construídas com os profissionais de desenvolvimento.
Advanced Find and Replace
FrontPage 2003 tem uma grande capacidade de customização "find e replace" pronta. Não só você pode procurar achar e substituir o texto ao longo de seu Web Site, mas você também tem total controle emcima dos filtros de conteúdo.Você pode usar expressões distintas que somadas e podem distinguir entre elementos HTML e texto.
Você pode procurar, achar e substituir texto ou HTML em múltiplas linhas, ou montar regras e expressões para filtrar o conteúdo que você acha que deva substituir. Você também pode especificar quais partes de seu Web Site quer procurar. Você pode economizar de reescrever suas regras de procura usando os arquivos .fpq de forma que você possa os usar no futuro nos novos projetos. Por exemplo, você poderia salvar uma regra que provê uma alteração de atributo para um Web Site que tem que aderir a padrões de acessibilidade em que todos os seus parceiros utilizam no dia a dia de trabalho.
Figura 3. O drop-down list indica a variedade de strings de texto que você pode achar e substituirRegras HTML são regras condicionais que você pode usar ou criar. Uma Regra HTML indica quando ou não uma determinada tag HTML ou seu conteúdo encontra seus critérios de pesquisa baseado em um grande grupo de condições configuráveis . Por exemplo, você pode especificar que se uma determinada tag tiver um certo atributo, é ou não é, um encontro. Você pode especificar se a tag é contida dentro de outra tag, como uma fonte da tag que está dentro de uma célula de uma tabela. Usando a Tab HTML Tags e a caixa de diálogo Find e Replace, você pode procurar as tags HTML e especificar que tipo de ação levar quando a tag for encontrada (veja Figura 4). Você pode fixar um atributo de uma tag HTML específica para toda página dentro de um Web Site.Você também pode remover todas as ocorrências da tag e seu conteúdo ou poder remover só os conteúdos e poder deixar as tags.
Figura 4. O drop-down list indica a amplitude das opções possíveis de Find e Replace HTMLCode Snippets
A algum ponto, todo desenvolvedor novo começa a construir uma biblioteca de código que ele ou ela podem usar novamente.FrontPage 2003 têm uma biblioteca de código embutida que você pode usar para construir sua coleção de códigos customizáveis. Vem com vários códigos de blocos HTML como um bloco de script JavaScript, um bloco de script Microsoft Basic® Scripting Edition (VBScript), várias tags DOCTYPE, e alguns metatags. Mas você pode adicionar, modificar, e remover códigos costumizados tanto quanto você desejar.
Inserir um bloco de código é tão simples quanto pressionar CTRL+ENTER quando em Code view. Isto expõe uma lista de código dos quais você pode selecionar um pedaço de código, ou você pode digitar o nome do bloco de código para inserir em sua página (Figura 5).
Figura 5. A biblioteca de bloco de código coloca pedaços de códigos facilmente para serem utilizadosIntelliSense
FrontPage 2003 agora inclue tecnologia de IntelliSense® que provê auto-conclusão de comandos e listas contexto-sensíveis de elementos de código alternativos como atributos de HTML.FrontPage 2003 provêem IntelliSense para HTML e XSLT, como também para vários idiomas de scripting inclusive JavaScript e VBScript. Isto aumenta produtividade e ajuda prevenir erros tipográficos em seu código.
Quick Tag Tools
O FrontPage 2003 Quick Tag tools, o Quick Tag Selector e o Quick Tag Editor dá acesso rápido para tags individuais, como também alguns meios de navegar numa hierarquia de tags alinhadas para cima e para baixo (como células da tabela dentro de linhas da tabela dentro de tabelas).
Se uma página está em Code View, Design View, ou Split view quando o cursor está dentro de uma tag, o Quick Tag Selector exibe todas as tags que contêm aquela tag em ordem hierárquica ao topo da janela. Você pode usar isto para analisar a estrutura do documento HTML, como também para localizar e editar depressa qualquer tag dentro do Quick Tag Editor.
Quando você coloca o ponteiro em mais de uma tag dentro do Quick Tag Selector, uma seta se aparece à direita do nome da tag, enquanto você para selecionar uma ou várias opções de edição pode editar a tag, embrulhando a tag dentro de outra tag, inserindo HTML, removendo a tag, selecionando os conteúdos da tag ou abrindo a propriedade de diálogo.
Figura 6. O Quick Tag EditorO Quick Tag Editor apresenta uma janela flutuante na qual você pode editar a tag diretamente ou selecionar várias opções alternadas como editar a tag (como mostrado na Figura 6), embrulhando a tag dentro de uma tag nova, ou inserindo HTML dentro da tag.FrontPage 2003 provêem IntelliSense no Quick Tag Editor da mesma maneira que quando você edita uma tag diretamente em Code View.
O poder das ferramentas do FrontPage 2003 é até mesmo mais evidente quando você os usar em combinação, como usar o Quick Tag Selector em Split view.Você pode selecionar um objeto em Design window em Split view de uma imagem, parágrafo, ou tabela, por exemplo o código associado é selecionado automaticamente na Code window.Powerful New Features
FrontPage 2003 incluem várias novas características que provêem maior extensibilidade e dão para os desenvolvedores controle mais fino, inclusive características que endereçam os desejos expressos dos desenvolvedores que usaram FrontPage durante os anos.
Dynamic Web Site Templates
Freqüentemente, Web sites têm um tema consistente de design por muitas páginas, com elementos de design que são da mesma maneira usados em toda página dentro do Web site, ou pelo menos em toda página em alguma seção lógica de um Web site.
FrontPage 2003 introduzem sua solução de design mais extensível e versátil para datar com Dynamic Web Templates. Um Dynamic Web Template é um layout de página que você tem total controle, ambos no design e deployment de seu Web site. Você pode criar quantos Dynamic Web Templates você deseja, e pode usar um ou mais deles em um Web site.
Criando um Dynamic Web Template é tão fácil quanto criar uma página Web. Você começa com uma página Web e salva isto como um arquivo Dynamic Web Template (.dwt). Você pode definir regiões editáveis que lhe permitem controlar quais regiões da página pode ser editada e quando o Dynamic Web Template é usado dentro de outra página.Você pode definir quais regiões editáveis dentro da página você deseje, e criar um nome para cada um (veja Figura 7).
Figura 7. Dentro de um Dynamic Web Template, você pode definir regiões editáveisPara aplicar um Dynamic Web Template a qualquer página
Similar ao Include HTML Web component e shared borders, quando você fizer mudanças a um Dynamic Web Template, você pode aplicar essas mudanças para um Web site inteiro ou para qualquer página atachada a aquele modelo.
- No menu Format, clique em Dynamic Web Template, and clique em Attach Dynamic Web Template.
- Selecione o arquivo que desejar .dwt disponível na lista Dynamic Web Templates em seu Web.
Web Packages
Web Packages é uma coleção de arquivos empacotados que você pode usar como o ponto de partida para um Web site. Eles podem incluir páginas Web, modelos, temas, gráficos, e outros componentes de Web. Você pode importar um Web Package para usar dentro de um novo Web site ou poder exportar isto para ser usado como um ponto de partida para outros projetos de Web site (veja Figura 8).
Figura 8. A caixa de diálogo Export Web PackageComo você pode ver na Figura 8, quando você criar um Web Package, você seleciona quais páginas ou elementos do seu Web site você deseja incluiur dentro do Web Package.Quando você seleciona um elemento que tem dependências, como uma página Web que contém gráficos, a caixa de diálogo Export Web Package identifica automaticamente e os inclui no Web Package. Você pode usar esta caixa de diálogo para conferir as dependências de vários componentes em um Web Package.
FrontPage 2003 vêm com Web Packages já prontos para serem usados com sites SharePoint, incluindo um site "blog" (Weblog) pronto para usar e um site de acompanhamento de chamados, ambos podem ser personalizados dentro do FrontPage de acordo com as suas necessidades.
Web Packages faz distribuição de soluções de Web site já criados, rápido e fácil.
Accessibility Checker
Acessibilidade, o design de documentos HTML para serem acessíveis a pessoas com inaptidões, é um aspecto importante da Internet aonde o W3C adotou várias diretrizes para design de Web sites acessíveis. O Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) segue a Seção 508 da U.S. Rehabilitation Act.
O WCAG para alguns Web Site não são opcionais; é uma necessidade. FrontPage 2003 têm ferramentas para avaliar a acessibilidade de um Web site inteiro, identificando elementos que violam as diretrizes, e achar modos para corrigir as violações.O inspetor de acessibilidade provê toda esta funcionalidade em uma única caixa de diálogo.
Para acessar o inspetor de acessibilidade entre no menu Tools e clique em Accessibility. Você pode usar o inspetor de acessibilidade para conferir uma única página ou um Web Site inteiro. Como você pode ver na Figura 9, o inspetor de acessibilidade confere níveis variados de acessibilidade e especificamente a aderência para a Seção 508 da U.S. Rehabilitation Act. Você pode checar os erros ou advertências, e você pode adicionar a um ckecklist manual.
Figura 9. A caixa de diálogo AccessibilityUma vez com a caixa de diálogo Accessibility completa, finalizada a checagem da acessibilidade, você pode clicar duas vezes em cada assunto para navegar ao local do elemento HTML que tem o assunto. A caixa de diálogo Accessibility permanece em cima enquanto você faz suas mudanças, permitindo se mover facilmente ao próximo assunto quando o atual terminar.
FrontPage 2003 também pode gerar um checklist manual na forma de um relatório HTML (como mostrado na Figura 10) com checkboxes para mostrar o rastro de suas mudanças.
Figura 10. O HTML Accessibility reportConclusão
Neste artigo, nós vimos o que há de novo no Microsoft® Office FrontPage® 2003 para desenvolvedores, suas novas caracteristicas e a comunicação com o Microsoft Office SharePoint™ Portal Server 2003 e o Microsoft Windows® SharePoint Services.
Até o próximo artigo...