Desenvolvimento - Sharepoint - Dev
Habilitando a Execução de Códigos ASP.NET no SharePoint Server 2007
Uma dúvida comum que surge para nós desenvolvedores antigos, que já trabalhamos com desenvolvimento .NET puro, é se podemos simplesmente injetar códigos ASP .NET nas nossas páginas SharePoint.
por Wagner AmorimOverview
Uma dúvida comum que surge para nós desenvolvedores antigos, que já trabalhamos com desenvolvimento .NET puro, é se podemos simplesmente injetar códigos ASP .NET nas nossas páginas SharePoint.
A resposta é sim! Ao contrário do SharePoint Portal Server 2003/WSS 2.0, no SharePoint Server 2007/WSS 3.0 podemos desenvolver dessa forma também, mas todos nós devemos levar em consideração algo muito importante, o SharePoint é uma plataforma principalmente de Colaboração e Produtividade, portanto sempre que pensarmos em customizações e desenvolvimentos avançados dentro do SharePoint devemos ter o cuidado para não perdermos a essência desse produto que é ser produtivo, analisem bem toda customização e se certifiquem de que a mesma não irá afetar a produtividade do seu projeto. ;)
Solução
Antes de utilizar códigos ASP.NET em nossas aplicações SharePoint, precisamos habilitar a execução de scripts server-side nos nossos sites, para isso, siga os seguintes passos:
1. Navegue até a raíz do diretório virtual do site que você deseja habilitar (geralmente C:\Inetpub\wwwroot\wss\VirtualDirectories\HostValue+Porta_do_seu_site)
2. Abra o arquivo web.config da sua aplicação.
3. Navegue até o node “PageParserPaths”.
<SafeMode MaxControls="200" CallStack="false" DirectFileDependencies="10" TotalFileDependencies="50" AllowPageLevelTrace="false" AllowUnsafeControls="False">
<PageParserPaths>
</PageParserPaths>
</SafeMode>
4. Por padrão essa seção é vazia, ela é a responsável por gerenciar os caminhos virtuais que estão autorizados a executar scripts server-side na sua aplicação, adicione um node “PageParserPath” com o caminho do site que deseja autorizar para executar os scripts, veja um exemplo abaixo:
<PageParserPaths>
<PageParserPath VirtualPath="/pages/*" CompilationMode="Always" AllowServerSideScript="true" IncludeSubFolders="true"/>
</PageParserPaths>
Propriedades mais importantes:
CompilationMode
o Always – As páginas sempre serão compiladas (padrão)
o Auto – O ASP.NET vai tentar não compilar as páginas.
o Never – as páginas nunca serão compiladas dinâmicamente.
VirtualPath, aponta o endereço virtual que estará autorizado a executar scripts server-side.
IncludeSubFolders, indica se as sub folder desse endereço virtual também poderão executar scripts server-side.
Conclusão
Seguindo esses passos seu site já estará configurado para executar scripts server-side, à partir daí você poderá injetar códigos ASP .NET em suas páginas, mas nunca se esqueçam de levar em consideração os pontos informados no início desse artigo.
Até a próxima.
- Usando Client Object Model do SharePoint 2010 para melhorar a Experiência do Usuário (UX)Sharepoint - Dev
- Integrando Microsoft ASP .NET AJAX com SharePointSharepoint - Dev
- Tratamento de Exceções no SharePointSharepoint - Dev
- Utilizando Campos de Consulta (Lookup) ProgramaticamenteSharepoint - Dev
- Recuperando valor de uma coluna do tipo ChoiceSharepoint - Dev