Business - Automação Comercial
Bematech Flash Builder - Verificando o GP
Nesta edição e nas próximas que iremos apresentar, vamos colocar a "mão na massa" e desenvolver nossa aplicação de TEF!
por Andre SchikovskiNa edição 28 de nosso Flash-Tip, conhecemos a Classe TEF e seus principais métodos e propriedades. Nesta edição e nas próximas que iremos apresentar, vamos colocar a "mão na massa" e desenvolver nossa aplicação de TEF!
Dando continuidade, vamos montar um pequeno exemplo para testarmos o Gerenciado Padrão (GP), se o mesmo está ativo ou não. Esta verificação é muito importante e deve ser sempre executada antes da criação de uma transação TEF. Além disso, usaremos a classe GerenciadorInativoException que é uma segunda opção de verificação do GP inativo, ou seja, caso o GP não seja tratado diretamente pelo método "GerenciadorAtivo", a exception "GerenciadorInativoException" será levantada avisando-nos que o GP se encontra desabilitado. Vamos lá!
Começaremos reforçando a estrutura dos assemblies fiscais dentro do projeto:
- em C#
using
Bematech; |
- em VB.NET
Imports
Bematech Imports Bematech.Fiscal Imports Bematech.Fiscal.ECF Imports Bematech.Fiscal.ECF.CupomFiscal Imports Bematech.Fiscal.TEF |
Podemos visualizar os assemblies na janela Solution Explorer, conforme mostra a figura abaixo:
Após as referências das dlls no projeto e dos namespaces declarados, vamos criar um objeto do tipo ImpressoraFiscal que será usado durante todo o nosso desenvolvimento. É por meio deste objeto que iremos chamar os métodos e usar as propriedades da impressora fiscal. Este objeto é criado dentro da classe do formulário.
- em C#
ImpressoraFiscal BematechFiscal = ImpressoraFiscal.Construir(); |
- em VB.NET
Public BematechFiscal As ImpressoraFiscal = ImpressoraFiscal.Construir(); |
Vamos entender agora, como funciona a análise do GP através da classe SolicitacaoAtivo.
SolicitacaoAtivo
Esta classe gera uma solicitação que permite verificar se o GP está ativo ou não (ATV).
Vamos criar um botão e implementar esta verificação. Apenas lembrando, é importante que o GP e pelo menos o módulo de uma das bandeiras (AMEX, Redecard ou VISA) estejam instalados no computador para termos os resultados esperados. O GP e os módulos das bandeiras podem ser baixados no site da Software Express (http://www.softwareexpress.com.br/tefdial).
- em C#
private
void btngp_Click(object sender, EventArgs
e) |
- em VB.NET
Private
Sub btngp_Click(ByVal sender As System.Object,
ByVal e As System.EventArgs) Handles btngp.Click |
Neste exemplo, criamos um objeto "ativo" do tipo "SolicitacaoAtivo" que é uma rotina onde o próprio Flash Builder irá executar a solicitação de verificação do GP, qualquer retorno diferente de "GP ativo" ou "GP Inativo", será tratado pela exception GerenciadorInativoException retornando em tela a mensagem de erro.
Repare que toda a rotina foi criada dentro de uma estrutura Try/Catch, onde os possíveis erros que por ventura venham a ocorrer, serão tratados diretamente pela classe GerenciadorInativoException.
- DarumaFramework.SO no LinuxAutomação Comercial
- Palavra de status da impressora na DarumaFrameworkAutomação Comercial
- TEF – Comprovante de Crédito ou DébitoAutomação Comercial
- Comunicar com equipamentos Daruma em linguagens 16bits e DOSAutomação Comercial
- Verificando Redução Z nas Impressoras DarumaAutomação Comercial