Business - Automação Comercial
Bematech: Explorando a Classe TEF
Ao longo desse mini-curso sobre nossa ferramenta Bematech Flash Builder - em especial a "Classe TEF" - aprendemos algumas particularidades da ferramenta, criamos uma rotina completa de cupom fiscal e transações de venda a cartão, e também acesso ao módulo administrativo das bandeiras.
por Andre SchikovskiAo longo desse mini-curso sobre nossa ferramenta Bematech Flash Builder - em especial a "Classe TEF" - aprendemos algumas particularidades da ferramenta, criamos uma rotina completa de cupom fiscal e transações de venda a cartão, e também acesso ao módulo administrativo das bandeiras.
Agora, nesse último Flash-Tip da série sobre a "Classe TEF", vamos voltar nosso foco a uma particularidade importante dessa classe que é a possibilidade de modificação no arquivo Intpos.001.
Essa modificação pode ser necessária em alguns testes durante a homologação nas bandeiras, onde pode ser solicitada a alteração do conteúdo do arquivo ou de verificação de divergências do mesmo, por parte da aplicação.
Como já vimos nos Flash-Tips anteriores, o envio da transação é feito antes da execução da forma de pagamento "Cartão" através do método "CriarSolicitacaoCartao", portanto em nosso exemplo vamos implementar os métodos de modificação do arquivo Intpos.001 logo após popularmos o objeto com os dados da transação.
O processo de modificação do arquivo é simples! Como a ferramenta Flash Builder só cria o arquivo Intpos.001, efetivamente no momento da transação, os dados do arquivo ficam armazenados em um ".xml" dentro da pasta da aplicação (TransacoesTEF.xml), permitindo a alteração do conteúdo antes da criação efetiva do arquivo.
Todo este processo é executado com base no objeto criado pelo método "CriarSolicitacaoCartao" (em nosso exemplo, pelo objeto "minhasolicitacaocartao"), através da propriedade Buffer.
Abaixo, podemos ver alguns métodos da propriedade Buffer:
Nessa imagem, temos o método que usaremos para inserir linhas no arquivo Intpos.001.
Vale lembrar que as linhas do arquivo Intpos.001 são contadas a partir da posição 0 (zero), sendo então 0 (zero) a primeira linha do arquivo, 1 (um) a segunda, 2 (dois) a terceira e, assim, sucessivamente.
Modificando o conteúdo do Intpos.001 (inserir e apagar linhas inteiras)
Para modificar uma linha completa no arquivo, podemos usar os dois métodos descritos abaixo:
Insert | Método usado para inserir uma linha no arquivo. |
minhasolicitacaocartao.Buffer.Insert(
4, "777-777 = ABCDEFG\r\n" )
|
|
RemoveAt | Método usado para remover uma linha do arquivo. |
minhasolicitacaocartao.Buffer.RemoveAt(
1 )
|
Modificando linhas específicas do arquivo Intpos.001
Além de podermos adicionar ou remover linhas do arquivo Intpos.001, também temos a possibilidade de modificar linhas específicas no arquivo. Abaixo temos as principais modificações que podem ser feitas no arquivo:
Header | Linha de cabeçalho do arquivo aonde contém o tipo de transação a ser realizada. Em nosso exemplo, modificamos o tipo de transação de "CRT" (Cartão) para "CHQ" (Cheque). |
minhasolicitacaocartao.Header
= "CHQ"
|
|
Identificacao | Linha que armazena o número da transação (NSU). Em nosso exemplo registramos um NSU fictício com 6 posições. |
minhasolicitacaocartao.Identificacao
= "123456"
|
|
CupomVinculado | Modificamos o número do cupom dentro do Intpos.001. |
minhasolicitacaocartao.CupomVinculado
= "999999";
|
Vamos visualizar na prática, um exemplo de mudança do header do arquivo:
- em C#
private void btnefetuapagamento_Click(object
sender, EventArgs e) |
- em VB.NET
Private Sub btnefetuapagamento_Click(ByVal
sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs)
Handles btnefetuapagamento.Click "
MÉTODO PARA ENVIO DA SOLICITAÇÃO
(CRIAÇÃO DO OBJETO ENVIAR
SOLICITAÇÃO) E ENVIO |
Neste exemplo, como estamos fazendo uma venda TEF, o header do arquivo é identificado como "CRT" que indica que a transação executa é do tipo "Cartão":
Nesta imagem, percebemos a modificação do header do arquivo para "CHQ" (Cheque), e na execução do código teremos um alerta de erro, devido à diferença de conteúdo deste arquivo:
Assim, concluindo nosso aprendizado sobre a "Classe TEF" da ferramenta Bematech Flash Builder.
Esperamos que esta edição e todas as demais apresentadas, tenham sido de grande ajuda à você nosso parceiro de software que desenvolve para a plataforma .NET, e que procurava uma ferramenta de altíssimo nível em facilidade de integração, compreensão e rapidez.
Agradecemos muito por sua atenção e nos vemos nos próximos Flash-Tips!
Caso deseja receber os exemplos em C# ou VB.NET apresentados nestas edições, nos envie um email para partners@bematech.com.br.
Boas implementações!
- DarumaFramework.SO no LinuxAutomação Comercial
- Palavra de status da impressora na DarumaFrameworkAutomação Comercial
- TEF – Comprovante de Crédito ou DébitoAutomação Comercial
- Comunicar com equipamentos Daruma em linguagens 16bits e DOSAutomação Comercial
- Verificando Redução Z nas Impressoras DarumaAutomação Comercial